Investimentos

Renda de aluguéis sem ter um imóvel? Sim, é possível!

Renda de aluguéis sem ter um imóvel? Sim, é possível!
Foto: Pixabay
  • Muitas pessoas sonham em adquirir imóveis e alugá-los para conseguir renda extra, ou até mesmo obter um lucro pensando em uma futura venda desse imóvel
  • Há a possibilidade de obter rendimento com aluguéis, a partir do investimento de baixo valor inicial, por meio de fundos de investimento imobiliário (FII)
  • É importante que o investidor esteja atento e considere os riscos envolvidos

Já pensou na possibilidade de ter renda de aluguéis sem precisar comprar um imóvel? Muitas pessoas sonham em adquirir imóveis e alugá-los para conseguir renda extra, ou até mesmo obter um lucro pensando em uma futura venda desse imóvel. Mas esse processo nem sempre é tão acessível ou desejável: do lado financeiro, envolve dispor uma soma considerável de recursos (se descapitalizar), custear despesas com impostos, manutenção entre outros.

Do lado da gestão, há a necessidade de acompanhar os pagamentos, lidar com inquilinos (aqui poderá existir o efeito surpresa: bons ou maus inquilinos?), contratos, cartórios, e assim por diante. Além disso, o investimento direto em um imóvel tem o risco de liquidez, pois, em uma situação emergencial, a venda do imóvel pode não ocorrer no prazo desejado ou necessário, além da burocracia envolvida.

Mas, calma! O objetivo deste artigo não é dizer que investir em imóveis diretamente pode não ser vantajoso, mas sim, lançar luz sobre o tema e, dependendo do seu desejo ou necessidade, abrir uma nova possibilidade!

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Você sabia que no mercado de capitais há a possibilidade de obter rendimento com aluguéis, a partir do investimento de baixo valor inicial, por meio de fundos de investimento imobiliário (FII)?

Os FIIs são produtos que reúnem recursos de diversos investidores e os alocam efetivamente no mercado imobiliário, como em hotéis, shopping centers, prédios residenciais, entre outros. Essa alocação não ocorre de forma aleatória. Cada Fundo de Investimento Imobiliário é gerido por um gestor profissional, que tem como objetivo justamente rentabilizar o fundo e, para cumprir com essa tarefa, precisa avaliar cuidadosamente todas as variáveis que possam impactar o preço dos ativos que compõem o fundo: acompanhar os índices de vacância (percentual das unidades que estão disponíveis para locação: nesse caso, quanto menor o índice de vacância, melhor), como anda o mercado imobiliário naquela região, entre outras!

“Um dos principais diferenciais de FII é a renda recorrente, que, geralmente, é paga de forma mensal, e também o fato de ser isenta de imposto de renda para pessoa física. O rendimento provém dos dividendos, os ‘aluguéis’, que são distribuídos frequentemente aos investidores”, explica Gabrielly Solla, especialista do time de Fundos & Carteira da Ágora Investimentos.

Cada fundo de investimento imobiliário tem suas características próprias, mas os pagamentos dos rendimentos são garantidos pela distribuição de, ao menos, 95% dos lucros aos cotistas, obrigatória por lei.

É importante que o investidor esteja atento e considere os riscos envolvidos. Um deles é o risco de mercado, podendo haver desvalorização do preço da cota do fundo. Os fatores que interferem diretamente no preço da cota são alterações nas taxas de juros, inflação, vacância física dos imóveis que fazem parte do patrimônio do fundo, entre outros.

Publicidade

Com relação à liquidez, ou seja, transformar o investimento nos FIIs em dinheiro, como as cotas dos FIIs são negociadas em bolsa, como as ações, possuem muito mais liquidez do que o investimento em um imóvel físico, mas é importante se atentar aos riscos envolvidos.

Sobre os riscos, Solla afirma que, por ser “um investimento de renda variável, os ativos estão expostos à variação de mercado, assim como acontece com as ações. Mas, de modo geral, os FII possuem menos oscilações do que as ações, podendo ser um produto atraente para investidores com perfil a partir de moderado”.

Por fim, os FIIs podem ser um importante instrumento para diversificação do portfólio dos investidores que desejem atrelar parte de sua carteira de investimentos, à imóveis. Dentro do investimento em imóveis, ainda é possível aumentar a diversificação, priorizando determinados tipos de imóveis (centros comerciais, hospitais, entre outros) e também a diversificação geográfica ou seja, considerando a localização física desses imóveis.

Gostou desta modalidade de investimento? Aprenda como funcionam na prática os FII e quais são as estratégias utilizadas para diversificar sua carteira no mercado imobiliário. Na plataforma Ágora Academy, você encontra o curso “Aliados da diversificação: fundos de investimento”, que apresenta as características de cada tipo de fundo, os riscos envolvidos e quando utilizar cada um deles.

Acesse o site e faça seu cadastro, gratuitamente. Utilize o cupom INVESTIDOR30 e garanta 30% de desconto no curso.

Publicidade

Este material é distribuído com o objetivo de prover informação e não configura oferta ou recomendação de produto. As informações contidas são consideradas confiáveis na data da sua publicação. Consulte os riscos das operações e a compatibilidade com seu perfil antes de investir, evitando operações inadequadas ou que estejam desenquadradas do seu perfil no momento da adesão. Para mais informações, acesse o site academy.agorainvestimentos.com.br.

Web Stories

Ver tudo
<
Não é na gaveta: confira 6 lugares onde você pode achar dinheiro esquecido
Ouro e joias: entenda como funciona o penhor da Caixa
Como descobrir qual a minha classe social? Veja aqui
Casa própria: onde fica o metro quadrado mais caro do Brasil?
Minha Casa, Minha Vida: até quanto posso ganhar para participar do programa?
Quem ganha 10 mil é de qual classe social?
7 dicas para quem deseja iniciar a compra da casa própria
Como sacar o prêmio do Dia de Sorte?
Anfitriões do Airbnb são obrigados a declarar seus ganhos no IR?
5 passos para comprar passagens aéreas baratas e voar com desconto
Usa Airbnb? Esta mudança pode afetar o seu bolso
Quem ganha R$ 3 mil é de qual classe social?
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos