Publicidade

Educação Financeira

Por que benefícios previdenciários dão direito ao 13º salário e Bolsa Família não?

Veja as diferenças entre os dois tipos de benefícios

Por que benefícios previdenciários dão direito ao 13º salário e Bolsa Família não?
Bolsa Família. Foto: Agência Brasil
O que este conteúdo fez por você?
  • Muitos cidadãos que ganham benefícios do governo podem estar se questionando se têm direito ou não ao 13º salário
  • Caso a pessoa receba auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão, a boa notícia é que ela tem sim direito ao pagamento
  • Já benefícios como o BPC Loas (Benefício de Prestação Continuada) e o Bolsa Família não garantem direito ao recebimento do 13º salário

Com a proximidade do final do ano, as discussões sobre o 13º salário tornam-se mais intensas, especialmente aquelas relacionadas à elegibilidade para receber o pagamento. Em um contexto como esse, muitos cidadãos que ganham benefícios do governo podem estar se questionando se têm direito ou não ao valor.

Caso a pessoa receba auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão, a boa notícia é que ela tem, sim, direito ao 13º salário.

Isso ocorre pois esses benefícios são previdenciários, ou seja, são pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aos trabalhadores que já contribuíram para a Previdência Social.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Nesse sentido, receber o 13º salário é um direito desses cidadãos, por conta de suas contribuições ao INSS, a partir da comprovação do tempo de trabalho. Vale lembrar que todos os profissionais que atuam sob um contrato de trabalho regido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) devem receber o pagamento.

Já benefícios como o BPC Loas (Benefício de Prestação Continuada) e o Bolsa Família não garantem direito ao recebimento do 13º salário, pois têm caráter de assistência social. Os programas buscam prover um suporte financeiro mensal para garantir o acesso à alimentação, saúde e educação de famílias em situação de vulnerabilidade social e extrema pobreza.

Apenas uma única vez o pagamento do 13º salário do Bolsa Família foi feito. Em 2019, cumprindo uma promessa de campanha, o então presidente Jair Bolsonaro aprovou a distribuição de uma parcela extra do benefício.

Para o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, a medida foi uma estratégia eleitoreira do ex-presidente, pois permaneceu apenas durante o primeiro ano de seu mandato. Veja mais detalhes nesta matéria.

Publicidade

“Tivemos um momento (durante o qual o 13º foi pago) muito mais pensando em estratégia eleitoral. Mesmo assim, em um ano apenas, 2019, em que se teve o pagamento extra. A partir daí, não teve mais. Isso mostra que era um ponto fora da linha, que o próprio governo anterior deve ter avaliado e visto que era um equívoco”, afirmou Dias na época ao Estadão/Broadcast.

Em entrevista coletiva realizada em março de 2023, Letícia Bartholo, secretária de avaliação de gestão da informação e Cadastro Único, também explicou por que o pagamento do 13º não ocorrerá este ano.

“Na verdade, o 13º só foi pago em um ano, muito mais como uma promessa de campanha. O Bolsa Família, conceitualmente, é um programa assistencial, de complemento à renda de trabalho. Conceitualmente, não se adequa à vinculação com o 13º salário”, disse a secretária.

Web Stories

Ver tudo
<
Peru, chester ou tender: descubra qual a opção mais barata para o Natal
Top 5 carnes mais baratas para o churrasco de Ano Novo
IPVA 2025: onde consultar o valor do meu carro?
Esqueça o ferro: 5 maneiras simples de desamassar as roupas sem aumentar a conta de luz
7 receitas que custam até R$ 10 por porção para fazer neste Natal
6 hábitos que fazem você gastar mais gasolina em seu carro e moto
Estas são as melhores carnes para fazer no Natal gastando pouco
IPVA 2025 vai aumentar?
Este hábito parece simples, mas pode estar levando o consumo da sua geladeira às alturas
IPVA 2025: carros menos poluentes são isentos do imposto; confira lista
Comida mais cara: 6 dicas para economizar na feira e no supermercado
O que fazer para receber a restituição do IR antes?
>