Investimentos

Investir em imóveis dá retorno real? Veja o que aconteceu nos últimos 10 anos

Descubra quanto foi o ganho de quem investiu no mercado imobiliário (aluguel ou venda) em relação à inflação

Investir em imóveis dá retorno real? Veja o que aconteceu nos últimos 10 anos
(Foto: SeanPavonePhoto/Envato Elements)
  • O investimento em imóveis perdeu para a inflação nos últimos 10 anos
  • Isso significa que o investidor que comprou um imóvel em 2012 e alugou, ganhou menos com os aluguéis em relação a investimentos atrelados a inflação
  • O mesmo ocorreu com quem adquiriu um imóvel em 2012 e o vendeu 10 anos depois, em 2022

O investimento em imóveis perdeu para a inflação nos últimos 10 anos. De acordo com o Índice FipeZAP+ Locação Residencial, que mede o rendimento médio dos aluguéis residenciais, entre 2012 e 2022 a rentabilidade média acumulada das locações foi de 44,17%. Já os imóveis valorizaram cerca de 49,74% no período.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação no País, e o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), conhecido como a “inflação do aluguel”, acumularam altas de 90,21% e 145,32%, respectivamente, na última década. Os dados foram levantados por Einar Rivero, head comercial do TradeMap.

 

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Isso significa que o investidor que comprou um imóvel em 2012 e alugou ganhou menos com os aluguéis em relação a investimentos atrelados a inflação – como é o caso do título público Tesouro IPCA+ ou fundos que seguem o IGP-M. O mesmo ocorreu com quem adquiriu um imóvel em 2012 e o vendeu 10 anos depois, em 2022.

Aluguéis e compra e venda de imóveis também perderam para as aplicações atreladas a taxa básica de juros Selic e ao CDI (taxa próxima à Selic), que indexam uma série de ativos de renda fixa, como o Tesouro Selic e Certificados de Depósitos Bancários (CDBs).

Veja nesta matéria as perspectivas para o mercado imobiliário e aplicações financeiras ligadas aos juros.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos