- Para baixar os aplicativos é necessário entrar na App Store ou Google Play, dependendo do sistema operacional do celular.
- A declaração é intuitiva e apenas alguns detalhes podem gerar confusão, como o ano-calendário da declaração.
Nesta quinta-feira (9) a Receita Federal adiantou a liberação do programa do Imposto de Renda (IR) 2023 para Windows (Microsoft), MacOS (Apple) e Linux. No entanto, as funções só estarão disponíveis a partir do dia 15, quando era prevista a liberação do programa. A declaração também pode ser feita por site ou pelos aplicativos para celular.
Leia também
As opções por aplicativo permitem que os contribuintes declarem o seu Imposto de Renda por meio de celulares ou tablets. Os apps podem ser baixados nas lojas de aplicativos para Android, o Google Play, ou para iOS, a App Store.
Ao contrário do programa para computador, as novas versões dos aplicativos que permitem o preenchimento do IR de 2023 não foram adiantadas. A previsão é que elas sejam lançadas em 15 de março, segundo a Receita Federal.
- Tudo o que você precisa saber sobre Imposto de Renda 2023
Como declarar o Imposto de Renda por celular
Considerando a navegação da plataforma do ano passado, a declaração do Imposto de Renda pelo celular é intuitiva. Bastava acessar a loja de aplicativos do sistema operacional condizente com o próprio celular e baixar o app. Ao abri-lo, será necessário fornecer algumas permissões, como acesso a arquivos de mídia.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A página inicial exibe as declarações dos últimos anos. É importante prestar atenção ao período da declaração. O Imposto de Renda 2023, como provavelmente estará grafado no aplicativo, tem como base o ano-calendário 2022.
Depois de conferir isso, basta clicar no ano de declaração em questão e escolher a opção “iniciar declaração”. Serão oferecidas três opções ao cidadão: a declaração pré-preenchida, que utiliza dados da Receita Federal para agilizar o processo de preenchimento; a declaração com informações do ano anterior; e a declaração em branco.
Essas opções vão determinar a quantidade de campos já preenchidos na declaração. A opção de pré-preenchimento é a que inclui mais informações automaticamente, seguida da declaração com informações do ano anterior.
- Entenda como declarar investimentos em renda fixa.
Ao escolher algumas delas, o app exibirá uma tela com seis diferentes grupos: “identificação”, “familiares”, “rendimentos”, “pagamentos”, “bens e dívidas” e “resumo”. Eles devem ser preenchidos corretamente de acordo com a situação de cada cidadão.
No grupo identificação são informados os dados do contribuinte como ocupação, título de eleitor e PIS/PASEP. Já os dados familiares buscam compreender a composição da família. Eles são importantes para deduções, por exemplo, pois são onde se registram dependentes e alimentandos. Já os campos de rendimentos, pagamentos e bens e dívidas são aqueles que mais associados ao IR. Neles, devem ser informadas as questões de formação de patrimônio do contribuinte.
Publicidade