Publicidade

Educação Financeira

Por que não haverá 13º salário do Bolsa Família em 2023?

Parcela extra do benefício foi distribuída apenas uma única vez, em 2019

Por que não haverá 13º salário do Bolsa Família em 2023?
Detalhe do novo cartão do Bolsa Família. Foto: José Cruz/ Agência Brasil
  • Em 2023, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva reforçou que não realizará o pagamento do 13º salário do Bolsa Família
  • Letícia Bartholo, secretária de avaliação de gestão da informação e Cadastro Único, indicou que o pagamento do 13º não ocorrerá por conta da natureza do programa
  • O valor foi distribuído apenas uma única vez, em 2019, durante a gestão de Jair Bolsonaro

No início deste ano, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva reforçou que não realizará o pagamento do 13º salário do Bolsa Família, uma espécie de parcela extra do benefício. Ao contrário do que muitas postagens nas redes sociais indicam, o valor foi distribuído apenas uma única vez, em 2019, durante a gestão de Jair Bolsonaro. Veja mais detalhes nesta matéria.

Em entrevista coletiva realizada em março de 2023, Letícia Bartholo, secretária de avaliação de gestão da informação e Cadastro Único, indicou que o pagamento do 13º não ocorrerá por conta da natureza do Bolsa Família. “Na verdade, o 13º só foi pago em um ano, muito mais como uma promessa de campanha. O Bolsa Família, conceitualmente, é um programa assistencial, de complemento à renda de trabalho. Conceitualmente, não se adequa à vinculação com o 13º salário”, explicou a secretária.

Também no início deste ano, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, negou que o valor seria retomado. Segundo ele, a parcela extra do benefício foi distribuída como uma estratégia eleitoreira por Bolsonaro, pois permaneceu apenas durante o primeiro ano de mandato do presidente.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Como o nome diz, é uma bolsa: Bolsa Família. Ela não é um contrato de salário, de remuneração, nem na lógica do setor público nem na lógica do empregado do setor privado”, afirmou Dias na época ao Estadão/Broadcast.

Por ser um programa de assistência social, não previdenciário, o Bolsa Família não garante direito a essa parcela extra, já que há o entendimento de que o 13º salário é de natureza trabalhista. Em contrapartida, benefícios garantidos aos segurados e dependentes da Previdência Social, como aposentadoria e pensão por morte, dão direito ao 13º salário.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos