Publicidade

Educação Financeira

Marilia Fontes: ‘É falácia pensar em crescer o patrimônio rápido e o tempo todo’

Sócia-fundadora da Nord Research dá sequência à Jornada E-Investidor na noite desta terça-feira

Marilia Fontes: ‘É falácia pensar em crescer o patrimônio rápido e o tempo todo’
Marilia Fontes, sócia-fundadora da Nord Research e colunista do E-Investidor
  • A Jornada E-Investidor continua nesta terça-feira, 10, a partir das 19h30 ao vivo no YouTube
  • Até sexta-feira 13, grandes nomes do mercado financeiro vão dividir conhecimento de maneira direta e interativa

A Jornada E-Investidor continua nesta terça-feira, 10, a partir das 19h30 ao vivo no YouTube. Marilia Fontes, sócia-fundadora da Nord Research e colunista do E-Investidor, vai explicar a importância da renda fixa e como você pode aproveitar os diferentes tipos de títulos no mercado.

Até sexta-feira 13, grandes nomes do mercado financeiro vão dividir conhecimento de maneira direta e interativa. Para percorrer melhor a Jornada E-Investidor, inscreva-se aqui para receber um conteúdo extra ao final de todas as aulas.

A seguir, acompanhe o que Marilia Fontes respondeu sobre a formação e as dificuldades dos investidores e quais erros eles não querem que ninguém repita.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

As pessoas estão preparadas para o novo ambiente de investimentos que está se formando no Brasil?

Marilia Fontes – Sinto que as pessoas tem que mudar um pouco as expectativas. Antigamente os investimentos conservadores e sem risco remuneravam muito bem os investidores. Hoje, se você não quer correr risco, não consegue repor nem a inflação. Ou seja, a regra é clara: se quiser render mais, terá que correr mais riscos. O lado bom é que, ao contrário do que os iniciantes pensam, o risco não é tão alto assim, desde que você conheça bem onde está investindo. Por isso que educação financeira é tão importante!

Qual é a maior dificuldade que você identifica nas pessoas quando elas falam em investimentos? 

Fontes – É entender o que estão fazendo. As pessoas não entendem direito o que é uma ação, e acham que investir é cassino. Não entendem como funcionam os títulos públicos, e não sabem que cada título se beneficia de um momento econômico diferente. Não entendem que não é possível garantir retorno, e caem em esquemas de pirâmide, como vemos muito por ai. Entender o que é cada ativo e como ele funciona é crucial.

Qual foi o erro que você já cometeu e não quer que outras pessoas repitam? 

Publicidade

Fontes – Achar que eu tenho que crescer meu patrimônio rápido e o tempo todo. Isso é uma grande falácia! As boas oportunidades de valorização dos ativos só acontecem de vez em quando. É preciso esperar elas aparecerem e então alocar o risco da sua carteira. Ficar correndo risco o tempo todo é besteira. É como jogar uma moeda para cima e esperar ver se dá cara ou coroa. Ninguém deveria investir seu dinheiro assim.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos