• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Fundos imobiliários amargam perdas, mas há opções para o longo prazo

Entenda as perspectivas para os FIIs diante das incertezas fiscais

Por Jenne Andrade

19/01/2023 | 8:46 Atualização: 19/01/2023 | 12:23

Fundo imobiliário com 42% de desconto anuncia dividendos. Foto: Envato Elements
Fundo imobiliário com 42% de desconto anuncia dividendos. Foto: Envato Elements

Os fundos imobiliários (FIIs) começaram o ano de 2023 andando de lado. O rendimento médio dessas aplicações desde o início de janeiro é de -0,86%, segundo o Índice de Fundos Mobiliários (IFIX).

Leia mais:
  • 8 FIIs são afetados pelo rombo da Americanas
  • Por que o fundo do Nubank não é indicado para reserva
  • Veja a lista de todos os fundos que podem perder dinheiro com Americanas
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Entretanto, não é de hoje que os FIIs estão “patinando” no mercado. Em 2022, o retorno médio foi de -0,11%. No acumulado dos últimos três anos (2020, 2021 e 2022), o IFIX aponta para uma queda de -9,5%. Os motivos para essa situação são muitos.

Primeiro, veio a pandemia do coronavírus, que provocou uma intensão aversão a risco e impactou negativamente todos os ativos de renda variável. Agora, passados os piores momentos da pandemia, essas aplicações sofrem com os juros altos. Desde janeiro de 2021, o Banco Central passou a subir a taxa básica de juros da economia, a Selic, para conter a inflação.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O juros saíram de 2% ao ano para os atuais 13,75% ao ano, o que tira a atratividade dos ativos de risco, inclusive dos FIIs. Adicionalmente a este fator, o aumento do risco fiscal tira ainda mais previsibilidade do mercado.

Sinalizações do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação a aumento de gastos fazem com que a perspectiva econômica seja de inflação e juros altos por mais tempo. E para os FIIs, essa conjuntura é bastante negativa.

“Essa classe de ativos tem uma correlação direta com as taxas de juros. Quando a Selic está alta, o investidor acaba preterindo os FIIs em relação à renda fixa”, explica Wellington Lourenço, analista da Ágora Investimentos.

Lourenço afirma que esse é um mercado composto majoritariamente por pequenos investidores, mais suscetíveis a migrar investimentos para renda fixa quando os juros sobem. De acordo com Boletim Mensal da B3 de novembro de 2022, o mais recente disponível, esse mercado possui 1,97 milhões de investidores. Destes, 74,1% (1,96 milhões) são pessoas físicas.

Publicidade

“Uma recuperação mais consistente dos FIIs passa diretamente por uma melhora no cenário de juros. Enquanto o BC não começar a cortar juros, continuará difícil para uma retomada do investidor pessoa física”, afirma Lourenço.

Essa também é a visão de Ricardo Brasil, fundador da Gava Investimentos e pós-graduado em análise financeira. “É um tanto complicado ter perspectiva favorável para FIIs no curto prazo. Temos uma Selic que não deve cair tão cedo, o que deve tirar a atratividade dos fundos imobiliários”, diz.

De acordo com dados de Einar Rivero, head comercial do TradeMap, o Dividend Yield (DY, rendimento dos dividendos) mediano dos FIIs nos últimos 12 meses foi de 10,03%. O que não bateu a rentabilidade do conservador Tesouro Selic 2025 e 2027, de 13% e 13,19%, segundo dados do Tesouro. O número de cotistas também saiu de 9 milhões em dezembro do ano passado para 8,8 milhões neste mês (até 13 de janeiro).

“Muitas vezes não faz sentido o investidor aplicar em FIIs para ganhar 16% ou 17% em dividendos com risco, sendo que o investidor tem ‘na mesa’ 13% ao ano (sem risco, na renda fixa)”, afirma Brasil.

Publicidade

Para o especialista da Gava, o que vai tornar os fundos imobiliários mais atrativos em relação à renda fixa é a possibilidade de renda mensal. “Se a pessoa precisa desse fluxo, realmente FIIs podem ser boas alternativas. Agora, se a pessoa não precisa de fluxo mensal, a diferença de juros para a renda fixa fica muito pequena”, diz.

Oportunidades (para longo prazo)

Esse momento de baixa no mercado de FIIs traz oportunidades interessantes – mas, para quem está pensando em montar uma carteira para longo prazo. Isto porque a recuperação dos fundos, que é dependente dos cortes nos juros, deve demorar a acontecer.

Lourenço, da Ágora, afirma que os fundos de tijolos (que investem em imóveis comerciais, seja na fase de construção ou exploração) estão bastante descontados e são as maiores oportunidades entre os FIIs. “Continua tendo muita oportunidade em termos de preço”, afirma. “Vimos, que em alguns casos, os fundos estão negociando a 30% do custo de reposição – que é o custo para construir, hoje, um empreendimento igual a que os FIIs já tem no portfólio.”

Atualmente, a Ágora cobre cinco fundos imobiliários de tijolo, que operam próximo ou abaixo dos seus custos de reposição: o Rio Bravo Renda Corporativa (RCRB11), BTG Pactual Corporative Office (BRCR11), CSHG Real Estate (HGRE11), Campus Faria Lima (FCFL11) e Kinea Renda Imobiliária FII (KNRI11).

“Há muita oportunidade. A grande atenção é essa questão, que o cenário macroeconômico está se sobressaindo ao micro, pelo menos nesse momento. Temos boas teses, em termos de fundos com ativos interessantes, mas o macro está pesando e penalizando a classe como um todo”, afirma Lourenço.

Publicidade

Já os fundos imobiliários de papel, aqueles que tem em sua composição recebíveis imobiliários, costumam ser mais resilientes ao cenário macro. Isto porque seus contratos podem acompanhar a variação da inflação ou dos juros.

Por outro lado, o valor de mercado deles tende andar próximo ao valor patrimonial, o que significa que pode não haver grandes potenciais de valorização. “Agora, quando olhamos para desconto, é nos fundos de tijolo mesmo que moram as oportunidades”, diz Lourenço.

Brasil, da Gava, também ressalta que não é só porque o fundo é de papel, que ele vai se beneficiar do cenário macro. A deflação registrada entre julho e setembro de 2022 afetou a rentabilidade dos fundos de papel, cujos títulos estavam atrelados à inflação.

“E mesmo os melhores FIIs de papel, que só compram dívida, sem patrimônio de tijolo, sofrem um pouco com a subida do Selic. Isso porque o investidor pode muito bem sair e pegar uma LCI (Letra de Crédito Imobiliário), que é um título isento e paga em torno de 16% a 17% ao ano”, afirma Brasil.

Publicidade

Contudo, para quem deseja montar uma carteira de FIIs, o momento é agora. “Não é toda hora que vemos uma penca de fundos imobiliários negociando abaixo do seu valor patrimonial, mas é uma carteira para longo prazo”, afirma Brasil. “Para quem pensa para curto prazo, tem que olhar a renda fixa com carinho.”

Alkeos Saroglou, sócio da Alta Vista Investimentos, também vê as cotas dos FIIs de tijolo muito baratas. “Só não subiu ainda (o preço das cotas) porque a taxa de juros está muito alta. Nesse contexto, a renda fixa virou um buraco negro que suga todos os recursos”, afirma.

Contudo, para Saroglou, os fundos imobiliários de papel ligados à inflação também devem ser oportunidades em 2023, após a deflação do ano passado. “Eles têm uma perspectiva bem interessante, porque obviamente o investidor vai perceber que os rendimentos baixos do final do ano passado foram temporários”, diz Saroglou. O sócio da Alta Vista já vê bons rendimentos sendo distribuídos neste primeiro trimestre.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Ágora Investimentos | E-Investidor
  • Conteúdo E-Investidor
  • Fundos imobiliários
Cotações
04/12/2025 15h40 (delay 15min)
Câmbio
04/12/2025 15h40 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Novo imposto sobre renda na Bolsa atrai investidor para ETFs de dividendos; veja o que gestoras e analistas projetam para 2026

  • 2

    Brasileiros dizem saber de finanças, mas 3 em cada 4 erram o básico, mostra pesquisa; entenda o efeito Dunning-Kruger

  • 3

    Dividendos em dezembro: bancos e analistas ajustam carteiras em meio a recordes do Ibovespa e expectativa de corte de juros

  • 4

    Relembre a linha do tempo dos fatos que sacudiram a Ambipar em 2025

  • 5

    Vale Day 2025: os pontos-chave para decidir se investir na mineradora faz sentido

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o FGTS: após quanto tempo usar no financiamento de imóveis até R$ 2,25 milhões novamente?
Logo E-Investidor
FGTS: após quanto tempo usar no financiamento de imóveis até R$ 2,25 milhões novamente?
Imagem principal sobre o É possível parcelar conta de luz? Confira o passo a passo
Logo E-Investidor
É possível parcelar conta de luz? Confira o passo a passo
Imagem principal sobre o Microaposentadoria: entenda o que é a nova tendência adotada pela Geração Z
Logo E-Investidor
Microaposentadoria: entenda o que é a nova tendência adotada pela Geração Z
Imagem principal sobre o Como realizar a transferência de titularidade e IPVA?
Logo E-Investidor
Como realizar a transferência de titularidade e IPVA?
Imagem principal sobre o 13º salário do INSS: qual número final do cartão previdenciário recebe hoje (04)?
Logo E-Investidor
13º salário do INSS: qual número final do cartão previdenciário recebe hoje (04)?
Imagem principal sobre o Loteria Federal 6023-2: MAIS DE R$ 1,5 MILHÃO EM PRÊMIOS; saiba como apostar
Logo E-Investidor
Loteria Federal 6023-2: MAIS DE R$ 1,5 MILHÃO EM PRÊMIOS; saiba como apostar
Imagem principal sobre o Como consultar o número do PIS/PASEP pela Carteira de Trabalho Digital
Logo E-Investidor
Como consultar o número do PIS/PASEP pela Carteira de Trabalho Digital
Imagem principal sobre o Quem deve pagar o IPVA: comprador ou vendedor?
Logo E-Investidor
Quem deve pagar o IPVA: comprador ou vendedor?
Últimas: Investimentos
Dividendos em dezembro: bancos e analistas ajustam carteiras em meio a recordes do Ibovespa e expectativa de corte de juros
Investimentos
Dividendos em dezembro: bancos e analistas ajustam carteiras em meio a recordes do Ibovespa e expectativa de corte de juros

Allos entra no radar do Itaú BBA, Planner promove ampla reestruturação e Empiricus reforça foco em negócios resilientes enquanto investidores buscam renda na reta final de 2025

03/12/2025 | 08h15 | Por Isabela Ortiz
Novo imposto sobre renda na Bolsa atrai investidor para ETFs de dividendos; veja o que gestoras e analistas projetam para 2026
Investimentos
Novo imposto sobre renda na Bolsa atrai investidor para ETFs de dividendos; veja o que gestoras e analistas projetam para 2026

Tributação de 10% sobre proventos de ações traz igualdade entre estratégias, mas o mercado já enxerga razões adicionais para sonhar alto no ano que vem

03/12/2025 | 05h30 | Por Katherine Rivas
Conheça o investimento sustentável que lidera o ranking de rentabilidade em 2025; só 425 cotistas investem nele
Investimentos
Conheça o investimento sustentável que lidera o ranking de rentabilidade em 2025; só 425 cotistas investem nele

Ativo que investe em empresas de hidrogênio verde bateu até mesmo o fundo de criptoativos HASH11

29/11/2025 | 07h30 | Por Bárbara Ferreira, especial para o E-Investidor
Plano 2026–2030 da Petrobras frustra expectativa de dividendos extras: veja o que bancos recomendam
Investimentos
Plano 2026–2030 da Petrobras frustra expectativa de dividendos extras: veja o que bancos recomendam

Estatal estima, porém, distribuição de proventos ordinários de até US$ 50 bilhões para os próximos cinco anos; confira os preços-alvo para as ações

28/11/2025 | 13h32 | Por Daniel Rocha, Denise Luna e Gabriela da Cunha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador