• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Tesouro Direto: março promete mudanças na rentabilidade dos títulos

Especialistas fazem balanço da renda fixa em fevereiro e apontam as perspectivas para o mês que começa nesta sexta

Por Isaac de Oliveira

01/03/2024 | 10:01 Atualização: 04/03/2024 | 10:57

(Foto: Envato Elements)
(Foto: Envato Elements)

O cenário para o Tesouro Direto tomou rumos distintos em fevereiro para as opções de títulos disponíveis no mercado. Apesar do corte nos juros no último dia de janeiro, o mês foi visto com entusiasmo para o Tesouro Selic (pós-fixado), com taxa ainda de dois dígitos. Alguns títulos prefixados e atrelados à inflação, todavia, tiveram variação negativa no segundo mês do ano.

Leia mais:
  • Aposentadoria: Tesouro RendA+ completa 1 ano. Vale a pena?
  • Aposentadoria: Tesouro RendA+ completa 1 ano. Vale a pena?
  • Imposto de Renda 2024: como receber a restituição mesmo sendo isento?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Fevereiro iniciou com uma taxa Selic menor, uma vez que a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), anunciada em 31 de janeiro, reduziu a taxa para 11,25% ao ano”, contextualiza Maria Luisa Nepomuceno, analista de renda fixa da Nord Research.

A analista considera “atrativa” a rentabilidade dos títulos pós-fixados, mas já adianta que um novo corte na taxa, possivelmente de 0,50 ponto porcentual neste mês de março, deve reduzir os ganhos desses títulos. “Neste mês teremos mais uma reunião do Copom (19 e 20 de março), que deve reduzir a Selic para 10,75% ao ano. Com isso, os títulos Tesouro Selic devem passar por uma nova queda na rentabilidade”, sinaliza Nepomuceno.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Sharon Halpern, sócia e private banker da Blackbird Investimentos, acrescenta que a curva de juros dos pós-fixados fechou fevereiro perto da estabilidade, com uma pequena inclinação. Entre a semana encerrada no sexta-feira (23) e a que se iniciou nesta segunda-feira (26), por exemplo, ela detalha que a diferença entre contratos com vencimento em janeiro de 2026 e de 2033 saiu de 0,839% para 0,865%.

“A curva, portanto, apresentou um ganho singelo na inclinação, influenciado principalmente pela ata do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) com tom hawkish (mais duro), pelas incertezas acerca da dinâmica da economia norte-americana e pelas perspectivas mais positivas para o cenário fiscal doméstico”, diz Halpern.

Títulos do Tesouro Direto prefixados e IPCA+

Victor Tâmega, gestor de Crédito Privado e Infraestrutura da Rio Bravo, explica que houve uma abertura importante na curva de juros – o que significa uma expectativa de juros mais altos no futuro –, principalmente dos vencimentos médios e longos. “Esses prefixados tiveram retorno negativo. Vimos movimento semelhante nos títulos indexados à inflação, as NTN-Bs (nome técnico dado ao Tesouro IPCA+), com abertura principalmente nas mais curtas e com menor intensidade nas mais longas”, diz Tâmega.

  • Saiba mais: Por que os ajustes da taxa Selic afetam os títulos de renda fixa

O impacto na curva de juros ocorreu principalmente pela divulgação de dados referentes ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro, acima das expectativas do mercado. “O resultado abalou os juros futuros, resultando em aumentos nas taxas de prefixados e títulos IPCA+ no mês de fevereiro”, diz Nepomuceno. Com isso, os prefixados de vencimentos longos e os títulos IPCA+ com vencimentos curtos apresentaram altas, o que reduziu a rentabilidade no mês para os investidores posicionados para a queda da taxa de juros, destaca a analista da Nord.

Além dos dados domésticos, também foi fonte de pressão para essas classes de títulos dados relativos aos juros futuros dos Estados Unidos, bem como de expectativas de inflação.

Entre os destaques, Halpern aponta que, após a divulgação do Boletim Focus desta semana, os ativos prefixados demonstraram uma alta, com destaque para o papel com vencimento em 2031. “No dia 27, o rendimento da maioria dos títulos de inflação operou em alta. Os papéis do Tesouro IPCA+ 2029 e 2035 subiram a 5,52% e 5,65%. Já o de vencimento em 2045 teve leve queda a 5,73%”, acrescenta a sócia da Blackbird.

Publicidade

Veja a seguir como oscilaram as principais taxas dos títulos do Tesouro Direto neste mês.

O que esperar para março no Tesouro Direto?

Com mais uma reunião do Copom marcada para março e indicativo de mais um corte na taxa básica de juros, a expectativa é de redução de rentabilidades dos títulos pós-fixados. Outro ponto de atenção recai sobre o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). “Conforme a sazonalidade, o resultado deve apresentar reduções em serviços subjacentes e, consequentemente, pode auxiliar na queda das taxas de juros futuras. O IPCA-15 de fevereiro antecipou a possibilidade deste resultado”, indica Nepomuceno.

Dados vindos do exterior também trazem impactos. Uma sinalização nos Estados Unidos de que os cortes nos juros estão próximos pode ajudar a reduzir as taxas futuras no Brasil, auxiliando na redução das taxas dos títulos prefixados e do IPCA+.

“Se vermos um fechamento na curva de juros, os ativos prefixados têm chance de ter uma marcação a mercado positiva. Porém, isso depende muito dos dados macro que sairão ao longo do mês”, observa Halpern. “No caso dos títulos IPCA+, também dependemos dos dados macroeconômicos e da expectativa de inflação. Ambos vindo melhores do que o esperado, teremos uma performance positiva (na rentabilidade).”

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Juros
  • Renda fixa
  • Selic
  • Tesouro Direto
Cotações
22/01/2026 4h43 (delay 15min)
Câmbio
22/01/2026 4h43 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Will Bank liquidado e site fora do ar: devo pagar a fatura em aberto do banco?

  • 2

    Ibovespa hoje bate recorde histórico e tem maior alta diária desde abril de 2023

  • 3

    Ibovespa fecha acima de 166 mil pontos e bate novo recorde em meio a cenário externo tenso

  • 4

    CDBs do Will Bank já preocupavam mercado antes de BC decretar a liquidação; entenda o caso

  • 5

    A Bolsa dos EUA já não gira só em torno das ‘Sete Magníficas’ — e isso é uma boa notícia

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Gás do Povo: é possível efetuar a recarga com o cartão social do Bolsa Família em 2026?
Logo E-Investidor
Gás do Povo: é possível efetuar a recarga com o cartão social do Bolsa Família em 2026?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: qual final do NIS recebe hoje (21)?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: qual final do NIS recebe hoje (21)?
Imagem principal sobre o Como simular a aposentadoria pelo INSS em 2026?
Logo E-Investidor
Como simular a aposentadoria pelo INSS em 2026?
Imagem principal sobre o Aderiu ao saque-aniversário do FGTS? Entenda quanto você pode receber
Logo E-Investidor
Aderiu ao saque-aniversário do FGTS? Entenda quanto você pode receber
Imagem principal sobre o Quer se aposentar em 2026? Veja o que muda na idade mínima
Logo E-Investidor
Quer se aposentar em 2026? Veja o que muda na idade mínima
Imagem principal sobre o Como pagar a multa por não votar nas eleições pelo Autoatendimento Eleitoral?
Logo E-Investidor
Como pagar a multa por não votar nas eleições pelo Autoatendimento Eleitoral?
Imagem principal sobre o Multa por não votar nas eleições: como pagar o valor no cartório?
Logo E-Investidor
Multa por não votar nas eleições: como pagar o valor no cartório?
Imagem principal sobre o Como pagar a multa por não votar nas eleições pelo aplicativo e-Título?
Logo E-Investidor
Como pagar a multa por não votar nas eleições pelo aplicativo e-Título?
Últimas: Investimentos
Will Bank: investidor do Master pode ficar de fora da cobertura do FGC
Investimentos
Will Bank: investidor do Master pode ficar de fora da cobertura do FGC

Teto de cobertura do fundo engloba investimentos dentro de um mesmo conglomerado; Master incorporou Will Bank em agosto de 2024

21/01/2026 | 14h24 | Por Beatriz Rocha
Will Bank fora do ar hoje após liquidação pelo Banco Central: sua conta corrente tem proteção do FGC?
Educação Financeira
Will Bank fora do ar hoje após liquidação pelo Banco Central: sua conta corrente tem proteção do FGC?

Com a liquidação extrajudicial, as operações foram interrompidas, mas os saldos seguem protegidos pelo FGC dentro dos limites legais

21/01/2026 | 12h29 | Por Isabela Ortiz
Veja perguntas e respostas para entender a liquidação do Will Bank, banco digital do Master
Investimentos
Veja perguntas e respostas para entender a liquidação do Will Bank, banco digital do Master

Investidores serão ressarcidos pelo FGC; veja como funciona o processo e quanto tempo ele pode demorar

21/01/2026 | 12h21 | Por Luíza Lanza
Como ficam os clientes do Will Bank, que têm R$ 7 bi em CDBs e LFs, após a liquidação da fintech pelo Banco Central?
Investimentos
Como ficam os clientes do Will Bank, que têm R$ 7 bi em CDBs e LFs, após a liquidação da fintech pelo Banco Central?

Fintech, que pertence ao banco de Daniel Vorcaro, teve sua liquidação extrajudicial decretada pela autarquia nesta quarta-feira (21)

21/01/2026 | 10h33 | Por Daniel Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador