Investimentos

Como a alta da Selic influencia a carteira de investimentos?

Movimento aponta valorização da Selic e dos demais investimentos de renda fixa

Mudanças mais recentes na Selic fazem investidores avaliarem suas aplicações (Foto: Shutterstock)
  • Criada em 1999, a Selic é a sigla de Sistema Especial de Liquidação de Custódia, que foi criado para regulação de juros
  • Para analistas, a melhor alternativa para investir na renda fixa se encontra, atualmente, em investimentos com títulos pós-fixados. A indicação é buscar títulos que sejam liquidados nos próximos dois ou três anos
  • Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) também são exemplos de títulos de renda fixa que, no curto prazo, podem se mostrar interessantes ao investidor

(Mônica Wanderley da Silva, Especial para o E-Investidor) – Em 17 de abril, o Banco Central anunciou ao mercado um reajuste para aumentar a taxa Selic de 2% para 2,75% ao ano — o primeiro reajuste de acréscimo feito nesse indicador desde julho de 2015. Na época, a taxa estava em 14,25% ao ano e, desde então, ocorreu uma progressão contínua de cortes até o percentual anterior de 2% — o menor já registrado na história.

Em 5 de maio, o Banco Central emitiu um novo comunicado aumentando novamente a Selic, que partia de 2,75% para 3,50% ao ano, abrindo margem para novos aumentos — de acordo com análises do mercado, é possível que a Selic termine 2021 a 5,5% ao ano.

De forma mais abrangente, as mudanças mais recentes na Selic fizeram muitos investidores avaliarem suas aplicações para entender o impacto gerado por um possível aumento da taxa e, quem sabe, redirecionar mais capital para a renda fixa. Mas será que o aumento atual vale modificações na estratégia de investimento?

A taxa Selic é utilizada para controlar a inflação e influencia outros indicadores econômicos, como IPCA e CDI. (Foto: RafastockBR/Shutterstock)

Entendendo a Selic

Criada em 1999, a Selic é a sigla de Sistema Especial de Liquidação de Custódia, que foi criado para regulação de juros. Todos os dias, são realizadas operações de empréstimos entre instituições financeiras, e a Selic é utilizada para apurar a taxa de juros dessas transações.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para entender como essa taxa funciona, é importante explicar que a Selic se divide em:

  • Selic Overnight, que é a taxa de juros praticada diariamente entre as instituições financeiras;
  • Selic Meta, que é a taxa-ano comunicada pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, é utilizada como guia para a Selic Overnight.

Como a Selic é a taxa básica de juros da economia, ela também afeta o desempenho dos indicadores IPCA e CDI, influenciando no controle da inflação. Quando a Selic está alta, quem tem dinheiro guardado em renda fixa ganha mais rentabilidade, porém há diminuição no consumo.

Quando a taxa está em baixa (como agora), as opções de empréstimo e compra se tornam mais vantajosas, porém o investimento em renda fixa é desencorajado. Isso faz as pessoas buscarem opções de rendimentos como a Bolsa de Valores.

Como a diminuição da Selic impacta na desvalorização do real frente ao dólar, os investimentos internacionais no Brasil também diminuem. Este, aliás, foi um dos fatores que motivou o aumento atual da taxa.

Então, é hora de investir em títulos que privilegiem esse indicador?

Em boletim divulgado no final de abril, o Banco Central estimou que a inflação em 2021 terminará o ano com alta de 5,04%. Como o valor da taxa Selic está em 3,50% ao ano, investimentos que se baseiam apenas nesse indicador fecharão 2021 com um rendimento menor do que o valor da inflação, ou seja, os investimentos que têm a rentabilidade da taxa-base terão o rendimento líquido negativo.

O mesmo ocorre para a poupança: com um ganho de 2,45% ao ano, ela não consegue superar os 5,04% da inflação. Por causa dessa conta que não fecha, os montantes deixados nela se desvalorizam, pois não conseguem acompanhar a inflação para, a partir desse ponto, rentabilizar.

De acordo com análises de mercado, essa discrepância entre inflação e Selic só seria contornada caso a taxa ficasse acima dos 7%. Portanto, esse não é o melhor momento para trocar de investimentos utilizando como base apenas o aumento atual.

E quais são os melhores investimentos de renda fixa que podem ser feitos atualmente?

Para analistas, a melhor alternativa para investir na renda fixa se encontra, atualmente, em investimentos com títulos pós-fixados. A indicação é buscar títulos que sejam liquidados nos próximos dois ou três anos.

A justificativa para essa escolha é de que o momento atual tem muitas variantes de incerteza: tanto as campanhas de vacinação, que sinalizam uma volta a algo parecido com a normalidade no início do próximo ano, como eventos do porte das eleições presidenciais de 2022.

Apesar do aumento da Selic, a grande maioria das aplicações de renda fixa conta com rendimentos menores do que a inflação projetada; investidores devem se planejar para reduzir perdas. (Foto: Patpitchaya/Shutterstock)

Analisando indicadores utilizados atualmente para a emissão de títulos pós-fixados, uma boa alternativa seria buscar papéis que estejam ligados ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), para garantir que o valor investido não sofra com perda no poder de compra.

Neste momento, é importante evitar investimentos indexados a uma possível alta da inflação, já que a tendência apresentada pelo Banco Central é de estagnação ou mesmo redução desse percentual.

Outras opções

Voltando a falar da taxa básica de juros, especialistas também avaliam a compra de títulos do Tesouro Selic dentro do modelo pós-fixado, apostando em um crescimento contínuo da taxa nos próximos anos.

Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) também são exemplos de títulos de renda fixa que, no curto prazo, podem se mostrar interessantes ao investidor. Porém, é importante lembrar que esses títulos contam com baixa liquidez, tornando-os impróprios para resgates antes do vencimento.

Dentro do mercado de renda variável, o aumento da taxa Selic pode impulsionar os papéis de bancos e seguradoras. As instituições podem se beneficiar em médio ou longo prazos, entre outros fatores, com a alta da Selic por conta da transferência de investimentos da renda variável para a fixa, feita por investidores de perfil conservador ou moderado.

Afinal, o aumento da Selic beneficia investimentos de renda fixa?

Apesar de os aumentos seguidos da Selic apresentarem uma tendência de crescimento gradual da taxa e, com isso, uma volta à valorização dos investimentos de renda fixa, esse cenário ainda não pode ser vislumbrado no momento.

Fonte: Banco Central do Brasil.