Educação Financeira

Hawkish e Dovish: o que são essas condutas econômicas

Hawkish e dovish são condutas econômicas ligadas à política monetária e têm implicações no controle da inflação e desemprego. Entenda com detalhes quando e como funcionam.

Hawkish e Dovish: o que são essas condutas econômicas
Hawkish e dovish são posturas ligadas ao controle da economia (Foto: Marcello Casal/Agência Brasil)
  • Expressões são usadas para nomear uma política monetária mais preocupada, ou não, com a elevação da inflação e aumento do desemprego
  • Observar as autoridades monetárias estão mais dovish ou mais hawkish, pode ser determinante para realizar aplicações inteligentes em longo prazo

Quem acompanha de perto o noticiário econômico pode já ter se deparado com as expressões hawkish (adjetivo derivado de hawk, falcão em inglês) e dovish (derivado de dove, pombo em inglês).

Os dois termos são utilizados para descrever a postura das autoridades monetárias em relação à taxa de juros. Eles podem significar muito para os investidores brasileiros.

Corte dovish

Em 15 de março de 2020, o Federal Reserve (FED), banco central dos Estados Unidos, anunciou um corte de 1 ponto percentual na taxa de juros, que passou para a faixa de 0% a 0,25%.

Essa medida considerada dovish é uma tentativa de manter forte a economia do país, em meio ao avanço do coronavírus e risco de retração global, mesmo que isso custe o aumento da inflação.

O que é e como funciona

O dovish é atrelado à conduta de se reduzir a taxa de juros, assim o consumo é estimulado, o que aquece a economia. Entretanto, a maior demanda também resulta na elevação dos preços.

Postura hawkish

Já uma postura hawkish representa justamente o contrário: manter uma política austera, com taxas de juros mais altas e, assim, menor demanda e inflação mais controlada.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Essa medida também cobra seu preço: uma possível diminuição da atividade econômica e o aumento do desemprego.

Para os investidores, observar se as autoridades monetárias estão mais dovish ou mais hawkish pode ser determinante para realizar aplicações inteligentes em longo prazo.

O que é e como funciona

O hawkish costuma ser atrelado à taxa de juros está mais alta, o que faz com que os investimentos em renda fixa se tornem mais atrativos, como o Tesouro Direto.

Entretanto, quando acontecem cortes significativos no juro, as aplicações de maior risco, em bolsa, costumam chamar mais a atenção, por se tornarem uma opção com perspectiva de maior rentabilidade.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos