• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

O que farão os super-ricos com a taxação de Lula aos fundos exclusivos?

No fim de agosto, o governo publicou uma Medida Provisória que tributa os rendimentos desta classe de ativos

Por Daniel Rocha

08/09/2023 | 3:00 Atualização: 08/09/2023 | 8:55

Os fundos exclusivos de investimentos fechados são conhecidos como os fundos dos “super-ricos”. Imagem de v.ivash no Freepik
Os fundos exclusivos de investimentos fechados são conhecidos como os fundos dos “super-ricos”. Imagem de v.ivash no Freepik

Os fundos exclusivos de investimentos fechados, também conhecidos como fundos dos “super-ricos”, perderam o benefício tributário com a publicação da Medida Provisória (MP) 1.184/2023, no dia 28 de agosto. O documento estabelece alíquotas de 15% a 20% sobre os rendimentos e a cobrança deve ser feita duas vezes ao ano, modalidade conhecida como regime come-cotas. Antes da MP, o imposto só era deduzido quando os investidores realizavam o resgate do valor aplicado.

Leia mais:
  • Governo muda regra de IR e 136 fundos são afetados. Veja quais são eles
  • O que rende mais na renda fixa com a Selic atual: CDB, LCI ou LCA?
  • Vai investir em FIIs? Veja as recomendações para setembro
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com a perda do benefício a partir da publicação da medida, gestores afirmam que, em um primeiro momento, a tendência é que os investidores continuem dando prioridade aos fundos exclusivos fechados para rentabilizar o próprio patrimônio, pois a estrutura deste instrumento financeiro facilita a sucessão dos recursos para os herdeiros.

“Muitos utilizam esses instrumentos para a sucessão patrimonial. Então, não necessariamente vão ficar ineficientes”, diz Mário Kepler, sócio e senior Portfolio Manager na Portofino Multi Family Office. A percepção do especialista está respaldada na movimentação financeira feita pelos investidores super-ricos que possuem um fundo exclusivo.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitai (Anbima) mostram que, de janeiro a agosto deste ano, tais fundos registraram captação líquida (diferença entre os aportes e os resgates) de R$ 44 bilhões. O período coincide com o início das discussões sobre a tributação dos fundos exclusivos fechados pelo Ministério da Fazenda. Relembre esses detalhes nesta reportagem.

Assim, ainda deve permanecer entre investidores que buscam os fundos por causa da isenção tributária dúvidas quanto à rentabilidade desse instrumento financeiro, segundo Kepler. “Esse investidor vai precisar fazer conta novamente para avaliar se ainda vale a pena”, diz o especialista.

Quais ativos podem ganhar competitividade?

A percepção de Kepler não é consenso no mercado. Há especialistas que acreditam que, caso a MP 1.184 seja aprovada no Congresso sem alterações e vire lei, a tendência é que o capital fuja em direção aos fundos de previdência. “Os fundos de previdência que não têm o regime come-cotas e ainda possuem o imposto regressivo que pode chegar até 10%”, cita Marco Bismarchi, sócio e gestor da TAG Investimentos.

As debêntures incentivadas, as Letras de Crédito Imobiliário (LCIs), as Letras de crédito do agronegócio (LCAs) e outros investimentos isentos de IR também podem entrar no radar dos super-ricos. “Pode ser que os investidores decidam mudar o seu domicílio fiscal para um país que haja benefícios tributários”, acrescenta Bismarchi.

  • Veja também: Governo muda regra de IR e 136 fundos são afetados. Veja quais são eles

Vale lembrar que a medida provisória tem efeito imediato, mesmo ainda em trâmite no Congresso. No entanto, o texto precisa ser aprovado em até 120 dias, tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado, para que possa virar lei. Caso isso não aconteça, a decisão do governo perde eficácia.

Devido a esse prazo, alguns gestores preferem aguardar os desdobramentos da pauta no Congresso para avaliar os efeitos da iniciativa a partir do seu texto final. “Pode ser que a MP não seja aprovada ou, se for aprovada, sofra várias modificações ao ponto de tornar a classe de ativos ainda atrativa”, avalia José Bechara, sócio e diretor de gestão da Órama Singular.

Publicidade

O que são os fundos exclusivos de investimento?

Os fundos exclusivos de investimentos fechados ganham o termo “exclusivo” porque são instrumentos com apenas um cotista. Em função dessa característica, os produtos possuem um portfólio personalizado, organizado por um gestor de fundos profissional, de acordo com os objetivos de investimento do único cotista.

Segundo a Genial Investimentos, como são produtos personalizados, esse instrumento financeiro costuma ter custos elevados. Taxa de administração (para remunerar a gestão), de performance e de custódia, além de gastos com auditoria, são algumas despesas comuns nos fundos exclusivos. Por isso, mesmo que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) não exija um valor mínimo para a criação desses fundos, o investidor interessado neles para rentabilizar seus recursos precisa de um patrimônio bastante elevado.

Para que operem dentro da regulamentação, os fundos exclusivos devem ser registrados junto à CVM e à Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) no momento de sua criação. Veja os detalhes nesta reportagem.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Anbima
  • Conteúdo E-Investidor
  • Fundos de investimento
  • Investimentos
Cotações
19/10/2025 10h06 (delay 15min)
Câmbio
19/10/2025 10h06 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Dinheiro de aposentados do Rio foi usado para financiar o Banco Master, diz tribunal

  • 2

    O elo mais fraco do mercado: por que o investidor minoritário segue sem proteção no Brasil?

  • 3

    Consórcios além da contemplação: como brasileiros usam cotas para antecipar crédito e driblar juros

  • 4

    Justiça nega pedido de Tanure para barrar venda da Emae para Sabesp (SBSP3)

  • 5

    BBAS3 cotação hoje: o preço da ação do Banco do Brasil em tempo real

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Timemania: veja os times de futebol de SP que você pode apostar
Logo E-Investidor
Timemania: veja os times de futebol de SP que você pode apostar
Imagem principal sobre o Loteria Federal: saiba quais são as suas chances de ganhar
Logo E-Investidor
Loteria Federal: saiba quais são as suas chances de ganhar
Imagem principal sobre o Timemania: veja os times de futebol do RJ que você pode apostar
Logo E-Investidor
Timemania: veja os times de futebol do RJ que você pode apostar
Imagem principal sobre o Loteria Federal: quais são as chances de ganhar na Enricou?
Logo E-Investidor
Loteria Federal: quais são as chances de ganhar na Enricou?
Imagem principal sobre o Quem recebe Bolsa Família tem direito ao Gás do Povo? Entenda
Logo E-Investidor
Quem recebe Bolsa Família tem direito ao Gás do Povo? Entenda
Imagem principal sobre o Desligar esses aparelhos pode fazer a diferença na sua conta de luz
Logo E-Investidor
Desligar esses aparelhos pode fazer a diferença na sua conta de luz
Imagem principal sobre o Novo modelo de crédito imobiliário: como medida facilita a compra da casa própria?
Logo E-Investidor
Novo modelo de crédito imobiliário: como medida facilita a compra da casa própria?
Imagem principal sobre o Por que o INSS suspendeu programa de redução de fila? Entenda
Logo E-Investidor
Por que o INSS suspendeu programa de redução de fila? Entenda
Últimas: Investimentos
BTLG11 compra todos os ativos de FII do Santander com 38% de desconto
Investimentos
BTLG11 compra todos os ativos de FII do Santander com 38% de desconto

Operação de R$ 447,7 amplia o portfólio logístico do BTG Pactual Logística na Grande São Paulo

17/10/2025 | 11h47 | Por Daniel Rocha
Imóvel físico ou FII: o que vale mais com a queda da Selic em 2026? Veja quando entrar
Investimentos
Imóvel físico ou FII: o que vale mais com a queda da Selic em 2026? Veja quando entrar

Grandes agentes do setor imobiliário esperam crescimento em 2026, mas ainda muito comedido

16/10/2025 | 09h33 | Por Bruno Andrade
Estes três segmentos devem liderar o crescimento do mercado imobiliário nos próximos trimestres
Investimentos
Estes três segmentos devem liderar o crescimento do mercado imobiliário nos próximos trimestres

Especialistas apontam que o avanço do e-commerce somado às revisões em programas habitacionais ofuscarão parte do efeito negativo dos juros altos no País

16/10/2025 | 09h31 | Por Murilo Melo
Guerra comercial entre EUA e China cria efeito “duplo” para o Brasil: veja onde investir
Investimentos
Guerra comercial entre EUA e China cria efeito “duplo” para o Brasil: veja onde investir

Briga comercial eleva volatilidade dos mercados globais, mas abre janelas de oportunidades para o mercado brasileiro

16/10/2025 | 05h30 | Por Daniel Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador