• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Confira quais ações o investidor deve manter distância neste ano

De acordo com os especialistas, os papéis das varejistas e das estatais não são recomendados

Por Mateus Apud

06/01/2021 | 8:58 Atualização: 06/01/2021 | 8:58

Homens sentados acompanhando o pregão da B3 (FOTO:Divulgação)
Homens sentados acompanhando o pregão da B3 (FOTO:Divulgação)

O ano de 2020 foi marcado por uma grande volatilidade e discrepância no desempenho das ações que compõem o Ibovespa. Enquanto o índice subiu 2,92%  no agregado do ano, as 77 ações que fazem parte do IBOV se dividiram entre 31 com valorização e 46 em queda. Do lado positivo, quatro papéis tiveram performance superior a 100%. Já do negativo, cinco caíram mais de 50%.

Leia mais:
  • Onde Investir em 2021: As ações mais indicadas para o investidor
  • Fim do auxílio emergencial deve impedir alta nas ações de Magalu, Via Varejo e Ambev
  • As ações que pagam bons dividendos mais recomendadas para janeiro, segundo 7 corretoras
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para este ano, a perspectiva é que o principal índice da B3 tenha um desempenho superior. Segundo estimativas do mercado, o Ibovespa deve alcançar o patamar dos 130 mil pontos, o que representa um potencial de valorização de cerca de 9,3%, ante o fechamento do mercado desta segunda-feira (4), aos 118.854,71 pontos.

Apesar disso, os ativos que compõem o índice devem apresentar desempenhos diferentes, assim como foi em 2020. Ou seja, enquanto algumas possuem um grande upside para 2021, outras não devem ter um ano fácil.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Por isso, o E-Investidor conversou com especialistas do mercado para saber quais são as ações que os investidores devem ficar longe em 2021. “As pessoas devem ficar atentas com setores que estão mais sujeitos a volatilidade externas ao mercado”, diz Pedro Paulo Silveira, economista-chefe da Nova Futura Investimentos.

Ações ligadas ao varejo

Com o fim do auxílio emergencial e o desemprego em alta, de 14,3% no terceiro trimestre de 2020, segundo dados do IBGE, Igor Cavaca, analista de investimentos da Warren, acredita que as ações do varejo devem ter seus ganhos limitados. “Esses dois fatores podem impactar diretamente o setor no próximo ano”, afirma.

Com a diminuição da renda, também é esperado que o consumo do varejo seja reduzido, o que fará sua recuperação levar mais tempo em comparação a outros setores do mercado. Neste cenário, o analista pontua que os papéis ligados ao varejo físico serão os mais prejudicados.

Mesmo com uma vacina, que pode ajudar a recuperar o setor como um todo, ativos deste segmento também sofrem com a mudança do hábito de consumo da população, que está agora mais familiarizada com o digital. “Essa tendência é cada vez maior e cada vez mais o varejo físico será impactado”, diz o analista da Warren.

No Ibovespa, as ações mais dependentes do varejo físico são Hering (HGTX3) e Lojas Renner (LREN3). Fora do índice as empresas mais conhecidas são C&A (CEAB3) e Burger King (BKBR3).

Ações de estatais

Para o economista-chefe da Nova Futura, o setor que os investidores devem ficar longe em 2021 é o de empresas estatais. Isso porque o custo benefício de ter estes papéis no portfólio não vale a pena, pois a boa rentabilidade depende das privatizações, que por sua vez dependem de um cenário político calmo.

Publicidade

“Acredito que teremos um primeiro semestre difícil na política e temos ações que prometem boas performances. Então, não tem porque ficar à mercê da vontade política nos investimentos”, diz Silveira.

O especialista pontua, no entanto, que essa visão não se aplica para Petrobras (PETR3 e PETR4) e Banco do Brasil (BBAS3), porque ambas são companhias que não serão privatizadas. Portanto, não sofrem com o impasse de serem vendidas ou não.

As estatais do Ibovespa que os investidores devem deixar de lado em 2021 são: Eletrobras (ELET3 e ELET6), Sabesp (SBSP3), Copel (CPLE6) e Cemig (CMIG4).

Para o investidor que pretende apostar no “sobe no fato e cai no boato”, Silveira aconselha que não é uma boa técnica. “Tentar aproveitar da expectativa de mercado, momentos curtos de alta, é muito difícil”, comenta o economista-chefe da Nova Futura.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • ELET3
Cotações
24/04/2026 23h07 (delay 15min)
Câmbio
24/04/2026 23h07 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    20 fundos de crédito privado renderam apenas 28,4% do CDI no 1º trimestre — em um deles a cota caiu

  • 2

    O novo luxo: como itens raros, de guitarras a vinhos, viraram símbolo de status entre bilionários

  • 3

    FIIs com dívida 3 vezes acima da média acendem alerta — veja os 7 mais alavancados

  • 4

    Ibovespa nas máximas: investir agora ou esperar queda? Veja a estratégia usada pelos especialistas

  • 5

    Inadimplência preocupa e JPMorgan acende alerta para bancos no 1T26

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: menores de idade podem ter a conta aberta no próprio nome, desde que estas regras sejam cumpridas
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: menores de idade podem ter a conta aberta no próprio nome, desde que estas regras sejam cumpridas
Imagem principal sobre o Starlink: quem usar o plano de viagem fora do país pode perder o acesso à internet?
Logo E-Investidor
Starlink: quem usar o plano de viagem fora do país pode perder o acesso à internet?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: além do Caixa Tem, alunos podem movimentar dinheiro nestes outros locais
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: além do Caixa Tem, alunos podem movimentar dinheiro nestes outros locais
Imagem principal sobre o Idosos doentes têm direito à perícia médica em casa? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Idosos doentes têm direito à perícia médica em casa? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o Carteira do Idoso: veja qual gratuidade os idosos conseguem com o documento
Logo E-Investidor
Carteira do Idoso: veja qual gratuidade os idosos conseguem com o documento
Imagem principal sobre o Idosos podem retirar fraldas geriátricas gratuitamente, desde que apresentem estes documentos
Logo E-Investidor
Idosos podem retirar fraldas geriátricas gratuitamente, desde que apresentem estes documentos
Imagem principal sobre o Quais idosos têm direito ao transporte gratuito? Veja como funciona para pessoas com 60 anos e 65 anos
Logo E-Investidor
Quais idosos têm direito ao transporte gratuito? Veja como funciona para pessoas com 60 anos e 65 anos
Imagem principal sobre o Idosos com dívidas na conta de luz: 2 maneiras para renegociar faturas atrasadas
Logo E-Investidor
Idosos com dívidas na conta de luz: 2 maneiras para renegociar faturas atrasadas
Últimas: Investimentos
Ibovespa tem segunda queda semanal consecutiva; varejistas estão entre maiores perdas
Investimentos
Ibovespa tem segunda queda semanal consecutiva; varejistas estão entre maiores perdas

O Ibovespa caiu 2,55% em semana mais curta, influenciado pela volatilidade dos mercados e recuo do petróleo

24/04/2026 | 18h56 | Por Marília Almeida
Renda fixa digital tem rentabilidade média de 19%: entenda como funciona e quais são os riscos
Investimentos
Renda fixa digital tem rentabilidade média de 19%: entenda como funciona e quais são os riscos

Tokenização, crédito privado e plataformas online impulsionam o crescimento do segmento, que combina maior retorno potencial com novos desafios

24/04/2026 | 09h29 | Por Isabela Ortiz
Onda de recuperação judicial já atinge CRIs e ameaça fundos imobiliários; ainda vale a pena investir?
Investimentos
Onda de recuperação judicial já atinge CRIs e ameaça fundos imobiliários; ainda vale a pena investir?

Crescem repactuações de dívida relacionadas a CRIs de alto rendimento. Ambiente não inviabiliza estratégia, mas exige cuidado

24/04/2026 | 05h30 | Por Marília Almeida
FIIs com dívida 3 vezes acima da média acendem alerta — veja os 7 mais alavancados
Investimentos
FIIs com dívida 3 vezes acima da média acendem alerta — veja os 7 mais alavancados

Em meio ao estresse no crédito privado, fundos chegam a mais de 30% de alavancagem — três vezes a média do IFIX — e podem enfrentar pressão para vender ativos ou emitir cotas

23/04/2026 | 13h25 | Por Daniel Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador