O que este conteúdo fez por você?
- A liquidez diária é a possibilidade de resgatar o dinheiro de uma aplicação a qualquer momento
- Nem todo dinheiro investido pode ser resgatado rapidamente. Esse é o caso da liquidez de vencimento, que estipula um prazo para que o rendimento seja recebido
A liquidez diária é a possibilidade de resgatar o dinheiro de uma aplicação a qualquer momento. No mundo dos investimentos, o termo tem importância na hora de decidir qual opção pode ser a mais indicada para as necessidades e os objetivos de cada pessoa.
Leia também
Nem todo dinheiro investido pode ser resgatado rapidamente. Esse é o caso da liquidez de vencimento, que estipula um prazo para que o rendimento seja recebido. Ou seja, nesses casos, o dinheiro da pessoa fica “preso” até a data de vencimento da aplicação, que pode ser de curto, médio ou longo prazo. Exemplos são as Letras de Crédito Imobiliário (LCIs), Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) e Certificados de Depósito Bancário (CDBs).
Ao começar a investir, o recomendado é que a pessoa responda a algumas perguntas antes de escolher uma modalidade. Ela deve analisar qual será a finalidade, o risco e o tempo destinado à aplicação, por exemplo.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Investimentos com liquidez diária oferecem maior segurança e permitem o resgate do dinheiro no curto prazo, mas não costumam apresentar grande rentabilidade. Isso ocorre porque as instituições financeiras reconhecem que o valor precisará ser entregue ao investidor a qualquer momento, então não podem remunerar com juros maiores, já que não possuem a garantia de que terão a quantia disponível por um longo período.
Dessa forma, os investimentos que oferecem esse tipo de liquidez são os mais recomendados para as pessoas que desejam criar uma reserva estratégica, que possa vir a ser usada para suprir necessidades e emergências futuras. Nessas situações, o dinheiro precisa ser resgatado rápido, então as aplicações devem ser seguras e oferecer previsibilidade de ganhos.
Entre as opções com liquidez diária, estão a poupança e o Tesouro Selic. A primeira alternativa, que voltou a render acima da inflação em 2022, permite o resgate do dinheiro a qualquer momento, mas a rentabilidade só ocorre no aniversário da poupança. Isto é, se a pessoa fez um investimento no dia 7 de um mês, só irá receber os juros no dia 7 do mês seguinte.
Já o Tesouro Selic, produto do Tesouro Nacional, representa um empréstimo ao Estado, sendo um dos títulos da dívida pública brasileira. Seguro, ele tem remuneração ancorada na taxa básica de juros, a Selic, rendendo diariamente o percentual desse indicador.
Publicidade