O atraso na vacinação contra a covid-19 trouxe volatilidade no mercado financeiro durante fevereiro. No acumulado dos últimos 30 dias, tanto o Ibovespa, quanto o IFIX, principal índice de referência dos fundos imobiliários do País, amargaram quedas de 4,46% e 1,56%, respectivamente. Entretanto, segundo levantamento da SmartBrain enviado com exclusividade ao E-Investidor, 40% dos fundos imobiliários tiveram performance positiva no último mês.
O melhor desempenho ficou com o Iridium Recebíveis Imobiliários (IRDM11), fundo que investe em títulos de crédito imobiliário e reportou rentabilidade de 11,37% no período. Em segundo lugar, aparece o Multigestão Renda Comercial, de lajes corporativas, com uma valorização de 10,29%. Ainda segundo o levantamento, dos 82 FIIs que ficaram no azul, 74 performaram acima do IFIX, que fechou o mês em 0,25%.
O fundo BTG Pactual Logística BTLG11 não está entre os fundos com rentabilidade acima de 10%, mas curiosamente é o mais recomendado para o mês de março, segundo a projeção de 9 corretoras.
Vale lembrar que, assim como algumas ações, os fundos imobiliários permitem o investidor ganhar dinheiro de duas formas. A primeira é por meio da valorização dos ativos, a outra é com a renda passiva, obtida por meio dos dividendos pagos mensalmente.
Confira abaixo a relação com os 13 fundos imobiliários mais rentáveis de fevereiro.
Desempenhos dos FIIs em fevereiro de 2021
Fundos Imobiliários
Rentabilidade (%)
IRDM11 – FII Iridium Recebíveis Imobiliários
11,37
DRIT11B – Multigestão Renda Comercial FDO INV IMOB – FII