Publicidade

Educação Financeira

Investimento em renda fixa: entenda o significado de LCI

Esse investimento é comumente citado por sua previsibilidade em retornos e isenção de impostos

Investimento em renda fixa: entenda o significado de LCI
Escolha de CDB, LCI e LCA requer pesquisa ampla entre as instituições bancárias, pois há grandes diferenças de rentabilidade. (Foto: deagreez em Adobe Stock)

O mercado financeiro possui muitas siglas e termos específicos que podem confundir os investidores, principalmente os iniciantes do setor. Seja pelos nomes dos títulos e investimentos, suas funcionalidades e até mesmo operações do mercado, é importante ter uma boa base de educação financeira para definir qual aplicação se encaixa melhor nos seus objetivos.

No segmento de renda fixa, por exemplo, as letras de crédito (LCs) são investimentos comumente citados por sua previsibilidade em retornos ou por estarem isentas da cobrança de Imposto de Renda (IR) e taxas administrativas. Existem dois tipos no mercado: as Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e as Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs).

Emitidos por instituições financeiras, elas são semelhantes ao Certificado de Depósito Bancário (CDB) e têm o objetivo de financiar o setor imobiliário e o agrícola, respectivamente. A compra de um LCI, por exemplo, funciona como uma espécie de empréstimo em que o investidor compra a “dívida” de uma instituição e, depois de determinado tempo, recebe o valor de volta acrescido dos juros.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O investidor garante que terá o dinheiro de volta porque o lastro desse investimento – ou seja, o ativo que dá confiabilidade de retorno – é feito com base no financiamento de imóveis que estão sob alienação fiduciária ou com hipoteca feita pela instituição emissora da letra de crédito.

Além disso, as aplicações podem ser prefixadas ou pós-fixadas. No LCI prefixado, o interessado sabe o valor que vai receber no momento em que contrata o título. Já na segunda opção, parte do rendimento está atrelado a até três possíveis indicadores econômicos:  o Certificado de Depósito Interbancário (CDI), Índice de Preços do Consumidor (IPCA) ou a taxa Selic.

Para investir, basta criar uma conta em uma instituição financeira que tenha essa opção, pesquisar qual dos indicadores mais se ajusta aos seus objetivos, aplicar o valor desejado e aguardar até o prazo de vencimento para receber os retornos.

Em relação à diferença da LCI para a LCA, o funcionamento é o mesmo, mas a segunda foi criada para financiar o agronegócio.

Publicidade