Publicidade

Educação Financeira

Quais as principais vantagens de se investir no Tesouro Direto?

Os títulos públicos são populares entre os brasileiros, principalmente para o investidor que busca maior segurança

Quais as principais vantagens de se investir no Tesouro Direto?
Taxas Direto (Foto: Adobe Stock)

O Tesouro Direto é uma plataforma de investimentos que permite aos  brasileiros a compra de títulos públicos emitidos pelo governo federal. Lançado em 2002, o programa é uma parceria entre o Tesouro Nacional e a B3 (a bolsa de valores brasileira), e tem como objetivo democratizar o acesso a esses títulos, permitindo aplicações a partir de valores baixos, como R$ 30. Ao investir no Tesouro Direto, o investidor está, na prática, emprestando dinheiro ao governo, que se compromete a devolver o valor acrescido de juros no futuro.

Tipos de Títulos Públicos Disponíveis

No Tesouro Direto, existem diferentes tipos de títulos públicos, cada um com características específicas que atendem a variados perfis de investidores. Os principais são:

Títulos Prefixados

Oferecem uma rentabilidade fixa, conhecida no momento da compra. Exemplos incluem o Tesouro Prefixado (LTN) e o Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F).

Títulos Pós-Fixados

A rentabilidade está atrelada a um indexador, como a taxa Selic ou a inflação, e é conhecida apenas no momento do resgate. Exemplos são o Tesouro Selic (LFT) e o Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais (NTN-B).

Títulos Híbridos

Combinam uma taxa de juro fixa com a variação da inflação. Um exemplo é o Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal).

Vantagens dos títulos do Tesouro Direto

Os títulos públicos são considerados de baixo risco porque são garantidos pelo governo federal, isso significa que o próprio Governo assegura o seu pagamento. Além disso, as taxas cobradas nas transações de compra e venda do Tesouro Nacional também costumam ser menores do que as associadas aos fundos de investimento, como as taxas de administração e outras despesas operacionais, isso resulta em retornos líquidos potencialmente mais altos para o investidor.

Investir no Tesouro Direto também oferece vantagens para diferentes perfis de risco. Em comparação com o Certificado de Depósito Bancário (CDBs) e fundos de renda fixa, esses títulos podem oferecer rentabilidades superiores. Em paralelo, ele permite que os valores sejam resgatados a qualquer momento, com o dinheiro caindo na conta em até um dia útil.

A modalidade também se destaca pela acessibilidade. É possível investir em títulos do Tesouro Direto pela internet a partir de R$ 30, por exemplo.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos