A declaração do Imposto de Renda (IR) 2024 deve ser feita até hoje (31) e, com a corrida para entregar, diversos contribuintes cometem erros nos informes enviados à Receita Federal (RF). Porém, por meio da retificação, é possível corrigir esses dados incorretos ou acrescentar novas informações.
Leia também
Apesar de ser aconselhável retificar a declaração até o prazo estabelecido pela Receita, é possível realizar esse processo em até cinco anos após o término do ano-calendário. No entanto, é recomendado que o contribuinte corrija as informações o quanto antes para evitar multas e juros, caso haja imposto a pagar.
Além disso, retificar até o dia 31 de maio permite que o contribuinte troque o regime de tributação (desconto simplificado ou deduções legais). Depois do prazo, essa opção fica indisponível.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
É importante também estar atento às omissões na declaração original sejam elas sobre rendimentos, deduções, investimentos, bens, entre outros dados relevantes para a Receita. Vale relembrar que informações erradas ou a ausência de declaração podem ocasionar em problemas com o Fisco.
Tudo que você precisa saber sobre o Imposto de Renda 2024
Vale lembrar que a declaração do IR em 2024 deve ser entregue até o dia 31 de maio. Para ajudar os contribuintes no processo, o E-Investidor também disponibiliza gratuitamente o E-book do IR 2024, com informações atualizadas para sanar as principais dúvidas dos leitores. O material completo pode ser acessado neste link.
@estadao 💻💰 Vai declarar o Imposto de Renda pela primeira vez e não sabe por onde começar? O E-Investidor te ajuda nessa tarefa. No vídeo, você encontra as respostas para as principais dúvidas sobre o IR. Fique ligado e não perca o prazo de declaração! #impostoderenda #receitafederal #tiktoknotícias ♬ som original – Estadão