Investimentos

SoftBank renova aposta na América Latina com novo fundo de US$ 3 bi

Em comunicado, o SoftBank disse que planeja investir em empresas de tecnologia listadas e privadas

SoftBank renova aposta na América Latina com novo fundo de US$ 3 bi
SoftBank compra participação de 25% na Arm por valor milionário. (Issei Kato/ Reuters)
  • "Há tanta inovação e ruptura acontecendo na América Latina e acredito que as oportunidades de negócios nunca foram tão fortes", disse o presidente do SoftBank, Masayoshi Son, no comunicado.

(Reuters) – O SoftBank Group lançou nesta terça-feira (14) um fundo de 3 bilhões de dólares para investir em empresas de tecnologia na América Latina, numa tentativa de repetir o sucesso de seu primeiro fundo para a região, que gastou a maior parte de seu capital levantado.

Em comunicado, o SoftBank disse que planeja investir em empresas de tecnologia listadas e privadas, acrescentando que o fundo pode levantar mais capital no futuro.

A aposta renovada do SoftBank na América Latina surge no momento em que a industria de venture capital cresce rapidamente em países como Brasil e México, embora o conglomerado japonês tenha decidido interromper novos investimentos na China após uma pressão regulatória sobre empresas de tecnologia.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Há tanta inovação e ruptura acontecendo na América Latina e acredito que as oportunidades de negócios nunca foram tão fortes”, disse o presidente do SoftBank, Masayoshi Son, no comunicado.

“A América Latina é uma parte crítica de nossa estratégia.”

O primeiro fundo latino-americano de 5 bilhões de dólares foi lançado em 2019 pelo vice-presidente executivo e chefe de operações do grupo japonês, Marcelo Claure, em um momento em que nenhum investidor de grande porte havia assinado cheques tão grandes para startups na região.

Até agora, o fundo investiu 3,5 bilhões de dólares em 48 empresas de setores que vão de educação a finanças e logística, que agora estão avaliadas em 6,9 bilhões de dólares.

A maioria das empresas do portfólio é de capital fechado.

Publicidade

Ainda assim, o Banco Inter, no qual o SoftBank investiu quando já era listado, e a plataforma de software de comércio eletrônico VTEX, que abriu o capital em julho, reforçaram os ganhos do fundo no ultimo trimestre.

Claure, que também supervisionará o novo fundo, disse que os retornos do primeiro veiculo de investimento excederam as expectativas da SoftBank.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos