2020 foi um ano difícil para qualquer investidor, principalmente para quem tinha posições em fundos imobiliários. Em março do ano passado, o IFIX, principal índice do País de FIIs, despencou para os 2,3 mil pontos – patamar que não era visto desde dezembro de 2018.
Como se não fosse suficiente, apenas 28,14% de todos os FIIs negociados apresentaram retorno positivo no acumulado do ano, segundo informações da plataforma de investimentos SmartBrain. A rentabilidade dos ativos derreteram cerca de 40% no ano.
No entanto, o cenário para os FIIs em 2021 mostrou uma perspectiva diferente. A base de investidores já superou a marca de 1,25 milhão em fevereiro deste ano – pouco mais que o dobro do registrado há 12 meses, com cerca de 645 mil pessoas físicas no mercado listado.
“Os fundos imobiliários continuam atraindo um número crescente de investidores e têm mostrado menos volatilidade em relação a outros mercados”, diz Vitor Bidetti, CEO da Integral Brei, que faz estruturação e gestão de FIIs.
Mesmo com o estrago causado pela pandemia, alguns FIIs conseguiram dar a volta por cima e entregar rentabilidade positiva entre março de 2020 e março de 2021. É o que mostra o levantamento realizado pela fintech SmartBrain, a pedido do E-Investidor. No total, 60 fundos imobiliários ficaram no azul, o equivalente a 33% de todos os transacionados na bolsa de valores brasileira.
Comparando com o desempenho médio das cotações dos fundos imobiliários, o índice IFIX acumula valorização de 14,70% nos últimos 12 meses, aos 2,8 mil pontos. Apesar de operar no campo positivo, o índice de referência de FIIs ainda não recuperou o patamar pré-crise, quando estava na faixa dos 3 mil pontos.
Em primeiro lugar no ranking temos o Iridium Recebíveis Imobiliários (IRDM11), que despontou com 52,5% de rentabilidade no período. Na sequência, completam o top 3 o fundo Ouro Verde Desenvolvimento Imobiliário (ORPD11), com alta de 42,9%, e Even Permuta Kinea (KINP11), com 36,31%.
Publicidade
Outro ponto interessante do levantamento é que, até agora, no acumulado de 2021, 79 FIIs tiveram performance positiva, o que equivale a 40% do total de fundos imobiliários negociados na B3.
Confira a lista com os FIIs que renderam mais de 10% neste período: