Investimentos

Investidores brasileiros apostam na alta do ‘índice do medo’ nos EUA

Estudo mostra que o UVXY, ETF ligado ao VIX, é o mais negociado por brasileiros no exterior

Investidores brasileiros apostam na alta do ‘índice do medo’ nos EUA
Vix, o termômetro do medo na bolsa (Foto: Evanto Elements)
  • No mercado norte-americano, existe um índice que mede a volatilidade das opções de ações que fazem parte do S&P 500 - uma espécie de termômetro da incerteza dos investidores
  • Esse indicador é o VIX, conhecido como ‘Índice do Medo’. Ele costuma disparar quando a percepção de risco em torno dos ativos cresce no mundo
  • Segundo levantamento feito pela Stake, o ETF que aposta na alta do VIX, conhecido como UVXY, é o mais negociado por investidores brasileiros no exterior durante o 1º semestre de 2021

No mercado norte-americano, existe um índice que mede a volatilidade das opções de ações que fazem parte do S&P 500 – uma espécie de termômetro da incerteza dos investidores. Esse indicador é o VIX, conhecido como ‘Índice do Medo’. Ele costuma disparar quando a percepção de risco em torno dos ativos cresce no mundo – motivo pelo qual serve de ‘alerta’ para a chegada de grandes crises financeiras.

De acordo com um levantamento exclusivo feito pela plataforma de investimentos Stake, é justamente o ETF que aposta na alta do VIX, conhecido como UVXY, o mais negociado por investidores brasileiros no exterior durante o 1º semestre de 2021. Os ETFs são fundos de investimento negociados em Bolsa na forma de ações, que buscam replicar o comportamento de determinado indicador.

Rodrigo Lima, analista de investimentos da Stake, explica o interesse pelo ETF que mede o nível de ‘pânico’ dos mercados. “No Brasil, apostar em volatilidade é sempre muito caro e implica em realizar operações complexas envolvendo derivativos como opções”, afirma. “A facilidade e o baixo custo de comprar um ETF que replica o VIX podem ter sido alguns dos motivos que levaram os investidores a comprarem muitas cotas do UVXY em um semestre marcado pelo medo do retorno à inflação nos EUA.”

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No ranking da Stake ainda aparecem fundos de índices relacionados a setores que ainda são muito sub-representados no Brasil. Logo na sequência do UVXY, por exemplo, está o ETF FNGU, que segue o desempenho das big techs, as gigantes de tecnologia das bolsas americanas, como Facebook, Apple e Amazon. Já o terceiro lugar é ocupado pelo fundo de índice ‘MJ’, lastreado no setor de cannabis, cujas opções de investimento domésticas são escassas.

“Por se tratarem de setores disruptivos, selecionar quais empresas serão as vencedoras pode ser uma tarefa difícil. Por isso, muitos investidores que desejam diversificar acabam optando por investir em fundos de índice”, diz Lima.

As aplicações com exposição em metais preciosos e que replicam o desempenho de indicadores importantes, como S&P 500 (VOO) e Nasdaq (QYLD), também ocupam lugar entre os favoritos dos brasileiros no exterior. Contudo, o analista da Stake ressalta que é preciso conhecer bastante o ETF, para não ter surpresas negativas com o investimento.

O QYLD, por exemplo, é um ETF com uma proposta interessante, de investir na Nasdaq e realizar o lançamento de opções cobertas para gerar uma renda extra ao investidor. No entanto, ele está em queda de cerca de -1,3% no acumulado do ano, enquanto a Nasdaq sobe mais de 14% no mesmo período.

Veja os 10 ETFs estrangeiros mais negociados por brasileiros no 1º semestre de 2021:

Ranking

Ticker e ETF

Descrição

Ticker: UVXY

ETF: ProShares Ultra VIX Short-Term Futures

Investe em futuros do VIX, índice de volatilidade das opções da bolsa de Chicago, com alavancagem de 1,5x

Ticker: FNGU

ETF: Bank of Montreal MicroSectors FANG+ Index 3X Leveraged

Investe em grandes empresas de tecnologia como Facebook, Amazon, Apple, Netflix, Google com alavancagem de 3x

Ticker: MJ

ETF: ETFMG Alternative Harvest

Investe em diversas empresas do setor de Cannabis

Ticker: IAU

ETF: Gold Trust iShares

Investe na aquisição de ouro físico

Ticker: URA

ETF: Global X Uranium

Investe em companhias relacionadas à mineração de urânio e à produção de componentes para energia nuclear

Ticker: QQQ

ETF: Invesco QQQ Trust Series 1

Replica o índice Nasdaq 100, com grande peso para empresas de tecnologia

Ticker: VOO

ETF: S&P 500 Vanguard

Replica o índice S&P 500, principal índice de ações americanas

Ticker: QYLD

ETF: Global X NASDAQ 100 Covered Call

Replica o índice Nasdaq 100 mas também realiza o lançamento de opções cobertas para gerar remuneração extra ao cotista

Ticker: VNQ

ETF: REIT Vanguard

Investe em diversas companhias que gerenciam REITs (fundos imobiliários no mercado americano)

10ª

Ticker: SRET

ETF: Global X SuperDividend REIT ETF

Investe em 30 companhias administradoras de REITs globais, focando em boas pagadoras de dividendos

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos