- O índice é composto atualmente por apenas 73 papéis
- Essas ações representam 80% do volume negociado na Bolsa
- O cálculo do índice é feito a partir do peso que a ação tem e o valor de sua cotação no dia
Entre todos os índices da B3, o Ibovespa é o mais relevante e principal indicador para o investidor saber como está o desempenho do mercado.
Leia também
Apesar de ter mais de 300 empresas listadas na Bolsa de Valores brasileira, o índice é composto atualmente por apenas 73 papéis, sendo eles os mais relevantes, como Itaú Unibanco (ITUB4), Vale (VALE3), Bradesco (BBDC4), Petrobras (PETR4) e a própria B3 (B3SA3).
Ou seja, o índice funciona como uma carteira teórica de ações, na qual contém os ativos que movimentam os maiores volumes de negociação do dia.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Dessa forma, o resultado diário do Ibovespa é calculado com base nos resultados dessas ações que representem 80% do volume negociado na Bolsa.
Então, quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso quer dizer que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. Se ela cair, significa que boa parte dos papéis fecharam o dia em desvalorização.
Vale lembrar que o índice não é fixo e pode ser rebalanceado a cada quatro meses para refletir melhor o volume de 80% das principais ações negociadas na Bolsa.
Como o Ibovespa é calculado?
O cálculo do índice é feito a partir do peso que a ação tem na carteira teórica e o valor de sua cotação no dia.
Assim, é preciso multiplicar o peso da ação pela cotação e essa soma corresponde ao número de pontos do Ibovespa.
Publicidade
Como as ações são acompanhadas a todo instante e tem seus preços alterados conforme a relação de oferta e demanda, a todo momento o cálculo do índice é refeito a partir dos novos valores e é por esse motivo que ele oscila minuto a minuto.