A restituição do Imposto de Renda 2023 está em sua reta final e faltam apenas dois lotes para a Receita Federal pagar aos contribuintes. Apenas no terceiro lote cerca de 5,6 milhões de brasileiros, tanto prioritários quanto não prioritários, foram contemplados, recebendo R$ 7,5 bilhões no dia 31 de julho.
A Receita Federal caminha para devolver o excesso de contribuição dos brasileiros no quarto lote da restituição do Imposto de Renda. A consulta aos valores já está disponível para todos a partir desta quinta-feira (24).
A devolução dos valores, no entanto, só acontecerá no dia 31, na próxima quinta-feira. Vale destacar que nem todos os contribuintes têm dinheiro a receber do fisco na restituição.
Alguns não pagaram a mais para a Receita Federal e, por isso, não têm valores a receber. Outros ainda precisam retificar suas declarações.
Por meio do acesso ao extrato de processamento disponível no e-CAC é possível conferir se há informações equivocadas ou irregularidades na declaração.
Para verificar se está incluso na restituição, basta o contribuinte acessar a página da Receita Federal na internet e clicar na seção “Meu Imposto de Renda” para, em seguida, selecionar “Consultar a Restituição”.