O IGP-M é muito usado para fazer reajustes de preços, em especial no ramo imobiliário, sendo popularmente conhecido como a “inflação do aluguel“. Mas, na prática, IGP-M o que é? Existe um valor exato? Como calcular o reajuste do valor do aluguel com base nele? Confira!
O IGP-M (Índice Geral de Preços Mercado) é um indicador que mede a variação de preços para reajuste de contratos em geral.
No total, o índice é composto por três outros indicadores, são eles:
Índice de Preços ao Produtor Amplo Mercado (IPA-M), que representa os preços no atacado ;
Índice de Preços ao Consumidor Mercado (IPC-M), que corresponde à inflação no varejo ;
Índice Nacional de Custo da Construção Mercado (INCC-M), que afere os custos do setor de construções habitacionais , com pesos de 60%, 30% e 10%, respectivamente.
Como é feito o cálculo do IGP-M?
O cálculo do IGPM-M é feito mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas, ele sofre influências de outros indicadores, como os citados anteriormente, e do dólar para seu cálculo. Considerado um indicador macroeconômico, o IGP-M varia de acordo com o cenário.
As pesquisas feitas pela FGV para o índice são realizadas sempre entre o dia 21 do mês anterior até o dia 20 do mês atual. Nelas, são cada item tem um peso e é observado como os produtos e serviços estão evoluindo.
Desça a página até o campo de pesquisa, onde estiver escrito “Palavra-chave”;
Digite o termo de busca “IGPM”. Após isso, as notícias sobre o assunto irão aparecer na tela.
Já no portal do IBRE, logo na página inicial já é possível visualizar o valor do IGP-M do acumulados de meses. Mas se você quiser fazer uma outra pesquisa, os passos são:
No site do IBRE, você também pode consultar as datas do calendário de divulgação do índice.
Como reajustar o aluguel com base no IGP-M?
Para a correção do valor do aluguel a conta a ser feita é a quantia paga multiplicada pelo do IGP-M acumulado nos últimos 12 meses. Por exemplo, em um aluguel de R$ 2 mil a conta é:
2.000 x valor IGP-M de 12 meses = valor do aumento
Atualmente, de acordo com os dados do IBRE, o valor acumulado do IGP-M dos últimos 12 meses, outubro/21 até setembro/22, fica em 8,25%, aplicando ao cálculo:
2000 x 0,0825 = 165
Assim, com o reajuste baseado no IGP-M o resultado é de R$ 2.165,00 , esse passa a ser o novo valor em vigor mensalmente até o próximo reajuste em 12 meses.