• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Preço na renda fixa cai e abre oportunidades em crédito privado

Entenda os riscos do segmento no curto, médio e longo prazo

Por Ernani Fagundes

14/05/2020 | 9:22 Atualização: 30/12/2020 | 10:20

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

A forte queda de preço dos ativos de renda fixa em março se transformou em oportunidades para os investidores em abril e maio, mas ainda há muitos riscos no horizonte de curto, médio e longo prazo. Depois de uma baixa de 4,12% do Índice de Debêntures da Anbima (IDA-Geral) em março, o indicador avançou 0,88% em abril, mas ainda conserva uma desvalorização de 3,28% no ano.

Leia mais:
  • ‘Não é vergonha ir para a renda fixa’, diz presidente do Bradesco
  • Bradesco projeta Selic de 2,25% no final de 2020
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Com a baixa nos preços dos papéis, se abriu uma janela de oportunidades para crédito privado, em debêntures e fundos de infraestrutura”, diz Rudolf Gschliffner, superintendente executivo de produtos da Santander Asset Management.

Ele tem razão sobre o desconto nos preços. De acordo com os dados do último boletim mensal de renda fixa da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), no caso das debêntures incentivadas de infraestrutura – isentas do imposto de renda para pessoas físicas e estrangeiros -, o IDA-IPCA Infraestrutura teve um reação positiva de 1,99% em abril após queda de 4,52% em março.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Mas esse índice que serve de referência para o mercado de crédito privado ainda registra uma desvalorização de 2,61% no ano. Em outras palavras, as debêntures incentivadas e os fundos de infraestrutura estão com preços e cotas bem menores que no final do ano passado.

Mas vale alertar que essas aplicações em debêntures comuns, debêntures incentivadas ou fundos de infraestrutura são investimentos de longo prazo, com riscos de mercado (volatilidade), de crédito (capacidade de pagamento dos emissores), de liquidez (com restrição de resgate) e macroeconômicos.

Cenário atual

A queda de 0,75 ponto percentual na taxa básica de juros (Selic) para 3% ao ano surpreendeu boa parte do mercado que esperava uma queda de 0,50 ponto percentual na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) na último dia 6 de maio, mas não foi uma novidade para a gestora do Santander Brasil. “A gente já esperava esse corte”, afirma o superintendente executivo de produtos.

Rudolf Gschliffner exemplificou dois fatores importantes que podem justificar um juro ainda mais baixo no Brasil nos próximos meses.

“Estamos passando por um contexto de revisão da inflação, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) desse ano caminha para 1,5%, e os últimos dados mostram um cenário desinflacionário, e a Selic pode ser mantida muito baixa, pelo menos até meados do ano que vem (2021). Também tivemos uma revisão do crescimento para baixo, tanto global (-3% neste ano) como no Brasil (-5%) para 2020”, diz Rudolf.

Publicidade

Em outras palavras, a inflação oficial pode ficar abaixo do piso da meta da autoridade monetária. Por isso, no dia seguinte à decisão sobre os juros básicos, o mercado interpretou pelo comunicado do BC que o Copom poderá reduzir a taxa Selic em mais 0,75 ponto percentual para 2,25% ao ano.

Ao mesmo tempo, o executivo citou mais dois fatores que podem influenciar o mercado de fundos daqui para frente. “Um ponto é a evolução global da pandemia. Tem países como Alemanha, Itália e Espanha que o mercado já começou a ler que o pico de casos já ocorreu, e esse é um indicativo do futuro afrouxamento da restrição de circulação de pessoas”, diz.

A outra questão é a atuação dos bancos centrais ao redor do mundo, inclusive no Brasil. “Há redução dos juros no exterior e expansão fiscal. Ninguém é contra o afrouxamento fiscal, o aumento de gastos se faz necessário nesse momento, mas no Brasil há uma preocupação. Por isso, o juro curto cai e o mais longo tende a ceder menos. A curva de juros está inclinada”, argumenta.

Com base nesses fatores, Rudolf aponta estratégias para os diferentes perfis de investimentos de cotistas de fundos. “Para o horizonte de curto prazo, vejo a necessidade da gestão ativa, só o gestor terá capacidade de se adaptar rapidamente nesse ambiente”, afirma o superintendente.

Publicidade

Na visão dele, o profissional que faz a gestão dos ativos perceberá as oportunidades em títulos prefixados (no curto prazo) e os prêmios em papéis de inflação (para o longo prazo).

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Banco Central
  • Conteúdo E-Investidor
  • Exterior
  • Juros
  • Taxa Selic
Cotações
04/07/2025 19h31 (delay 15min)
Câmbio
04/07/2025 19h31 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 2

    Governo pode barrar o corte do IOF; vale antecipar a compra de dólar?

  • 3

    Dólar mais barato: veja as contas globais que cortaram o IOF e prometem reembolsos

  • 4

    Bolsa de Valores a 160 mil pontos? Veja as projeções dos bancos para o 2º semestre de 2025

  • 5

    O que é IOF e como funciona?

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Pagamento em julho: quando cai o 5º dia útil do mês?
Logo E-Investidor
Pagamento em julho: quando cai o 5º dia útil do mês?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: veja como multiplicar o valor guardado com 3 estratégias simples
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: veja como multiplicar o valor guardado com 3 estratégias simples
Imagem principal sobre o Como conseguir meia-entrada legalmente sem ser estudante: veja o passo a passo
Logo E-Investidor
Como conseguir meia-entrada legalmente sem ser estudante: veja o passo a passo
Imagem principal sobre o 5 direitos pouco conhecidos que quem tem mais de 60 anos pode usar para economizar
Logo E-Investidor
5 direitos pouco conhecidos que quem tem mais de 60 anos pode usar para economizar
Imagem principal sobre o Você tem direito? Veja 8 principais benefícios sociais oferecidos pelo Governo
Logo E-Investidor
Você tem direito? Veja 8 principais benefícios sociais oferecidos pelo Governo
Imagem principal sobre o Você conhece a regra das duas pizzas de Jeff Bezos? Ela pode mudar sua carreira
Logo E-Investidor
Você conhece a regra das duas pizzas de Jeff Bezos? Ela pode mudar sua carreira
Imagem principal sobre o Auxílio natalidade: o que é e quem pode solicitar o benefício?
Logo E-Investidor
Auxílio natalidade: o que é e quem pode solicitar o benefício?
Imagem principal sobre o Quais são as 10 maiores Bolsas de Valores do mundo? Veja o ranking
Logo E-Investidor
Quais são as 10 maiores Bolsas de Valores do mundo? Veja o ranking
Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador