Publicidade

Investimentos

Guedes: aversão a risco é fenômeno global, mas País projeta crescimento

Guedes diz que apesar do risco de recessão mundial, o Brasil elevou a projeção para o crescimento econômico

Guedes: aversão a risco é fenômeno global, mas País projeta crescimento
Ministro da Economia, Paulo Guedes falou que aversão ao risco acontece em todo o mundo. Foto: REUTERS/Adriano Machado
  • Analistas de mercado consultados pelo Banco Central estimaram uma alta de 1,59% para o PIB de 2022
  • O ministro ainda declarou que o fluxo de investimentos para o Brasil deve aumentar com reconfiguração de cadeias produtivas globais

Por Eduardo Rodrigues e Antonio Temóteo – O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou há pouco que existe um aumento da aversão a risco em todo o mundo. Segundo ele, a inflação mundial está subindo e as projeções para o crescimento econômico dos países desenvolvidos estão caindo, com risco de recessão na Europa e nos Estados Unidos. As declarações foram feitas durante a coletiva de divulgação do Boletim Macrofiscal.

Segundo Guedes, enquanto há risco de recessão mundial, o Brasil aumentou a projeção para o crescimento econômico e a inflação começa a descer. De acordo com a grade de parâmetros divulgada há pouco pela Secretaria de Política Econômica (SPE), a estimativa para a expansão da atividade em 2022 passou de 1,50% para 2,00%, como adiantou ontem o Broadcast.

Já a projeção da pasta para 2023 foi mantida em 2,50%. No último relatório Focus, os analistas de mercado consultados pelo Banco Central estimaram uma alta de 1,59% para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2022. Para 2023, a estimativa no Focus é de alta de apenas 0,50%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Já se fala abertamente em recessão nos EUA e inflação continua subindo nos EUA e na Europa. A inflação brasileira deve começar a descer. Se o momento é de emergência e difícil, há enorme oportunidade para economia brasileira”, disse.

O ministro ainda declarou que o fluxo de investimentos para o Brasil deve aumentar com reconfiguração de cadeias produtivas globais. Além disso, ele ressaltou que o mercado de trabalho deve continuar forte e a arrecadação segue batendo recorde. “Apesar do ambiente de guerra geopolítica, continuamos reaquecendo a economia”, afirmou.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos