Investimentos

Trump ou Biden? O presidente dos EUA não importa para o mercado de ações

Para o investidor de longo prazo, o ocupante da Casa Branca é um mero detalhe

Trump ou Biden? O presidente dos EUA não importa para o mercado de ações
Joe Biden x Donald Trump: Wall Street já está preparada para qualquer um dos dois ocupando a Casa Branca pelos próximos quatro anos. (Fotos: Jim Watson e Olivier Douliery/ AFP)
  • Seja qual for o presidente dos EUA, mercado americano mantém um histórico de crescimento constante mesmo em grandes crises
  • Mercado espera de Joe Biden impostos maiores sobre as empresas
  • Mercado espera que Donald Trump afrouxe mais os impostos para empresas e grandes investidores

(Jeff Sommer, The New York Times) – Em um ano de crises em série, o consolo para muitas pessoas veio de uma fonte improvável: o mercado de ações. Apesar do nervosismo periódico e de uma terrível desaceleração no início do ano, o mercado de ações nos Estados Unidos tem sido um refúgio surpreendentemente robusto. Embora haja desgosto em quase todos os lugares que você olhar, na maioria das vezes as ações sobem de qualquer maneira.

Até sexta-feira (16), o S&P 500, referência para as ações de grandes empresas americanas, subia quase 8% neste ano. E essa prosperidade do mercado de ações em um momento de desespero geral não é um caso isolado. Com importantes exceções, o mercado de ações gerou ricos retornos durante décadas, independentemente do resultado de eventos portentosos, incluindo eleições presidenciais, entre Donald Trump e Joe Biden.

De 1929 a 2019, o S&P 500 e seus índices predecessores geraram retornos anualizados de 10,3%, de acordo com dados fornecidos pela Dimensional Fund Advisors, uma empresa de gestão de ativos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Houve períodos terríveis na história mundial durante aquele longo período, e alguns retornos calamitosos de ações. A volatilidade do mercado de ações é um dos principais motivos para a manutenção de títulos de alta qualidade: os títulos podem amortecer as mudanças devastadoras nas ações. Mas é difícil atribuir as perdas ou ganhos do mercado explicitamente às políticas ou gestão das administrações presidenciais ou às expectativas dos eleitores.

O presidente americano é poderoso, mas não controla o mercado

Os presidentes são poderosos, mas não controlam o mercado. Barack Obama foi responsável pelos fabulosos retornos de mercado anualizados de 16% durante seus oito anos no cargo? Donald Trump foi responsável pelos retornos anualizados de 14,5% para sua presidência até janeiro (de acordo com dados da Bloomberg) ou pela queda de 33% em fevereiro e março, ou pela subsequente corrida do mercado em alta?

Você pode argumentar da maneira que quiser. Acho que a resposta mais inteligente é: sim, até certo ponto, mas certamente não totalmente. Com todos os fatores que afetam os mercados incrivelmente complexos e a economia em geral, as presidências não importam tanto quanto podem parecer na temporada de campanha.

Dada essa complexidade, é impossível prever resultados políticos ou de mercado de forma consistente com segurança. Ainda assim, é possível prever a tendência de longo prazo do mercado de ações com bastante confiança, na opinião de David Booth, fundador da Dimensional Fund Advisors.

“Sabemos que nos últimos 100 anos os investidores obtiveram um retorno razoável do mercado de ações de cerca de 10% ao ano. Isso inclui grandes declínios e eventos terríveis como a Grande Depressão, a Segunda Guerra Mundial, etc., mas eles encontraram uma maneira de se adaptar. E eu acho que eles ainda vão. ”

Leia também: Por que o Ibovespa pode cair com a possível eleição de Joe Biden nos EUA

O S&P subiu mais de 50% desde o baque de 23 de março

Considere o atual estado sombrio do mundo e o brilho comparativo dos mercados.

Publicidade

Milhões de pessoas estão doentes e morrendo, com mais de 217.000 mortos apenas nos Estados Unidos. Além da pandemia letal, da economia abalada, do tecido social desgastado e da eleição presidencial incendiária, este país está enfrentando uma batalha sobre a mudança na composição do Supremo Tribunal Federal, bem como as lutas pela igualdade racial e de gênero, uma ordem internacional desestabilizada e consequências cada vez mais óbvias do aquecimento global. Na minha imaginação, se não na sua nos dias ruins, o mundo parece estar chegando ao fim.

No entanto, a perspectiva tem sido muito diferente para os investidores em ações. Os felizardos o suficiente para possuir um pacote bem diversificado de ações e fortes o suficiente para mantê-lo terão descoberto que suas demonstrações financeiras estão em um estado indecentemente bom.

As ações têm estado magníficas desde que o Federal Reserve interveio e interrompeu a derrocada do mercado em 23 de março; o S&P 500, que você pode adquirir em um fundo de índice de baixo custo, desde então ganhou mais de 50%. Um debate central agora é o efeito que a eleição americana terá no mercado.

Trump ou Biden: quem é melhor para o mercado de ações?

Existem muitas respostas eruditas, para o mercado geral e para setores específicos, e vale a pena estudá-las se você trabalha em um desses setores, ou se sua vida ou a vida de seus entes queridos é afetada pelas gigantescas empresas cujas ações são negociadas no mercado de ações.

Mas, ao prever o desempenho de todo o mercado de ações, estou cada vez mais cético quanto ao valor real da maioria das análises do provável impacto das eleições no mercado.

Por um lado, os preços de mercado que incorporam as avaliações prevalecentes das probabilidades eleitorais são inconstantes. Uma presidência de Biden ou Trump seria melhor para as ações? Posso argumentar facilmente em qualquer dos casos. E o mercado de ações parece estar jogando dos dois lados também.

O que Wall Street espera de Biden presidente

Por exemplo, o consenso em Wall Street é que os impostos corporativos provavelmente aumentarão se o ex-vice-presidente Joe Biden vencer a eleição, o que provavelmente seria ruim para as ações. Além disso, Biden provavelmente endureceria as regulamentações federais sobre emissões automotivas e boas notícias para o meio ambiente se, digamos, você tem asma e se preocupa profundamente com o ar que respira ou com o aquecimento do planeta, mas provavelmente seria ruim se você tivesse ações da Exxon Mobil.

Publicidade

Biden também deverá mover-se para maior proteção ao investidor e controle mais rígido sobre as empresas de serviços financeiros que receberam rédea solta no governo Trump.

Leia também: Campanha de Biden proíbe compra de ações, em recado ético a Donald Trump

O que Wall Street espera de Trump reeleito

Por outro lado, se Trump for reeleito, pode-se esperar que avance ainda mais na liberação de corporações e investidores ricos de pesados ​​encargos fiscais e regulatórios.

Até agora, com base nesses fatores, pode parecer que uma vitória de Trump seria preferível para a maioria dos investidores. No entanto, como já indiquei, um relatório sólido de Pesquisa Global do Bank of America chegou à conclusão oposta.

Biden, disseram esses analistas, provavelmente impulsionaria a economia ao melhorar a saúde pública por meio de uma abordagem mais rigorosa e científica da pandemia, aumentaria o comércio americano e se envolveria em gastos com infraestrutura que dariam à economia uma chance de se expandir.

Publicidade

Além do mais, mesmo quando parece aparente que as políticas de um presidente produziriam riquezas no mercado de ações para empresas específicas, muitas vezes não funciona assim. Por exemplo, as políticas ambientais de Trump têm sido favoráveis ​​à Exxon Mobil, mas as ações dessa empresa foram uma das de pior desempenho este ano. Até setembro, sua queda de 48,1%, por si só, subtraiu 9,6% do retorno de todo o índice S&P 500, de acordo com Howard Silverblatt, analista de índice sênior da S&P Dow Jones Index. Por outro lado, a Amazon, que Trump tentou punir repetidamente, ganhou 70,4% até setembro e foi responsável por 47,2% do ganho do S&P 500 até setembro.

Thiago de Aragão: China traça 6 estratégias para o pós-covid que afetam EUA e Brasil

O mercado de ações é complexo demais para ser definido por uma eleição

Em suma, a lei das consequências indesejadas é tão poderosa quanto qualquer partido político.

Não sei qual candidato seria melhor para o mercado de ações como um todo ou mesmo para ações específicas.

Em vez disso, compartilho a visão radicalmente agnóstica de Booth. “Vote com seu voto, não com as economias de sua vida”, disse ele, acrescentando que os mercados são complexos demais para fazer julgamentos com base em eleições.

Publicidade

Como observei, o mercado se saiu melhor sob os democratas, não os republicanos, embora eu duvide que esses resultados sejam estatisticamente relevantes. O ponto mais importante é que os mercados de ações subiram e caíram sob os presidentes democratas e republicanos e, na maioria das vezes, eles subiram.

Em última análise, o capital encontra uma maneira de obter lucros. Isso é ótimo para os investidores, mas de forma alguma um benefício absoluto para todos os outros. Ao contrário. Como Thomas Piketty apontou em seu livro marcante, “O Capital no século XXI”, o mercado de ações é um canal através do qual as discrepâncias de riqueza aumentam.

Ainda assim, ao manter fundos de índices amplos e de baixo custo por períodos muito longos, é possível que pessoas de riqueza relativamente modesta prosperem financeiramente, apesar da loucura no mundo e independentemente dos resultados das eleições presidenciais.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos