Publicidade

Educação Financeira

Imposto de Renda 2024: como investir o dinheiro da restituição

Necessidades devem ser levadas em consideração antes de investir qualquer valor

Imposto de Renda 2024: como investir o dinheiro da restituição
Imposto de Renda 2024. Imagem: Adobe Stock

O Imposto de Renda (IR) 2024 já pode ser declarado. Contribuintes têm até o dia 31 de maio para enviar à Receita Federal os dados sobre ganhos e despesas referentes a 2023. Nos casos em que o contribuinte tiver pago impostos acima do exigido, ele terá direito à restituição do IR 2024. Uma oportunidade para quitar dívidas, montar a reserva de emergência ou investir o valor.

Toda escolha de investimento deve levar em consideração as prioridades de quem investe. Via de regra, o principal fator é o tempo. Quem tem necessidades mais imediatas, precisa optar por aplicações com maior liquidez e com duração mais curta. Ao passo que investimentos de longo prazo tendem a ser a escolha de quem pode abrir mão da quantia aplicada por mais tempo.

Ativos de renda fixa podem ser uma boa saída para quem precisa dos rendimentos no curto e médio prazo. “Títulos pós-fixados do Tesouro, com retorno atrelado à taxa Selic, são uma boa opção”, indica Ivan Eugênio, analista da Money Wise Research. Ele lembra que a liquidez favorece esses investidores, porque o resgate dos valores no Tesouro Selic pode ser feito a qualquer momento.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Essa não é, no entanto, a única escolha de renda fixa. Os Certificados de Depósito Bancário (CDB) podem ser atrativos, visto que esses títulos são vendidos no mercado com prazo determinado. Ainda que ofereçam riscos um pouco maiores que o Tesouro Direto, esses ativos são emitidos por instituições financeiras protegidas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

O FGC é uma associação sem fins lucrativos, com o objetivo garantir a recuperação de depósitos em instituições financeiras em caso de falência. Mas a garantia não é ilimitada: o valor máximo coberto pelo fundo, por CPF ou CNPJ, é R$ 250 mil.

Ajustar a data de vencimento do título ao objetivo desejado é o primeiro passo para escolher a melhor alternativa. Títulos indexados a uma taxa variável (como a inflação, por exemplo) podem apresentar variações negativas. Por isso é bom ficar atento. Mas Eugênio lembra que “no momento do vencimento, o investidor receberá a taxa contratada previamente, independente de oscilações”.

Para quem pode esperar mais, a sugestão é bem diferente. “Minha recomendação, para quem não tem pressa no retorno do dinheiro, são os fundos de investimento imobiliário (FII) e as ações“, sugere o analista da MW Research. Aqui, o intuito é auferir ganhos maiores no tempo, correndo mais riscos, uma vez que a variação desses ativos é imprevisível.

Ivan Eugênio também lembra aos investidores que quem desejar comprar ações com poucos recursos pode fazê-lo a partir do mercado fracionário, para obter uma carteira com capital reduzido.

Gastos do início do ano

Todo mundo sabe que os primeiros meses do ano são cheios: IPTU, IPVA, matrícula e material escolar, além de todas as despesas regulares mensais. Uma alternativa para os contribuintes que receberem a restituição do IR 2024 é preservar esse valor, visando desafogar o começo de 2025.

Publicidade

Visto que o dinheiro seria utilizado no curto prazo (menos de um ano da data do recebimento), Eugênio recomenda ao investidor procurar por produtos que apresentam as seguintes características: “uma aplicação de renda fixa, pós-fixada e alta liquidez”, explica o analista.

Web Stories

Ver tudo
<
>