• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Educação Financeira

10 práticas para as franquias brasileiras se protegerem na crise

Estudo mostra como as franquias conseguiram se virar no início da pandemia

Por Isaac de Oliveira

29/06/2020 | 10:48 Atualização: 29/06/2020 | 12:24

Foto: Lucas Lacaz Ruiz/Estadão
Foto: Lucas Lacaz Ruiz/Estadão

O setor de franquias brasileiro conseguiu dar boas respostas aos desafios impostos pela pandemia de coronavírus, segundo estudo publicado na revista Global Business and Organizational Excellence.

Leia mais:
  • Como conseguir crédito para sua pequena empresa sobreviver à crise
  • Como reorganizar a gestão dos negócios em 6 passos
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A publicação destaca que a crise acerta em cheio os países emergentes, onde as franquias têm peso importante na economia: o Brasil está entre os cinco principais países do mundo em número de marcas de franquias, segundo dados da pesquisa World Franchise Council.

E justamente por atuarem em diversos setores, como serviços, varejo, turismo e food service, as franchising sofrem com os efeitos diversos em cada um deles. O artigo é assinado por Vanessa Bretas, especialista em franquias, e Ilan Alon, professor da Universidade de Agder, na Noruega.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Em um contexto de incertezas, as práticas adotadas pelas redes de franquias brasileiras foram uma boa resposta em um primeiro momento”, diz Vanessa, especialista no setor e pesquisadora na Universidade de Agder e ESPM. “As empresas fizeram ajustes na operação, incorporaram novas tecnologias e utilizaram características do próprio sistema de franquias, como comunicação eficiente, para conseguir flexibilidade nas negociações.”

O estudo levou em consideração uma série de relatórios de entidades setoriais e comerciais, principalmente dos mercados emergentes. No caso do Brasil, a análise também considerou a participação de franqueadores, franqueados e webinars promovidos pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), onde foram discutidos temas relacionados às medidas tomadas no cenário da pandemia, bem como os planos para a retomada das atividades.

Veja a síntese das melhores práticas destacadas pelos autores para as empresas enfrentarem os desafios gerados durante a pandemia de coronavírus:

10 boas práticas para se proteger durante a crise

1. Crie um comitê multidisciplinar de crises

Vários franqueadores criaram comitês multidisciplinares de crise, que incluíam vários franqueados diferentes para discutir alternativas, estabelecer medidas necessárias e criar estratégias. Ter esses comitês acelerou a velocidade nas decisões.

Publicidade

2. Avalie o orçamento e cortar despesas não essenciais

Uma avaliação completa do orçamento da empresa é crucial. A principal preocupação dos franqueadores e franqueados, considerando todas as as áreas de negócios, foi preservar seu fluxo de caixa, reduzir as despesas e manter pelo menos parte de sua receita. Os contratos não essenciais e temporários foram revisados ​​ou cancelados. Medidas relacionadas a funcionários, como redução de salário e suspensão de contratos de trabalho, foram amplamente adotadas.

3. Compreenda os pacotes de medidas para emergência  

As empresas de franquia também precisaram do reforço de emergência do governo, como linhas de crédito para pagar os salários dos funcionários e cobrir custos fixos. Para conseguir isso, franqueadores e franqueados precisam entender exatamente quais pacotes de ajuda estão disponíveis e como se candidatar a eles.

Publicidade

4. Conecte-se com associações setoriais relevantes

Associações comerciais e setoriais desempenham um papel importante na comunicação das necessidades das empresas com o governo e outras entidades públicas. Eles também podem ajudar na negociação com outros pares, como bancos e outras associações.

5. Tente renegociar contratos para reduzir perdas

As empresas podem negociar com fornecedores e proprietários para evitar algumas perdas no orçamento, seja ao reduzir taxas, oferecer descontos no aluguel ou adiar pagamentos.

Publicidade

6. Faça adaptações no modelo de negócio

Para se adaptar às mudança, as franquias precisam modificar seu modelo de negócio. Adotar novas tecnologias, operar com ‘dark kitchens’ – cozinhas sem atendimento físico com foco nas entregas – ou fazer campanhas de vendas futuras, como comprar vouchers agora e só pegar o produto, ou usar o serviço, quando o período de isolamento acabar.

7. Desenvolva uma relação franqueador-franqueado

Os franqueadores precisam ajudar os franqueados a encontrar respostas financeiras apropriadas para a crise. A abertura de novos canais de comunicação com os times, como webinars, podcasts e reuniões on-line, é uma maneira de conseguir isso. A flexibilidade no pagamento de taxas também ajudará a reduzir a pressão imediata sobre os franqueados.

Publicidade

8. Comunicação e transparência com os funcionários

A comunicação e a transparência com os funcionários são essenciais. Franqueadores e franqueados precisam ajudar as equipes na adaptação dos novos modos de trabalho, principalmente a o fornecer informações sobre o que está acontecendo com os negócios e sobre saúde e bem-estar.

9. Melhore a comunicação com os clientes

Franqueadores e franqueados devem adaptar e intensificar sua comunicação com os clientes. O uso de ferramentas digitais é uma das apostas para melhorar o relacionamento.

Publicidade

10. Tudo pode mudar: reavalie regularmente as estratégias

Quando o assunto é coronavírus, ainda há muita indefinição. Ou seja, novos cenários surgem diariamente. Portanto, é essencial que as estratégias de negócios sejam revisadas periodicamente para levar em conta as mudanças nas circunstâncias do dia a dia.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Coronavírus
  • Crise
  • Franquias
Cotações
05/07/2025 14h36 (delay 15min)
Câmbio
05/07/2025 14h36 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 2

    O que é IOF e como funciona?

  • 3

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 4

    Dividendos de Petrobras e Vale caem no 1º semestre; consumo e saneamento avançam

  • 5

    Imposto de Renda 2025: a partir de qual valor é preciso declarar?

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o George Soros: 10 frases sobre investimentos do homem que "quebrou" o banco da Inglaterra
Logo E-Investidor
George Soros: 10 frases sobre investimentos do homem que "quebrou" o banco da Inglaterra
Imagem principal sobre o 5 sinais de que seus gastos na aposentadoria estão mais altos do que deveriam
Logo E-Investidor
5 sinais de que seus gastos na aposentadoria estão mais altos do que deveriam
Imagem principal sobre o Quanto custa comer no melhor restaurante do Brasil de 2025?
Logo E-Investidor
Quanto custa comer no melhor restaurante do Brasil de 2025?
Imagem principal sobre o Pagamento em julho: quando cai o 5º dia útil do mês?
Logo E-Investidor
Pagamento em julho: quando cai o 5º dia útil do mês?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: veja como multiplicar o valor guardado com 3 estratégias simples
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: veja como multiplicar o valor guardado com 3 estratégias simples
Imagem principal sobre o Como conseguir meia-entrada legalmente sem ser estudante: veja o passo a passo
Logo E-Investidor
Como conseguir meia-entrada legalmente sem ser estudante: veja o passo a passo
Imagem principal sobre o 5 direitos pouco conhecidos que quem tem mais de 60 anos pode usar para economizar
Logo E-Investidor
5 direitos pouco conhecidos que quem tem mais de 60 anos pode usar para economizar
Imagem principal sobre o Você tem direito? Veja 8 principais benefícios sociais oferecidos pelo Governo
Logo E-Investidor
Você tem direito? Veja 8 principais benefícios sociais oferecidos pelo Governo
Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador