Investimentos

Guedes: Privatização de Eletrobras e Petrobras é segurança energética

Ministro disse que o modelo de monopólio no petróleo leva a subinvestimento crônico

Paulo Guedes falou sobre privatização de Eletrobras e Petrobras an Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
  • "Tínhamos diagnóstico que o Brasil está preso em modelo obsoleto de exploração de recursos naturais, principalmente em relação ao monopólio vertical", disse o ministro

Por Thaís Barcellos e Eduardo Rodrigues – O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a citar na manhã desta terça-feira (12) o processo de privatização em etapas da Eletrobras e também da Petrobras, que já vendeu distribuidoras. O ministro afirmou que a razão para desestatização de empresas não é ideologia, mas segurança energética, e que o modelo de monopólio no petróleo leva a subinvestimento crônico.

Guedes afirmou que antes da guerra na Ucrânia o governo tinha preferência para um abordagem estruturante em relação à política de preços de combustíveis e de reformas.

“Tínhamos diagnóstico que o Brasil está preso em modelo obsoleto de exploração de recursos naturais, principalmente em relação ao monopólio vertical. No monopólio, por definição, está explorando para o consumidor, quando é verticalizado (como era com Eletrobras e Petrobras) é mais grave.”

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Guedes e o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, prestam esclarecimentos sobre a política nacional de preços e abastecimento de combustíveis na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.