Educação Financeira

O guia completo para acumular milhas e pontos para viajar mais

Veja o que você precisa saber antes de escolher um programa de pontos ou milhas

O guia completo para acumular milhas e pontos para viajar mais
Programas de milhas podem ajudar os consumidores a economizarem. Foto: Adobe Stock
  • O uso de milhas e pontos têm conquistado cada vez mais os consumidores brasileiros, com mais de 300 milhões de cadastros ativos em programas de fidelidade
  • Para especialistas, ao escolher um programa de milhas ou pontos, é essencial considerar diversos fatores como a flexibilidade e a facilidade de resgate
  • Você também deve levar em consideração fatores relacionados ao tempo de vigência do contrato, pois isso pode evitar prejuízos por multas de cancelamento

O uso de milhas e pontos têm conquistado cada vez mais os consumidores brasileiros, com mais de 300 milhões de cadastros ativos em programas de fidelidade, segundo a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF). Para especialistas, o recurso pode ser uma excelente ferramenta para quem busca economizar em viagens e desfrutar de experiências adicionais. No entanto, é importante conhecer as regras e os parâmetros do mercado para não sair no prejuízo.

O setor de fidelização passa por uma expectativa de crescimento. Segundo o diretor ABEMF, Paulo Curro, uma pesquisa realizada pela associação mostra que atualmente 85,2% dos consumidores preferem realizar suas compras juntamente com marcas que oferecem programas de fidelidade ou benefícios. “A experiência dos participantes é um pilar essencial do mercado. Sendo assim, as empresas do setor têm investido muito para oferecer cada vez mais comodidade e variedade, seja no momento de acumular pontos e milhas ou na hora de trocar o saldo por produtos e serviços” diz.

As milhas, que recebem esse nome em referência às distâncias percorridas, normalmente são oferecidas pelas próprias companhias aéreas como forma de recompensa pela fidelidade do consumidor. Já os pontos, referentes ao uso de cartões de crédito, são acumulados de acordo com regras específicas de uso, existindo também a possibilidade de potencialização dos seus ganhos por meio das compras feitas com marcas parceiras do seu banco.

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No Brasil, ainda não há uma legislação específica para regular programas de fidelidade, apesar de algumas discussões terem surgido após problemas como o caso da 123Milhas. Contudo, o advogado David Oliveira, criador do perfil Dr. Milhas Pro, explica que este não se trata de um mercado desregulado, pois os serviços se enquadram sob leis gerais como a Constituição, Código Civil e, principalmente, o Código de Defesa do Consumidor.

O que saber antes de escolher um programa de pontos ou milhas

Ao escolher um programa de milhas ou pontos, é essencial considerar diversos fatores como a flexibilidade e a facilidade de resgate, conforme explica a educadora e planejadora financeira, Carol Stange. “Certifique-se de entender as regras de acúmulo e expiração de milhas ou pontos, além de avaliar as taxas associadas, como anuidades e taxas de transferência”, diz. Ela também recomenda verificar a reputação e a estabilidade do programa, buscando empresas confiáveis e consolidadas no mercado.

Você também deve levar em consideração fatores relacionados ao tempo de vigência do contrato, pois isso pode evitar prejuízos por multas de cancelamento. “Hoje, a principal forma de contratação de pontos e milhas está associada aos clubes. Normalmente, ao se inscrever, você pode escolher entre a adesão mensal, que costuma ser mais cara, mas conta com flexibilidade de encerramento do serviço, ou a contratação anual, que é mais econômica, porém vincula o consumidor a um contrato de 12 meses, do qual ele pode não conhecer todos os termos”, explica Oliveira.

Como escolher o melhor programa de milhas

Especialistas indicam que a escolha do melhor programa de fidelidade vai depender de vários fatores, incluindo a cidade onde você mora, pois isso pode influenciar no seu acesso às companhias aéreas e rotas de viagens. Em paralelo, é importante considerar qual cartão de crédito você usa e o seu programa de fidelidade atual, pois as promoções de transferência de pontos podem ser mais vantajosas entre algumas combinações. Durante a escolha, você também deve levar em conta as suas metas principais, sejam elas viajar ou vender milhas.

Os programas das companhias aéreas brasileiras são: Latam Pass, Azul Fidelidade e Smiles da Gol (GOLL4). (Leia mais sobre os programas nos links)

Afinal, quanto vale uma milha?

As milhas são negociadas em lotes de mil, chamados de milheiro, que possuem um valor médio para compra e outro para venda. De acordo com o educador financeiro Rodrigo Góes, especialista no mercado de fidelidade, o valor de compra, sem promoção, costuma ser de  R$ 70 para cada mil milhas, no entanto, ele ressalta que a aquisição por esse preço é um erro de iniciantes. “O preço interessante para você comprar é sempre um valor que eu chamo de margem de segurança e cada programa tem a sua”, explica Góes.

O especialista indica as seguintes margens de segurança para compra de milhas entre os programas nacionais:

  • Latam: abaixo de R$ 24 por milheiro.
  • Azul: abaixo de R$ 19 por milheiro.
  • Smiles: abaixo de R$ 17 por milheiro.

Para venda de milhas, Góes indica possibilidades de lucro entre 10% em sites como a Zap Milhas e a Bank Milhas e até 80% em vendas particulares.

Como funcionam as transferências bonificadas?

De modo geral, comprar pontos por um valor entre R$ 32 e R$ 36 é considerado um bom negócio, se o preço ficar abaixo de R$ 30 é ainda melhor. Já quando se trata de milhas aéreas, o ideal é que você  busque ofertas onde o custo seja cerca de 80% menor do que o preço padrão dos pontos. “Isso porque você pode aproveitar as promoções das chamadas transferências bonificadas, que dão ao consumidor a possibilidade de trocar pontos por milhas. Ou seja, o envio de mil pontos pode render um retorno de até 1.800 milhas”, diz Oliveira.

Manter os pontos acumulados no cartão e só trocá-los diante de uma oportunidade com maior lucro, é uma outra estratégia para multiplicar o saldo. “Quando a sua pontuação permanece no cartão, você tem o poder de escolher para onde você vai transferir e ganhar com pontuação bônus”, diz Gabriel Dias, do canal Cartões, Milhas e Viagens.

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É muito comum ver os programas com campanhas de transferência, o que significa que se você possui 20 mil milhas no cartão de crédito, por exemplo, e aproveita uma campanha que adiciona mais 100% para levar os seus pontos para o programa, o seu saldo final seria de 40 mil milhas após a transferência. Portanto, vale monitorar se há alguma campanha ativa no site do programa de fidelidade antes de transferir os seus pontos!

Como utilizar os pontos que estão perto de expirar?

Antes de deixar as suas milhas e pontos expirarem, talvez seja melhor utilizá-los de outra maneira, afinal estamos falando de algo com valor. Caso o seu objetivo inicial não possa ser alcançado, os especialistas indicam outras alternativas, como a reserva de hotéis, locação de carro e demais opções que fazem parte do planejamento de uma viagem ou experiência.

No entanto, não é recomendado, salvo algumas exceções, que você utilize sua pontuação em troca de produtos ou dinheiro. “Na maioria dos casos, a quantidade de milhas necessária sempre vai ser muito alta comparado ao produto que o programa oferece. É como se você desse uma nota de R$ 100 e recebesse uma pizza de R$ 50”, explica Rafaela Molás, professora no curso Milhas Sem Segredo.

Caso seus pontos permaneçam acumulados no programa de fidelidade do banco, uma estratégia eficaz para maximizar seu valor e evitar a expiração é transferi-los para as milhas de companhias aéreas. Molás explica que essa ação não apenas prorroga a validade dos pontos por um período adicional de 24 meses, mas também abre um leque de possibilidades para utilizá-los de maneira mais vantajosa.

Algumas operadoras oferecem a possibilidade de estender a validade das milhas mediante pagamento de uma taxa ou realização de atividades específicas, como voos ou compras com cartão de crédito vinculado ao programa. “Essas estratégias só fazem sentido se a pessoa tiver o seu orçamento financeiro sob controle”, explica a planejadora financeira, Carol Stange.

Navegar pelos programas de milhas e pontos exige que você tenha um conhecimento prévio sobre especificações e particularidades desse mercado, para que você consiga atingir os seus objetivos, faça novas viagens e viva boas experiências.

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