

Empresas do exterior têm atraído a atenção de investidores brasileiros que buscam reduzir riscos, seguindo a lógica de diversificação da carteira e de distribuição dos recursos entre locais com regras e dinâmicas distintas. É o que revelou um levantamento do C6 Bank.
Entre a categoria de ações, em outubro, a empresa que mais chamou a atenção (e os investimentos) dos brasileiros foi a Berkshire Hathaway, do bilionário estadunidense Warren Buffet. Ao longo de 2023, no entanto, os papéis da holding de Buffet figuram em décimo lugar entre os mais procurados pelos brasileiros.
As ações da Tesla, gigante do setor automotivo dos Estados Unidos, ficam em segundo lugar, tanto no ranking do mês de outubro, quanto na contagem deste ano.
Publicidade
Fechando o top 3 de outubro, estão os papéis da Palo Alto Networks, empresa de segurança cibernética sediada na Califórnia, EUA.
Ações mais buscadas em 2023
No recorte do ano, o cenário é um pouco diferente. As ações que mais atraíram o investimento brasileiro foram as da NVIDIA Corporation, desenvolvedora de inteligência artificial e produtora de componentes para computadores, superando a montadora do bilionário Elon Musk, que figura na segunda posição, como já mencionado.
Em terceiro lugar, os papéis estrangeiros mais procurados em 2023, até o momento, são os da AMD, fabricante de circuitos, processadores e placas de vídeo para computadores.
ETFs mais procurados no ano
Entre os ETFs (também chamados fundos de índice, em português) que mais chamaram a atenção de investidores brasileiros estão o iShares Treasury Floating Rate Bond (TFLO), em primeiro lugar; o iShares Core S&P 500 (IVV), em segundo, e fechando os três mais procurados, está o SPDR S&P 500 (SPY).
No mês de outubro, por outro lado, os três ETFs mais comprados por brasileiros são outros. O iShares TIPS Bond (TIP) fica com a primeira posição; na segunda, o iShares 20+ Year Treasury Bond (TLT) e fechando o top 3 do mês passado está o iShares 7-10 Year Treasury Bond (IEF).