O que este conteúdo fez por você?
- Nos requisitos atuais para solicitar a aposentadoria, é importante que a carência de contribuição não ultrapasse 180 meses
A aposentadoria é um direito de todo trabalhador que contribui com a previdência social, ou seja, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Além disso, muitos trabalhadores ainda ficam em dúvida sobre quando poderão se aposentar, pois desejam se planejar financeiramente para esse momento.
Leia também
É possível entender quanto tempo falta para receber o benefício conhecendo as regras de contribuição. Nos requisitos atuais, para solicitar a aposentadoria, é importante que a carência de contribuição não ultrapasse 180 meses, ou seja, o contribuinte não pode ficar sem pagar o INSS por mais de 15 anos. As mulheres a partir de 62 anos, com 15 anos de contribuição e os homens a partir de 65 anos, que contam 20 anos de pagamentos, têm direito de se aposentar.
As formas mais comuns do segurado recolher suas contribuições ou pagamentos previdenciários para o INSS são como segurado obrigatório ou facultativo. Os obrigatórios são pessoas que exercem alguma atividade remunerada e devem contribuir para a previdência social. Alguns exemplos, como os funcionários CLT, empregados domésticos, trabalhadores avulsos e autônomos, microempreendedores individuais (MEIs) e segurados especiais, encaixam-se nesse requisito.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Já os facultativos podem ou não contribuir para o INSS, impossibilitando de receber o benefício para os que decidem não pagar a previdência. Assim, a contribuição previdenciária não é realizada somente por meio de trabalho, como é o caso das donas de casa, desempregados e estudantes.
Como calcular
Para facilitar as contas e também as verificações de pagamento da previdência, o aplicativo Meu INSS disponibiliza uma calculadora que permite analisar quanto tempo falta para a sua aposentadoria. O app é compatível com as versões iOS e Android, veja os passos a seguir para calcular:
- Entre no Meu INSS;
- Clique em “Do que você precisa?” e escreva “simular aposentadoria”;
- Confira ou altere seus dados, como data de nascimento ou vínculos, clicando no lápis.
- Depois clique em “Recalcular”;
- A partir do resultado, você pode “Pedir Aposentadoria” ou “Baixar PDF”.