Veja como consultar 2º lote da restituição do Imposto de Renda 2025. (Foto: Adobe Stock)
A temporada de entrega do Imposto de Renda (IR) 2025 foi oficialmente encerrada em 30 de maio. No entanto, muitos contribuintes ainda aguardam o pagamento da restituição, especialmente aqueles que enviaram a declaração nos últimos dias — esses casos costumam ser incluídos nos lotes posteriores. O primeiro pagamento foi feito na própria data de encerramento do IR, e o segundo lote já se aproxima, na última segunda-feira do mês, em 30 de junho.
A restituição do Imposto de Renda é o reembolso feito pela Receita Federal quando o contribuinte paga mais do que deveria. Isso geralmente acontece ao informar despesas dedutíveis, como gastos com saúde, educação e previdência. O valor excedente é devolvido em lotes distribuídos ao longo do ano e, em 2025, o último pagamento está previsto para 30 de setembro. Veja, a seguir, o calendário completo e quem tem prioridade no recebimento da restituição.
Confira a ordem de prioridade
A Receita Federal organiza os pagamentos da restituição em lotes mensais, priorizando determinados grupos, como idosos, professores e pessoas com deficiência. Já quem entregou a declaração nos últimos dias costuma ficar nas últimas posições da fila, sendo incluído nos lotes finais. Por outro lado, há uma vantagem nessa espera: os valores das restituições pagas nos lotes posteriores são corrigidos com base na taxa Selic de juros, o que garante um acréscimo ao valor a receber.
Pessoa idosa com idade igual ou superior a 80 anos;
Pessoa idosa com idade igual ou superior a 60 anos, pessoa com deficiência e pessoa com doença grave;
Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério (professores);
Contribuintes que, conjuntamente, utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber a restituição por PIX;
Contribuintes que, exclusivamente, utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição por PIX;
Demais contribuintes (ordem de envio).
Fique atento ao calendário dos próximos lotes
O pagamento da restituição ocorre em cinco lotes, geralmente entre maio e setembro. Além dos regulares, também existem lotes residuais , destinados a contribuintes que tiveram suas declarações retidas na malha fina ou que precisaram corrigir informações na declaração original. Nesses casos, o valor também é corrigido com juros.
Calendário de restituições:
Lote
Data de Pagamento
1º Lote
30 de maio de 2025
2º Lote
30 de junho de 2025
3º Lote
31 de julho de 2025
4º Lote
29 de agosto de 2025
5º Lote
30 de setembro de 2025
Como consultar a situação da sua restituição?
A Receita Federal oferece diversos canais para que o contribuinte acompanhe a situação da declaração. Entre os principais estão o Portal e-CAC e o aplicativo “Meu Imposto de Renda“. Esses canais informam a data prevista para pagamento e possíveis pendências que estejam atrasando a restituição.
Preencha seus dados básicos, como: número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), data de nascimento e o ano da declaração que deseja consultar;
Após preencher os dados, clique em “Consultar”.
Além de verificar a liberação do valor, é essencial conferir se os dados bancários estão corretos. Caso a restituição não seja creditada, pode ser necessário corrigir as informações ou entrar em contato com o Banco do Brasil. Se a restituição não for resgatada em até um ano, o valor retorna para os cofres públicos.
Onde a restituição é depositada?
A restituição só pode ser creditada em uma conta bancária (corrente, poupança ou pagamento) que esteja vinculada ao Cadastro de Pessoa Física (CPF) do titular da declaração. Caso o contribuinte opte por receber via Pix, a chave utilizada obrigatoriamente deve ser o CPF. Não serão aceitas chaves de e-mails, telefones ou aleatórias.
“Se você informar uma conta bancária com CPF diferente do titular da declaração do Imposto de Renda, a restituição não será paga e você terá de reagendar o crédito da restituição com a Central de Atendimento do Banco do Brasil (4004-0001 para capitais ou 0800-729-0001 para demais localidades), informando uma conta válida”, escreveu a Receita Federal em nota oficial.