

Os motoristas que utilizam trechos operados atualmente pela concessionária ViaOeste terão, a partir de 30 de março, descontos nos pedágios existentes nas rodovias Presidente Castello Branco (SP-280), Raposo Tavares (SP-270) e José Ermínio de Moraes (SP-075), em São Paulo. A medida acompanha o início da concessão dos lotes Nova Raposo e Rota Sorocabana.
A redução foi aprovada em reunião de diretoria da Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e será publicada na edição do Diário Oficial de segunda-feira (24). Haverá um desconto de 5% para quem utilizar a tag (dispositivo para pagamento automático) para passar nos pedágios.
Os novos valores representam uma redução entre 23,8% e 25,4% nas cabines automáticas e entre 19,8% e 21,4% nas cabines manuais no lote Sorocabana. Já no lote Nova Raposo, os descontos variam de 24,3% a 35,5% nas automáticas e de 20,3% a 32,2% nas manuais. Itu, Sorocaba, São Roque, Alumínio, Araçoiaba da Serra, Osasco, Barueri e Itapevi são as localidades que serão beneficiadas com a redução da tarifa.
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Veja os descontos nos pedágios da Sorocabana:
- Itu, no km 72,805 da Rodovia Castello Branco (SP-280): tarifa passa de R$ 15,80 para R$ 11,97 nas cabines automáticas (-24,2%) e para R$ 12,60 nas cabines manuais (-20,2%);
- Sorocaba, no km 13,325 da José Ermírio de Moraes (SP-075): tarifa passa de R$ 9,00 para R$ 6,74 nas automáticas (-25,1%) e para R$ 7,10 nas manuais (-21,1%);
- São Roque, no km 47,555 da Rodovia Castello Branco (SP-280): tarifa passa de R$ 12,60 para R$ 9,59 nas automáticas (-23,8%) e para R$ 10,10 nas manuais (-19,8%);
- Alumínio, no km 79,145 da Raposo Tavares (SP-270): tarifa passa de R$ 12,60 para R$ 9,40 nas automáticas (-25,4%) e para R$ 9,90 nas manuais (-21,4%);
- Araçoiaba, no km 111,89 da Raposo Tavares (SP-270): tarifa passa de R$ 5,30 para R$ 3,99 nas automáticas (-24,7%) e para R$ 4,20 nas manuais (-20,7%).
Dessa forma, a maior diferença será sentida no pedágio da cidade de Alumínio.
Veja os descontos nos pedágios da Nova Raposo:
- Osasco, no km 18,920 da Rodovia Castello Branco (SP-280): tarifa passa de R$ 5,90 para R$ 3,80 nas cabines automáticas (-35,5%) e para R$ 4,00 nas cabines manuais (-32,2%);
- Barueri, no km 20,545 da Rodovia Castello Branco (SP-280): tarifa passa de R$ 5,90 para R$ 3,80 nas automáticas (-35,5%) e para R$ 4,00 nas manuais (-32,2%);
- Itapevi, no km 33,420 da Rodovia Castello Branco (SP-280): tarifa passa R$ 11,80 para R$ 8,93 nas automáticas (-24,3%) e para R$ 9,40 nas manuais (-20,3%).
Dentro desse lote, os maiores impactos serão observados nos pedágio de Osasco e Barueri.
Quanto o valor do pedágio pesa no bolso do consumidor?
Os pedágios impactam principalmente o orçamento dos motoristas que percorrem o mesmo trecho todos os dias. Segundo simulação do professor de Finanças do curso de Administração da ESPM, Igor Jordano Cassemiro Gondim, hoje um motorista que faz o trajeto Carapicuíba a São Paulo pela Castello Branco gasta R$ 11,80 por dia, já que passa duas vezes pelo pedágio de Osasco, cuja tarifa é de R$ 5,90. Isso equivale a R$ 259,60 por mês, considerando que essa pessoa faça o caminho em 22 dias úteis. No ano, o gasto é de R$ 3.115,2, o que corresponde a mais de dois salários mínimos.
Com a redução, o gasto diário com a nova tarifa será de R$ 7,6 nas cabines automáticas e de R$ 8 nas cabines manuais do mesmo trajeto. Considerando o primeiro caso, o motorista irá gastar R$ 2.006,4 por ano (R$ 167,2 por mês), uma economia de R$ 1.108,8 em relação ao que desembolsava antes. Já no segundo, o gasto anual será de R$ 2.112 (R$ 176 por mês), uma economia de R$ 1.003,2.
Lembrando que os cálculos não consideram eventuais programas de descontos que podem render benefícios extras aos usuários frequentes dos pedágios.
Como economizar em pedágios?
Carlos Honorato, professor da FIA Business School, explica que o processo atual de reajuste das tarifas de pedágio em São Paulo é regulamentado pelos contratos de concessão estabelecidos entre o governo estadual e as concessionárias que administram as rodovias. Por isso, existirá agora uma redução nos preços.
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Para economizar ainda mais com pedágios, o professor orienta que o motorista planeje sua rota com cuidado, utilizando aplicativos como Google Maps ou Waze. Vale a pena optar por trajetos com menor número de praças de cobrança, mesmo que o percurso seja um pouco mais longo.
Jeff Patzlaff, planejador financeiro e especialista em investimentos, destaca que aderir ao pagamento automático de pedágio também pode render descontos nas rodovias. No caso da Castello Branco, Raposo Tavares e José Ermínio de Moraes, quem optar pelas cabines automáticas pagará um preço 5% menor nas tarifas. “Além disso, o Desconto de Usuário Frequente (DUF) também estará disponível, oferecendo abatimentos que podem chegar a 20% para quem passa regularmente pelas praças de pedágio”, destaca.
Outra dica é conhecer rotas alternativas seguras, como estradas vicinais e municipais em bom estado, que muitas vezes contornam pedágios. Para quem viaja com frequência, dividir os custos com caronas também representa uma opção simples e eficaz. “No fim, o segredo está em simular o custo total da viagem — somando pedágios, combustível e tempo — para tomar a melhor decisão”, recomenda Honorato.