Investimentos

Traders ganham milhões vendendo fundos russos

Mesmo com restrição, ainda é possível vender ETFs a descoberto

Traders ganham milhões vendendo fundos russos
Traders buscam monetizar as consequências financeiras da invasão da Ucrânia pela Rússia (Foto: Envato)
  • Os traders que buscam monetizar as consequências financeiras da invasão da Ucrânia pela Rússia acumularam milhões de dólares em ganhos na semana passada
  • Embora o Banco Central da Rússia tenha feito na semana passada uma ordem impedindo a venda a descoberto de ações individuais russas, ainda é possível vender a descoberto ETFs

Os traders que buscam monetizar as consequências financeiras da invasão da Ucrânia pela Rússia acumularam milhões de dólares em ganhos na semana passada por meio de vendas a descoberto de fundos russos negociados em bolsa (ETFs).

Embora o Banco Central da Rússia tenha feito na semana passada uma ordem impedindo a venda a descoberto de ações individuais russas, ainda é possível vender a descoberto ETFs, que são cestas que agregam as ações de empresas russas. Os vendedores a descoberto emprestam ações em ETFs que acham que estão supervalorizadas e as vendem imediatamente. Depois eles têm como objetivo recomprar as ações mais tarde por um preço mais baixo antes de devolvê-las, obtendo lucro ao embolsar a diferença se os títulos caírem de valor.

Os traders que apostaram contra três grandes ETFs russos ganharam cerca de US$ 120 milhões em sua aposta na semana passada, de acordo com a S3 Partners, uma empresa de análise de dados financeiros. O maior ETF russo, o VanEck Russia, também conhecido como RSX, caiu quase 45% no acumulado de cinco dias até 28/02, enquanto os ETFs iShares MSCI Russia e Direxion Daily Russia caíram 45% e 41%, respectivamente, no mesmo período.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Enquanto os vendedores a descoberto estão ganhando dinheiro, outros traders têm como objetivo comprar ETFs russos enquanto os preços estão baratos, e o RSX recebeu uma entrada de US$ 382 milhões em novos investimentos na semana passada.

Há uma dicotomia de estratégias de negociação, onde alguns investidores veem as ações russas tão historicamente baratas para uma negociação de longo prazo, enquanto outros investidores apostam contra essas ações no curto prazo para aproveitar a recente fraqueza e volatilidade do mercado, disse Ihor Dusaniwsky, diretor administrativo da S3 Partners.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos