• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Ata do Copom fala em queda da Selic. Como esse sinal afeta os investimentos?

Comitê informou que o início da queda dos juros deve acontecer caso o processo desinflacionário persista

Por Daniel Rocha

27/06/2023 | 11:29 Atualização: 27/06/2023 | 11:52

Instituição manteve a Selic em 13,75% ao ano, sem dar sinais dos próximos passos. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Instituição manteve a Selic em 13,75% ao ano, sem dar sinais dos próximos passos. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A ata do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) sinalizou que o corte da taxa de juros pode acontecer em agosto, como o mercado deseja, caso o processo desinflacionário persista. O comunicado trouxe ânimo para os investidores nesta terça-feira (27) ao ponto do Ibovespa, principal índice da B3, iniciar as negociações com uma alta de 0,72% aos 119.095,20 pontos nos primeiros minutos do pregão.

Leia mais:
  • “Investidor deve se posicionar para não perder festa”, diz BB Asset
  • Os melhores CDBs para investir pensando no corte de juros
  • Trajetória de R$ 1 milhão: quanto tempo e dinheiro investir
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A ata chega como um alívio para o mercado, que estava “frustrado” com a ausência de uma sinalização favorável para o corte de juros no comunicado emitido logo após a reunião do Copom, no último dia 21 de junho. Na ocasião, o Comitê decidiu manter a taxa Selic a 13,75% ao ano, como o mercado já era previsto, mas evitou dar “pistas” sobre o fim do ciclo de aperto monetário. Agora, a mensagem da ata reforçou a narrativa do mercado, com o resultado do IPCA-15 de junho que mostrou uma desaceleração da inflação.

O indicador apresentou uma leve alta de 0,04% neste mês após registrar um crescimento de 0,51% em maio. “Os números – assim como os outros divulgados anteriormente – mostram um arrefecimento importante. Esses dados podem ajudar positivamente o cenário do Banco Central”, diz Gustavo Sung, da Suno Research. Mas o Banco Central ainda não está “convencido” de que o cenário segue propício para o corte de juros. Por isso, o colegiado aguarda a divulgação de novos dados para ter uma perspectiva mais consolidada da inflação no Brasil.

Oportunidades os investimentos

De qualquer forma, independente do corte de juros acontecer na próxima reunião em agosto ou não, as projeções do mercado já apontam um alívio na taxa de juros no segundo semestre. Segundo o último Boletim Focus, a previsão é que a Selic encerre 2023 no patamar de 12,25% ao ano, o que representa uma queda de 1,5% na taxa de juros. Com essa perspectiva no radar, os analistas de mercado afirmam que o atual momento é ideal para investir em ativos de renda variável.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“O investidor vai pegar boas companhias a múltiplos bem baratos e vai conseguir antecipar esse momento de ciclo de queda de juros, quando as ações devem valorizar bastante”, afirmou María Fontes, analista e co-fundadora da Nord, em entrevista ao E-Investidor no último mês sobre as expectativas para a queda dos juros. As oportunidades também surgem para os fundos imobiliários de tijolo que, assim como a maioria das ações da Bolsa, seguem com descontos de quase 30%.

Como mostramos nesta reportagem, os FIIs tendem a ficar também mais atrativos e o desempenho do IFIX já aponta para essa tendência. No acumulado de 2023, o índice que reúne os principais fundos do mercado apresenta uma alta de 8,24%. “Independentemente do ritmo desse corte, devemos ter um ambiente mais propício para ativos de risco, em que os investidores deverão voltar a olhar para instrumentos com maiores retornos”, diz Alessandro Correia, sócio e head de Agro da Vectis Gestão.

Renda fixa

Os ativos de renda fixa também não devem perder a atratividade, mas os investidores precisam ficar atentos à dinâmica do novo cenário econômico para possíveis mudanças no portfólio. Segundo Jacqueline Benevides, especialista de renda fixa e sócia na L4 Capital, os CDBs pós-fixados, por exemplo, devem continuar atrativos, mas não por muito tempo. Para ela, o prazo ideal para manter os títulos na carteira é até o fim do primeiro semestre de 2024.

A perspectiva dela acontece porque o ritmo de corte de juros será gradual e lento no Brasil, o que não deve trazer mudanças bruscas na rentabilidade dos ativos. “Vale mais a pena olhar para os prefixados com vencimentos superiores a dois anos, quando a Selic deve arrefecer de verdade”, diz. Veja mais sobre onde investir em renda fixa nesta reportagem.

* Com participação de Luíza Lanza

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Comitê de Política Monetária (Copom)
  • Conteúdo E-Investidor
  • Investimentos
  • Juros
  • Selic
Cotações
16/10/2025 12h18 (delay 15min)
Câmbio
16/10/2025 12h18 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Braskem (BRKM5) na mínima em 15 anos: vale a pena investir ou o barato sai caro?

  • 2

    Gol fora da Bolsa: analistas veem prêmio de 23% para investidor; migração para a Azul entra no radar

  • 3

    Herança na mira: cobrança de imposto muda com a reforma tributária; os ricos vão pagar mais?

  • 4

    Rating AAA tem risco? Corrida por papéis isentos cria distorção e crédito privado já paga menos que o Tesouro

  • 5

    Dólar e risco fiscal: estrategista-chefe da RB Investimentos diz o que barra a queda para R$ 4,80

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Cartão Primeira Infância Carioca: o que é o benefício lançado no Rio de Janeiro?
Logo E-Investidor
Cartão Primeira Infância Carioca: o que é o benefício lançado no Rio de Janeiro?
Imagem principal sobre o Cartão Primeira Infância: quem recebe Bolsa Família tem direito?
Logo E-Investidor
Cartão Primeira Infância: quem recebe Bolsa Família tem direito?
Imagem principal sobre o FGTS: 3 cidades de São Paulo que podem solicitar o saque calamidade
Logo E-Investidor
FGTS: 3 cidades de São Paulo que podem solicitar o saque calamidade
Imagem principal sobre o FGTS: qual o valor da parcela que será possível antecipar, após novas regras?
Logo E-Investidor
FGTS: qual o valor da parcela que será possível antecipar, após novas regras?
Imagem principal sobre o Auxílio Emergencial: dá para parcelar a devolução do benefício?
Logo E-Investidor
Auxílio Emergencial: dá para parcelar a devolução do benefício?
Imagem principal sobre o Salário-maternidade: o que é preciso fazer para receber o benefício do INSS?
Logo E-Investidor
Salário-maternidade: o que é preciso fazer para receber o benefício do INSS?
Imagem principal sobre o Lote extra do abono salarial: quem tem direito ao pagamento?
Logo E-Investidor
Lote extra do abono salarial: quem tem direito ao pagamento?
Imagem principal sobre o Lote extra do abono salarial: veja calendário dos próximos pagamentos de 2025
Logo E-Investidor
Lote extra do abono salarial: veja calendário dos próximos pagamentos de 2025
Últimas: Investimentos
Imóvel físico ou FII: o que vale mais com a queda da Selic em 2026? Veja quando entrar
Investimentos
Imóvel físico ou FII: o que vale mais com a queda da Selic em 2026? Veja quando entrar

Grandes agentes do setor imobiliário esperam crescimento em 2026, mas ainda muito comedido

16/10/2025 | 09h33 | Por Bruno Andrade
Estes três segmentos devem liderar o crescimento do mercado imobiliário nos próximos trimestres
Investimentos
Estes três segmentos devem liderar o crescimento do mercado imobiliário nos próximos trimestres

Especialistas apontam que o avanço do e-commerce somado às revisões em programas habitacionais ofuscarão parte do efeito negativo dos juros altos no País

16/10/2025 | 09h31 | Por Murilo Melo
Guerra comercial entre EUA e China cria efeito “duplo” para o Brasil: veja onde investir
Investimentos
Guerra comercial entre EUA e China cria efeito “duplo” para o Brasil: veja onde investir

Briga comercial eleva volatilidade dos mercados globais, mas abre janelas de oportunidades para o mercado brasileiro

16/10/2025 | 05h30 | Por Daniel Rocha
Tesouro IPCA+ 8%: entenda por que o juro tentador pode custar caro na carteira do investidor
Investimentos
Tesouro IPCA+ 8%: entenda por que o juro tentador pode custar caro na carteira do investidor

Títulos com vencimento em 2029 estão expostos ao risco de reinvestimento; entenda como funcionam

15/10/2025 | 17h43 | Por Leo Guimarães

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador