Em média, as cotas de fundos multimercados caem 4,05% no mês, segundo o índice de fundos multimercados (IHFA) calculado pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). Ou seja, ficaram bem abaixo do índice de referência da classe, que é a taxa DI, que rende 0,7%. Alguns dos fundos que sofreram mais investem em juros, moedas, bolsa, crédito e commodities, no Brasil e no exterior.
O conflito provocou uma grande reversão de expectativas sobre o ciclo de política monetária no Brasil e no mundo. Com a forte alta do petróleo, muitas instituições financeiras que esperavam que a taxa básica de juros caísse 0,5 ponto percentual na reunião desta quarta-feira (18) passaram a apostar na manutenção de juros enquanto o cenário estiver instável e sem visibilidade, já que o preço do combustível pode ter efeitos sobre a inflação.
Hoje, o BC americano, o Fed, manteve os juros nos EUA e reconheceu a incerteza gerada pela guerra no Oriente Médio.
Enquanto no Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu a Selic em 0,25 ponto percentual, de 15% para 14,75%.
A oscilação das cotas não muda a vida dos investidores de cada fundo, contanto que não sejam vendidas agora. Apenas ao vendê-las o prejuízo é concretizado.