• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

O que esperar dos FIIs em fevereiro após o IFIX fechar janeiro no azul

Ao contrário do Ibovespa, índice teve performance positiva no mês de fevereiro

Bruno Andrade é repórter do E-Investidor
Por Bruno Andrade

01/02/2024 | 18:18 Atualização: 01/02/2024 | 18:20

(Imagem: Envato Elements)
(Imagem: Envato Elements)

O Índice de Fundos Imobiliários (IFIX) subiu 0,7% em janeiro, indo de 3.311,43 pontos para 3.333,51 pontos. Segundo Wellington Lourenço, analista da Ágora Investimentos, esse otimismo nos fundos imobiliários aconteceu por causa do ciclo de queda de juros.

Leia mais:
  • As ações mais indicadas pelas corretoras para fevereiro
  • Como a possível eleição de Trump nos EUA impacta os investimentos?
  • Veja se é melhor alugar um carro ou ir de ônibus para viajar no Carnaval
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Esse afrouxamento monetário no Brasil tem sido positivo para o mercado dos fundos imobiliários. Eu tenho dito isso desde agosto do ano passado, por isso tenho essa estimativa positiva para o setor”, afirma Lourenço.

Na quarta-feira (31), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central cortou a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 0,5 ponto porcentual, fazendo a taxa ir de 11,75% para 11,25% ao ano.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Segundo o boletim Focus desta semana, o mercado financeiro precifica que a Selic deve encerrar 2024 em 9% ao ano. Esse ciclo de corte de juros é o que deixa os analistas ainda mais animados para o mês de fevereiro.

Lourenço comenta que não há nenhuma mudança estrutural e que as premissas seguem positivas. “O investidor que buscar aportar em fundos imobiliários no mês de fevereiro para o longo e médio prazo tende a surfar nesse ciclo queda de queda juros, que vai continuar até o fim do ano”, argumenta.

Outro ponto que deixa os analistas otimistas para o mês de fevereiro é que a resiliência dos fundos imobiliários foi comprovada em janeiro. Pedro Galdi, da Mirae Asset lembra que o Ibovespa recuou 4,79%, o que não aconteceu com o IFIX.

“Claro que o desempenho do IFIX foi baixo, o índice praticamente andou de lado. No entanto, ele não teve a correção enfrentada pelo mercado de ações, que sofreu por causa da expectativa de que o Federal Reserve adiaria o início do corte de juros para maio, afetando os fluxos de países emergentes como o Brasil. O IFIX resistiu bem a essa pressão”, explica Galdi.

Publicidade

Mesmo com esse otimismo para o setor, Carolina Borges, analista da EQI Investimentos, acredita que o investidor deve tomar cautela em fevereiro, principalmente por causa da alta que o segmento passou em janeiro. “A alta dos fundos imobiliários de modo generalizado reduz a margem de segurança, pois pode haver correções, o que exigirá uma cautela do investidor em relação ao que comprar, prezando pela qualidade – imóveis, bem localizados, moderado risco de crédito e boa gestão”, explica.

A especialista também alerta para as emissões de cotas, conhecidas como follow-on no jargão do mercado. Ela comenta que tais ofertas tendem a gerar mais volatilidade no mercado, lembrando o caso do XP Malls (XPML11) e do BTG Pactual Logística (BTLG11).

“Ambos fizeram emissões de novas cotas e viram seus preços caírem em janeiro”, alerta a analista. Entretanto, ela concorda com Galdi e Lourenço e diz que as estimativas para os fundos imobiliários em fevereiro é de valorização e bom desempenho.

A recomendação dos analistas

Nas carteiras da EQI, Mirae Asset e Genial Investimentos, há recomendação para o BTG Pactual Crédito Imobiliário (BCTCI11). A Ágora Investimentos ainda não possui recomendações para fevereiro.

O BTG Pactual Crédito Imobiliário é um fundo de papel e tem como objetivo realizar investimentos imobiliários de longo prazo, principalmente por meio de certificados de recebíveis imobiliários (CRIs).

Publicidade

Segundo os analistas da Genial Investimentos, esse fundo tem seu portfólio formado por CRIs e está 67% alocado em IPCA com juro real médio de 7,2% ao ano. Dentre seus devedores encontram-se empresas com boa qualidade de crédito como o Grupo Pão de Açúcar (PCAR3).

“Nossa recomendação se baseia no carrego de IPCA+8,38%, devedores com uma boa qualidade de crédito, boa exposição setorial, e uma composição equilibrada de indexadores, utilizando CDI e IPCA, visando maximizar os rendimentos no curto e médio prazo com boa relação risco-retorno”, explicam os analistas da Genial.

No entanto, o BTG Pactual Crédito Imobiliário não é o favorito de cada analista. Galdi, da Mirae Asset, tem como favorito para fevereiro o Bresco Logística (BRCO11). Enquanto os analistas da Genial possui três fundos como favoritos para fevereiro, são eles: Malls Brasil (MALL11), RBR Alpha Fundo de Fundos (RBRF11) e o Plural Recebiveis Imobiliarios (PLCR11). A EQI não revelou a sua top pick para fevereiro.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Ágora Investimentos | E-Investidor
Cotações
01/04/2026 4h46 (delay 15min)
Câmbio
01/04/2026 4h46 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Turbulência no Tesouro: oportunidades e riscos dos títulos públicos com guerra, leilões e circuit breakers

  • 2

    Ouro cai com guerra no Irã, pressiona ETFs e desafia tese de “porto seguro”

  • 3

    Ouro, dólar e bitcoin: o que funciona como proteção e o que representa ativo de risco?

  • 4

    Ibovespa hoje ignora guerra e sobe acima de 182 mil pontos, com impulso das ações da Petrobras e da Vale

  • 5

    Ibovespa hoje sobe com aposta em fim da guerra; Vale (VALE3) salta mais de 3%

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Bolsa Família: quando o bloqueio do benefício pode acontecer?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: quando o bloqueio do benefício pode acontecer?
Imagem principal sobre o Salário-maternidade: quem pode solicitar o benefício em 2026?
Logo E-Investidor
Salário-maternidade: quem pode solicitar o benefício em 2026?
Imagem principal sobre o Salário-maternidade rural: passo a passo para solicitar o benefício
Logo E-Investidor
Salário-maternidade rural: passo a passo para solicitar o benefício
Imagem principal sobre o Aposentados e pensionistas INSS: qual final do benefício recebe hoje (31)?
Logo E-Investidor
Aposentados e pensionistas INSS: qual final do benefício recebe hoje (31)?
Imagem principal sobre o Benefício de Prestação Continuada: qual final do benefício recebe hoje (31)?
Logo E-Investidor
Benefício de Prestação Continuada: qual final do benefício recebe hoje (31)?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: qual NIS recebe hoje (31)?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: qual NIS recebe hoje (31)?
Imagem principal sobre o Salário-maternidade rural: passo a passo para solicitar o benefício
Logo E-Investidor
Salário-maternidade rural: passo a passo para solicitar o benefício
Imagem principal sobre o Benefício de Prestação Continuada: qual final do benefício recebe hoje (30)?
Logo E-Investidor
Benefício de Prestação Continuada: qual final do benefício recebe hoje (30)?
Últimas: Investimentos
Ibovespa cai em março com impacto da guerra e entra em abril sob pressão
Investimentos
Ibovespa cai em março com impacto da guerra e entra em abril sob pressão

Após renovar recordes no início do mês, índice recua com aversão ao risco global, mas ainda garante o melhor trimestre desde 2020

31/03/2026 | 18h14 | Por Murilo Melo
Nvidia bate recordes, mas ações recuam 10% no 1T26: o ciclo de IA ainda vale a aposta?
Investimentos
Nvidia bate recordes, mas ações recuam 10% no 1T26: o ciclo de IA ainda vale a aposta?

Após resultado recorde no 4T25, a dúvida dos investidores migrou para uma questão mais difícil: quanto vale continuar apostando na IA?

31/03/2026 | 05h30 | Por Murilo Melo
Nem toda empresa de IA vai entregar lucro: saiba separar as vencedoras das promessas em 2026
Investimentos
Nem toda empresa de IA vai entregar lucro: saiba separar as vencedoras das promessas em 2026

Entusiasmo no setor começa a dividir espaço com dúvidas sobre a real entrega de valor das companhias; especialistas mostram onde está o risco e se ainda faz sentido aplicar o dinheiro

31/03/2026 | 05h30 | Por Murilo Melo
O recado do Federal Reserve sobre guerra, inflação e o futuro dos juros nos EUA
Investimentos
O recado do Federal Reserve sobre guerra, inflação e o futuro dos juros nos EUA

Em evento nos EUA, Jerome Powell reconheceu que guerra no Oriente Médio exige postura mais cautelosa; mas defendeu esperar antes de tomar qualquer medida

30/03/2026 | 17h29 | Por Luíza Lanza

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador