Publicidade

Educação Financeira

Imposto de Renda 2024: como acessar os informes de rendimento

Documento deve ser emitidos por empresas, bancos e corretoras de valores

Imposto de Renda 2024: como acessar os informes de rendimento
Declaração do Imposto de Renda 2024 vai até 31 de maio. (Imagem: Adobe Stock)

O período para declarar o Imposto de Renda (IR) 2024 se estende até 31 de maio. Entre os documentos necessários para preencher a declaração, estão os informes de rendimento, que comprovam os ganhos financeiros de um contribuinte no ano fiscal, compreendido entre o  dia 1º de janeiro e 31 de dezembro.

O documento apresenta detalhadamente a natureza e o montante dos rendimentos pagos, especificando se são tributáveis, tributados exclusivamente na fonte ou isentos. Alguns exemplos: descontos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), 13º salário, venda das férias e descontos, remuneração por trabalho e investimentos.

“O informe de rendimentos funciona como uma espécie de prova para a Receita Federal sobre os rendimentos que um contribuinte obteve durante o ano anterior. De forma oficial, para a Receita, não há outro documento que cumpra esta função”, explica Diego Zacarias, head de auditoria interna e assuntos regulatórios da Contabilizei.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O fornecimento do informe é obrigatório, sendo responsabilidade da fonte pagadora dos rendimentos, seja pessoa física ou jurídica, gerá-lo. No calendário deste ano, empresas, bancos e corretoras tiveram até o dia 29 de feveiro para enviar o documento ao contribuintes.

Como acessar o informe de rendimentos para o IR 2024

A disponibilização do informe de rendimentos pode ser feita pelo correio ou on-line, por e-mail, site ou intranet. O envio pela internet ou no modo impresso tem a mesma validade.

Caso o trabalhador não receba o documento, Zacarias, da Contabilizei, recomenda que o contribuinte formalize tal fato por e-mail e apresente a declaração com as informações que já possui, para não ficar sujeito à penalidade por atraso na entrega do IR.

Outra orientação do especialista, é consultar e utilizar o informe de rendimentos disponibilizado no Portal e-CAC, mediante login na conta Gov.br de nível prata ou ouro.

Para acessar o documento, basta ir em “Declarações e Demonstrativos” e depois em “Consulta de Rendimentos informados por fonte pagadoras”. O sistema, no entanto, só apresentará os rendimentos informados pela fonte pagadora à Receita Federal.

Publicidade

Lembrando que informações inexatas ou omissões podem fazer o contribuinte cair na malha fina, uma análise mais detalhada da declaração pela Receita Federal.

Tudo que você precisa saber sobre o Imposto de Renda 2024

Vale lembrar que a declaração do IR em 2024 deve ser entregue até o dia 31 de maio. Para ajudar os contribuintes no processo, o E-Investidor também disponibiliza gratuitamente o E-book do IR 2024, com informações atualizadas para sanar as principais dúvidas dos leitores. O material completo pode ser acessado neste link.

@estadao 💻💰 Vai declarar o Imposto de Renda pela primeira vez e não sabe por onde começar? O E-Investidor te ajuda nessa tarefa. No vídeo, você encontra as respostas para as principais dúvidas sobre o IR. Fique ligado e não perca o prazo de declaração! #impostoderenda #receitafederal #tiktoknotícias ♬ som original – Estadão