O que este conteúdo fez por você?
- Nos últimos anos, mercado imobiliário em Portugal experimentou um crescimento significativo, o que tem atraído muitos estrangeiros, incluindo brasileiros, em adquirir imóveis para essa finalidade
- Algumas das razões para esse cenário são: valorização e rentabilidade dos aluguéis, desconfiança em relação ao sistema financeiro europeu, valorização dos preços dos imóveis, incentivo fiscal e aumento da segurança
O mercado imobiliário em Portugal tem despertado o interesse de investidores devido às oportunidades de alto retorno financeiro. Nos últimos anos, o setor experimentou um crescimento significativo, o que tem atraído muitos estrangeiros, incluindo brasileiros, em adquirir imóveis para essa finalidade.
Leia também
Uma das principais razões para esse movimento é a valorização dos aluguéis. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística de Portugal, os preços dos aluguéis de moradias aumentaram significativamente, registrando um salto de 10,6% no último trimestre de 2022 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Essa demanda tem impulsionado os valores, tornando-os atrativos para investidores.
Além disso, a desconfiança em relação ao sistema financeiro europeu tem levado os investidores portugueses a direcionarem suas economias para o mercado imobiliário, aumentando ainda mais o interesse no setor. Esse cenário tem se refletido na diversidade de compradores estrangeiros que têm adquirido imóveis em Portugal, incluindo brasileiros e americanos.
Publicidade
A rentabilidade é outro fator que torna o mercado imobiliário português bem atrativo. Segundo especialistas do setor, os retornos obtidos com aluguéis de imóveis em Portugal podem chegar a 8% a 9%, números considerados bastante elevados em comparação com outros países europeus, que geralmente oferecem taxas entre 3% e 4%. Essa alta rentabilidade se deve, em parte, à falta de imóveis disponíveis para aluguel, o que tem levado alguns locatários a adiantarem os pagamentos por um ano inteiro.
Redução de taxas
Outro ponto a ser considerado é a recente mudança na cobrança de impostos sobre os aluguéis em Portugal. O governo reduziu as taxas, tornando o mercado de locação ainda mais atrativo. Proprietários que disponibilizarem seus imóveis para locação por um período de cinco anos terão uma redução significativa nos impostos cobrados sobre os rendimentos.
Em paralelo, o mercado imobiliário português tem se mostrado mais seguro e estável quando comparado aos anos anteriores. Após a crise de 2008, em que muitos compradores e incorporadores estavam sobrecarregados com dívidas, houve uma restruturação no setor. Os bancos passaram a conceder menos crédito, resultando em uma diminuição na taxa de inadimplência dos portugueses. Isso, aliado à presença de fundos internacionais como principais incorporadores, torna o mercado imobiliário português uma opção segura para investimentos.
APURAÇÃO: Rebecca Crepaldi
**Texto produzido com ajuda de inteligência artificial (IA)
Publicidade