Publicidade

Investimentos

Posso resgatar o meu investimento em CDB antes do prazo?

É possível encontrar CDBs com liquidez diária, mas a rentabilidade é menor

Posso resgatar o meu investimento em CDB antes do prazo?
Foto: Envato Elements

Os Certificados de Depósito Bancário (CDB) são uma boa possibilidade de investimentos para quem é conservador com o seu dinheiro, visto que essa modalidade tem a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para valores de até R$ 250 mil.

Esses títulos são créditos emitidos pelos bancos para captar dinheiro e emprestar outros valores monetários para seus clientes. Eles possuem diversas rentabilidades e várias formas de resgate, e é justamente nisso que o investidor deve tomar cuidado.

De acordo com Rafael Lacerda, Superintendente de Investimentos do Banco Pan, muitos CDBs oferecem liquidez diária ou em prazos curtos, permitindo o resgate antecipado. “No entanto, essa opção pode acarretar na perda de parte dos rendimentos ou na cobrança de taxas”, comenta Lacerda.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Por isso, ele também afirma que existe a opção sujeita às condições estipuladas pela instituição financeira emissora, do resgate total ou parcial antes do prazo final estabelecido. “É fundamental verificar as condições específicas do contrato antes de realizar qualquer resgate”, comenta Lacerda.

Já Denis Medina, economista e professor da Faculdade do Comércio, argumenta que o investidor pode encontrar CDBs com uma rentabilidade maior, mas se o investidor resgatar, a perda da lucratividade é certeira por causa do risco da marcação a mercado.

“O investidor deve entender que o banco paga uma rentabilidade maior porque ele sabe que o investidor vai ter o dinheiro aportado ali por mais tempo. Se ele tirar antes, o ganho fica comprometido”, afirma Medina.

Web Stories

Ver tudo
<
>