Educação Financeira

Comprar ovo de Páscoa antecipado ou na véspera: o que sai mais barato?

Iguarias de chocolate já estão à venda. Especialistas apontam o melhor momento da compra e dicas econômicas

Comprar ovo de Páscoa antecipado ou na véspera: o que sai mais barato?
Ovos de Páscoa já estão à venda. Existe momento certo para comprar? Foto: Felipe Rau/Estadão
  • Passado o carnaval, a atenção dos brasileiros começa a se voltar para o próximo feriado: a Páscoa
  • Assim como outros produtos sazonais, o preço dos ovos de Páscoa pode variar ao longo do tempo, especialmente à medida que o domingo 09 de abril, quando será celebrado o feriado, se aproxima
  • Mas será que existe um momento ideal para comprar os ovos de Páscoa em termos de preço? Para especialistas, depende

Passado o carnaval, a atenção dos brasileiros começa a se voltar para o próximo feriado: a Páscoa. A tradição nacional incluiu dentro da celebração religiosa uma outra prática, a troca de ovos de chocolate.

Esta reportagem do Estadão mostra que, em 2023, os doces ficaram “salgados”. A inflação dos chocolates acumulada em 12 meses foi de 13,46%, mais que o dobro de alta em relação ao Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), que ficou em 5,77% no mesmo período.

Assim como outros produtos sazonais, o preço dos ovos de Páscoa pode variar ao longo do tempo, especialmente à medida que o domingo de 9 de abril, quando será celebrado o feriado neste ano, se aproxima.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Mas será que existe um momento ideal para comprar os ovos de Páscoa em termos de preço?

A resposta, segundo educadores financeiros, depende. Os preços mais baixos costumam aparecer mesmo depois da Páscoa, quando os comércios precisam se desfazer do estoque que sobrou. Mas essa não é a opção preferida dos consumidores, especialmente para aqueles que têm crianças em casa à espera dos chocolates.

Uma boa saída pode ser começar a se organizar para comprar com antecedência. A educadora em finanças pessoais, Carol Stange, faz uma analogia com a procura por passagens de avião.

“Comprar o ovo de Páscoa com muita antecedência pode ser como comprar uma passagem aérea para uma data muito distante: pode conseguir um bom preço, mas pode haver mudanças nos preços ou promoções futuras que você perderá”, destaca Stange. “Por outro lado, comprar na última hora funciona como comprar uma passagem para uma data muito próxima, você pode acabar pagando mais caro ou correndo o risco de não encontrar o que deseja.”

No geral, a dica é pesquisar os preços dos itens e promoções em diferentes lojas e fabricantes com antecedência. Assim, dá para ter uma ideia dos preços praticados e saber identificar as oportunidades de compra quando elas aparecerem.

Publicidade

Para quem quer economizar, o planejamento com antecedência serve como um aliado. “Quantos ovos vou precisar? Qual o valor estimado para esse fim? Planejando, você faz uma previsão dos gastos, poupa antecipadamente, e, se estiver fora da sua capacidade, pode buscar alternativas”, explica Eduardo Dellavolpi Ribeiro, planejador financeiro CFP pela Associação Brasileira de Planejamento Financeiro (Planejar).

O especialista destaca que, ao deixar para a última hora, o consumidor geralmente faz uma compra apressada, gastando mais do que queria e podia. Sendo assim, vale já começar a pesquisar pelos chocolates.

Dá para economizar?

Existem no mercado opções de ovos de Páscoa com preço superior a R$ 1 mil. Não é de se espantar que consumidores estejam procurando formas de baratear a compra dos chocolates.

Carol Stange destaca que para quem está com o orçamento apertado, mas ainda assim não quiser ficar de fora das celebrações, uma boa opção consiste em buscar alternativas aos ovos de Páscoa tradicionais. “Algumas marcas oferecem caixas de chocolates em formatos diferentes, como coelhinhos e cenouras, por preços mais acessíveis”, diz a educadora.

Mas para os que não abrem mão dos ovos de chocolate, uma alternativa é se apoiar na tecnologia para buscar promoções. Outra forma de ajuda são as compras coletivas. “Reúna um grupo de pessoas para comprar no atacado, já fizemos isso em meu condomínio e deu certo. Para isso, é necessário uma coordenação para juntar os pedidos e fazer a compra”, destaca Eduardo Ribeiro.

Outra saída está em focar no lado da celebração, e menos na parte de consumo da celebração da Páscoa. Eduardo Reis Filho, educador financeiro e especialista em investimentos da Ágora, destaca que, para quem tem orçamento disponível, o feriado é uma excelente oportunidade para experimentar as novidades que aparecem a cada ano.

Publicidade

Mas para quem estiver sem verba no momento, ainda dá para aproveitar a celebração – inclusive com os pequenos. “Se divertir com a criançada fazendo seu próprio ovo, substituir o ovo de chocolate por outra lembrança ou usar a criatividade, como por exemplo, embrulhar bombons e doces em formas de plástico em formato de ovo para fazer uma linda embalagem”, aconselha Filho.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos