• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Stuhlberger: Temos tentado operar contra os exageros do novo governo

O gestor da Verde diz que o governo Lula faz 'declarações estapafúrdias' e afeta a confiança do investidor

Por Bruna Camargo, Estadão Conteúdo

07/01/2023 | 10:24 Atualização: 07/01/2023 | 10:59

Luis Stuhlberger, sócio-fundador da Verde Asset e gestor do Fundo Verde (Foto: Divulgação Verde)
Luis Stuhlberger, sócio-fundador da Verde Asset e gestor do Fundo Verde (Foto: Divulgação Verde)

A Verde Asset Management, gestora que tem como sócio Luis Stuhlberger, inicia o ano segurando as posições já assumidas para seu fundo multimercado, mas destaca que seu time de gestão está “motivado para entregar excelentes retornos ajustados ao risco” em 2023. A informação consta na carta mensal da gestora.

Leia mais:
  • Ministros solapam diariamente a confiança do setor privado, diz Verde Asset
  • Stuhlberger se diz 'preocupado' com equipe de Lula
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“O fundo manteve exposição na Bolsa brasileira, assim como a posição vendida (que opera na expectativa de desvalorização) na bolsa americana via opções. A posição comprada (que opera na expectativa de valorização) em inflação implícita no Brasil e a pequena posição aplicada (aposta na queda) em juro real também foram mantidas, além do risco tomado em juros na Europa”, descreve a equipe de gestão da Verde.

A gestora também informa continuar comprada em ouro e petróleo e vendida no euro contra o real. As posições em crédito tanto no mercado local quanto em high yield americano foram mantidas, segundo a carta.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em dezembro, o fundo Verde FIC FIM apresentou alta de 0,93%, abaixo do indicador de referência (CDI, +1,12%). Os ganhos vieram da posição tomada em juros na Europa, das posições de commodities (ouro e petróleo) e dos livros de bolsa global e de crédito. Já as perdas vieram das posições no Brasil, tanto ações quanto moeda, e da posição vendida no euro.

“Quando analisamos o ano de 2022 por inteiro, o grande destaque do fundo foi o portfólio de renda fixa, especialmente as posições tomadas em juro nos Estados Unidos e Europa, além da compra de inflação implícita no Brasil e os livros de crédito tanto local quanto offshore. Também a posição comprada em petróleo, as proteções de bolsa global, e os livros de trading agregaram retornos positivos à cota do fundo. Do lado negativo, a carteira de ações no Brasil foi o detrator relevante do fundo no ano”, descreve a carta.

Cenário para 2023

A gestora diz que, conforme 2023 começa, seu time de gestão está “motivado para entregar excelentes retornos ajustados ao risco”.

A afirmação se dá em meio a um “cenário volátil” no Brasil, “como tem sido a tônica desde a semana subsequente ao fim da eleição”, avalia a Verde, que monitora o novo governo a fim de “operar contra os exageros”.

“O novo governo parece adotar um modus operandi que lembra a frase de Azeredo Silveira sempre citada por Elio Gaspari – ‘tem gente que atravessa a rua para escorregar na casca de banana que está na outra calçada’ – com declarações absolutamente estapafúrdias sobre os mais variados temas, mas especialmente aqueles que dizem respeito à economia”, afirma a Verde, na carta mensal.

Publicidade

“O país tem uma situação fiscal e de endividamento que inspira cuidados e cautela, mas os arroubos de vários ministros solapam diariamente a confiança que o setor privado necessita para investir e ajudar o país a crescer. Tal fórmula já foi testada nos governos Dilma e sabidamente levou a um desastre. O ponto de partida hoje é substancialmente pior que em 2010, mas parece não haver reconhecimento disso”, acrescenta.

Para a gestora, ainda levará um tempo para que se possa distinguir ruído de sinal e quais interlocutores do governo estão de fato sinalizando políticas públicas e quais são “irrelevantes”. “Com isso em mente, temos tentado operar contra os exageros, aumentando risco em Bolsa e real nos momentos de stress das últimas semanas, e reduzindo risco quando o silêncio impera e o cenário global se sobrepõe”, descreve a carta.

A Verde também avalia que o contexto global continua “bastante favorável” para o Brasil, “especialmente dada a surpreendente velocidade de reabertura da economia chinesa, com consequente melhora de preços para várias commodities”, afirma.

No caso dos Estados Unidos, a gestora observa nos sinais de arrefecimento da inflação um pano de fundo positivo para os mercados emergentes, dada a retirada de “pressão incremental das taxas de juros globais”.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Investimentos
  • Luis Stuhlberger
  • Verde Asset
Cotações
24/02/2026 1h05 (delay 15min)
Câmbio
24/02/2026 1h05 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Existe um custo invisível nas compras em dólar; descubra os cartões que escapam dele

  • 2

    Revés nas tarifas comerciais de Trump na Justiça reforça tese de dólar fraco e sustenta rali na Bolsa

  • 3

    Quer cortar gastos mensais? Comece pela conta de internet e pelos serviços de streaming

  • 4

    Crise no BRB muda a percepção de risco e traz alerta para investidores; veja o que fazer

  • 5

    Ibovespa hoje fecha em queda com desdobramentos da tarifa global de Trump e projeções do Focus

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: quem pode alterar os dados bancários para receber restituição?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: quem pode alterar os dados bancários para receber restituição?
Imagem principal sobre o Pix fora do ar? Veja como funciona o TED para pagamentos
Logo E-Investidor
Pix fora do ar? Veja como funciona o TED para pagamentos
Imagem principal sobre o IPVA de São Paulo 2026: qual placa tem o vencimento hoje (23)?
Logo E-Investidor
IPVA de São Paulo 2026: qual placa tem o vencimento hoje (23)?
Imagem principal sobre o Pix fora do ar? Entenda o que acontece com o dinheiro durante instabilidades
Logo E-Investidor
Pix fora do ar? Entenda o que acontece com o dinheiro durante instabilidades
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: não recebeu a restituição? Veja como consultar pelo e-CAC
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: não recebeu a restituição? Veja como consultar pelo e-CAC
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: não recebeu a restituição? Veja o que fazer primeiro
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: não recebeu a restituição? Veja o que fazer primeiro
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: conta inválida pode impedir o depósito?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: conta inválida pode impedir o depósito?
Imagem principal sobre o IPVA São Paulo 2026: qual placa tem o vencimento hoje (22)?
Logo E-Investidor
IPVA São Paulo 2026: qual placa tem o vencimento hoje (22)?
Últimas: Investimentos
Telefônica Brasil (VIVT3) supera estimativas no 4T25 e forte geração de caixa anima o mercado; o que fazer com as ações?
Investimentos
Telefônica Brasil (VIVT3) supera estimativas no 4T25 e forte geração de caixa anima o mercado; o que fazer com as ações?

Lucro e Ebitda vêm acima das projeções, móvel lidera crescimento e programa de recompra reforça sinalização ao investidor

23/02/2026 | 20h33 | Por Murilo Melo
Confira as ações mais afetadas na Bolsa brasileira após novo anúncio de Trump sobre tarifas
Investimentos
Confira as ações mais afetadas na Bolsa brasileira após novo anúncio de Trump sobre tarifas

Após a Corte limitar o uso de tarifas unilaterais, presidente dos EUA eleva alíquota para 15% por outra base legal; aço, proteína e Embraer reagem na B3 em meio a dólar mais fraco

23/02/2026 | 14h17 | Por Isabela Ortiz
Crise no BRB muda a percepção de risco e traz alerta para investidores; veja o que fazer
Investimentos
Crise no BRB muda a percepção de risco e traz alerta para investidores; veja o que fazer

Investigação sobre créditos do Banco Master e pressão por aporte do Governo do Distrito Federal mudam percepção de risco da estatal; BRB diz que possui suficiência patrimonial e apresenta plano de recomposição de capital

23/02/2026 | 05h30 | Por Daniel Rocha
Bolsa vê entrada de 68 mil novos investidores em janeiro; veja as ações e os fundos imobiliários favoritos
Investimentos
Bolsa vê entrada de 68 mil novos investidores em janeiro; veja as ações e os fundos imobiliários favoritos

Base de CPFs na B3 cresce 1,25% no primeiro mês de 2026, com ETFs em alta, FIIs ganhando espaço e ações consolidadas nas carteiras

20/02/2026 | 19h57 | Por Igor Markevich

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador