Educação Financeira

Imposto de Renda 2024: como antecipar a restituição?

Os contribuintes devem estar atentos tanto para a data de entrega da declaração, quanto para o das devolutivas

Imposto de Renda 2024: como antecipar a restituição?
Imposto de Renda 2024. Foto: Envato Elements

Falta menos de um mês para encerrar o prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda 2024 e é fundamental se atentar não apenas as datas de entrega, mas também para a restituição. Para receber a devolutiva, o contribuinte deve indicar sua conta bancária ou o seu Pix. Nesse ano, o prazo legal para mandar o documento vai até o dia 31 de maio.

Diante das datas estabelecidas pela Receita Federal, alguns contribuintes se perguntam se é possível, ou não, antecipar o recebimento do dinheiro da restituição. Primeiro é preciso esclarecer que essa antecipação não é feita com o órgão do governo. Ela ocorre diretamente com os bancos e funciona como um empréstimo.

O valor recebido tem como referência o próprio montante de restituição ao que o contribuinte tem direito, ou seja, pode ser solicitado ao banco o mesmo montante a ser recebido mais tarde pela Receita. Além disso, o empréstimo é feito com juros. Sendo assim, é recomendável ter cautela e analisar se a situação das taxas da instituição financeira será favorável ao contribuinte.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A forma como a antecipação do dinheiro é feita depende do banco escolhido para realizar a operação. Sendo assim, se dirija até uma agência da instituição e solicite a restituição do Imposto de Renda 2024. Será feita uma análise da situação, assim como a exposição das condições para a concessão do empréstimo. Em alguns casos, essa operação pode ser feita através do aplicativo do banco.

Vale lembrar que o contribuinte que entregam a declaração tem direito à restituição caso a Receita avalie que foi pago um valor maior do que o devido no ano-calendário de referência. Assim, todos os anos, uma parte das pessoas recebe “de volta” uma quantidade específica de dinheiro que ficou retida por meio do pagamento de impostos.

Em 2024, a Receita irá distribuir cinco lotes de restituição, seguindo uma ordem de prioridade já estabelecida, conforme mostra essa reportagem.

Confira as datas da restituição

  • 1° lote: 31 de maio;
  • 2° lote: 28 de junho;
  • 3° lote: 31 de julho;
  • 4° lote: 30 de agosto;
  • 5° lote: 30 de setembro.

Segundo o documento divulgado pelo órgão, a consulta da restituição pode ser feita nos aplicativos “Meu Imposto de Renda” ou “Receita Federal” e também na página oficial da Receita.

Para entender melhor as vantagens e desvantagens de antecipar a restituição, confira essa reportagem.

Tudo que você precisa saber sobre o Imposto de Renda 2024

Vale lembrar que a declaração do IR em 2024 deve ser entregue até o dia 31 de maio. Para ajudar os contribuintes no processo, o E-Investidor também disponibiliza gratuitamente o E-book do IR 2024, com informações atualizadas para sanar as principais dúvidas dos leitores. O material completo pode ser acessado neste link.

@estadao 💻💰 Vai declarar o Imposto de Renda pela primeira vez e não sabe por onde começar? O E-Investidor te ajuda nessa tarefa. No vídeo, você encontra as respostas para as principais dúvidas sobre o IR. Fique ligado e não perca o prazo de declaração! #impostoderenda #receitafederal #tiktoknotícias ♬ som original – Estadão

Publicidade