Investimentos

Aprenda a identificar uma empresa comprometida com uma agenda ESG

Estudo mostra que a adoação de práticas ESG melhora a reputação e a lucratividade das empresas

Aprenda a identificar uma empresa comprometida com uma agenda ESG
Marcos Ivo, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Klabin (Crédito: Klabin)
  • A pauta ESG está na ordem do dia. Cada vez mais empresas se empenham na busca de melhores práticas ambientais, sociais e de governança. A pandemia deixou claro que práticas de indivíduos ou empresas têm grande impacto coletivo
  • Mas será que empresas com esses princípios entregam melhores resultados ao investidor? E como identificar as companhias que de fato possuem esse tipo de engajamento?
  • Nesta quarta-feira (26), uma live do E-Investidor com Marcos Ivo, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Klabin, abordará esse assunto

Não é de hoje que a sigla ESG está no radar do mercado financeiro. A preocupação com a sustentabilidade tem gerado reflexões sobre a função social das empresas e o papel do setor privado na solução de problemas como a fome, a pobreza e as agressões ao meio-ambiente. A pandemia do coronavírus tornou essa discussão ainda mais pertinente, ao revelar como ações e omissões de indivíduos ou grupos podem ter enorme impacto coletivo.

No mundo corporativo isso se reflete em um número cada vez maior de empresas que têm se empenhado na busca de melhores práticas ambientais, sociais e de governança (que compõem a sigla em inglês ESG). Além de fazer sua parte na construção de um mundo mais ético, saudável e justo, essas companhias também podem conseguir resultados financeiros melhores, inclusive para os investidores.

Um estudo realizado pela Ágora Investimentos concluiu que a adoção de uma agenda ESG traz diversos impactos positivos para uma empresa, como vantagens competitivas, melhora de reputação, maior lucratividade e até uma melhora em seu valuation ao longo do tempo.

Por que as práticas ESG trazem resultados?

De acordo com o relatório da Ágora, empresas preocupadas com questões ESG tendem a se destacar em seus nichos, já que o consumo consciente é uma tendência mundial. Além disso, constroem um bom relacionamento com o governo e a população, pois reconhecem seu papel de agentes transformadores da sociedade, sem colocar o lucro acima de tudo.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Isso não quer dizer que essas companhia ganham menos dinheiro ao pautar valores sustentáveis no dia a dia. Ao contrário. “Elas tendem a ter um negócio mais bem estruturado e uma qualidade superior de gestão, o que leva a um melhor desempenho sob o aspecto financeiro”, comenta Marcelo Nantes, superintendente de gestão de fundos da Bradesco Asset Management. “Com isso, também se tornam bons investimentos.”

Além disso, o próprio mercado financeiro precifica positivamente as questões ESG nas ações das empresas, o que significa um prêmio em seu valuation ao longo do tempo.

Como saber se a empresa em que você investe adota a agenda ESG

Cada vez mais empresas têm assumido um compromisso com a pauta ESG em seus negócios. Porém, será que os investidores têm acesso a esses dados e conseguem acompanhar de perto as práticas de sustentabilidade alardeadas pelas companhias?

A resposta é sim. “As instituições têm demonstrado interesse cada vez maior em levar esses dados aos investidores”, diz Ricardo França, analista de research da Ágora Investimentos. O analista afirma que é crescente a demanda dos investidores nesse sentido. E as companhias percebem que a pauta ESG agrega valor econômico, além de ser bom para a imagem delas.

A forma mais direta de visualizar as atitudes das empresas em direção a práticas ESG são os relatórios anuais. Neles, além dos resultados econômicos, são detalhadas todas as realizações no campo da sustentabilidade.

A mídia também permite aos interessados acompanharem as práticas ESG das empresas e também suas omissões nesse sentido. Assuntos ligados a problemas ambientais, sociais e de governança sempre são destaque entre os veículos de comunicação.

Publicidade

Há ainda as análises de casas de investimentos e certificações. Nelas, profissionais de gestoras e corretoras fazem um diagnóstico das empresas e podem ajudar os investidores a escolher ações de empresas com boas práticas ESG e entender como essas empresas de fato atuam nesse aspecto.

Para avançar mais sobre esse assunto tão relevante, o E-Investidor fará uma live nesta quarta-feira (26) com a participação de Marcos Ivo, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Klabin.

Durante a conversa, ele responderá dúvidas ao vivo pelo YouTube e LinkedIn do E-Investidor, do Estadão. Inscreva-se!

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos