• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
  • Newsletter
  • Análises Ágora
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Brasil em alta, EUA em baixa: qual melhor caminho para investir?

Quedas no exterior assustam, mas o momento pode representar uma janela de oportunidade para a diversificação

Por Luíza Lanza

06/10/2022 | 10:02 Atualização: 06/10/2022 | 10:52

Mercado dos EUA vive uma onda de aversão a risco causada pela alta de juros. (Foto: Envato)
Mercado dos EUA vive uma onda de aversão a risco causada pela alta de juros. (Foto: Envato)

Mesmo no centro de uma das eleições presidenciais mais polarizadas dos últimos tempos,o mercado de investimentos no Brasil está conseguindo entregar um desempenho positivo em 2022.

Leia mais:
  • Com eleições no radar, o investidor deve ter ativos internacionais?
  • IBOV salta 12% no 3° tri e deixa as bolsas mundiais no chinelo
  • Por que o mercado de ações dos EUA está no nível mais baixo desde 2020
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A bolsa brasileira se descolou do cenário incerto no exterior, com os mercados dos Estados Unidos e Europa amargando quedas e a possibilidade de recessão – um, pressionado por inflação e alta nos juros; outro, por guerra e crise energética.

Segundo especialistas ouvidos pelo E-Investidor, essa toada de instabilidades não precisa afastar o investidor brasileiro dos ativos internacionais.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Nesta reportagem, explicamos como o Ibovespa conseguiu uma alta de 12% no terceiro trimestre do ano, deixando os pares internacionais no chinelo.

A estratégia de diversificação geográfica funciona como uma proteção à carteira do investidor, reduzindo os riscos de uma alocação 100% doméstica e potencializando ganhos. Por isso, deve fazer parte do portfólio de forma estrutural, independente do cenário lá fora.

“A diversificação é o único ‘almoço grátis’, uma das poucas coisas no mercado financeiro que dá para provar matematicamente. Se você tem mais fontes descorrelacionadas em seu portfólio, ele fica melhor independente do perfil de risco do investidor”, afirma Ian Caó, CIO da Gama Investimentos.

Caó explica que a trajetória dos juros nos Estados Unidos, em alta para tentar segurar a maior inflação em 40 anos no país, tem penalizado os ativos de risco. Pressão que deve permanecer em jogo até que o Federal Reserve, o banco central americano, dê indícios de que a batalha contra a inflação chegou ao fim. Explicamos mais do cenário neste texto. 

Publicidade

Ainda assim, os descontos nos preços dos investimentos americanos já tornam esses ativos atrativos ao investidor brasileiro. “O que interessa para tomar as decisões de investimento é o quanto está no preço frente a que tipo de retorno é esperado. E temos várias classes de ativos cujo retorno já está interessante”, explica o CIO.

A queda no mercado americano, apesar de assustar, pode ser lida por outro viés: uma oportunidade de investir no maior mercado do mundo pagando preços menores. William Castro Alves, estrategista-chefe da Avenue Securities, destaca que praticamente todas as vezes em que as bolsas americanas caíram, os desempenhos nos períodos seguintes foram positivos. “A bolsa americana já caiu 25% no ano. Não sei se vai cair até 40% ou 50%, mas, se a história indicar alguma coisa, talvez estejamos em um momento ímpar para comprar ativos nos EUA”, diz.

As melhores opções no exterior

Nos EUA, ao contrário do que acontece no Brasil, a alta de juros também penaliza os investimentos de renda fixa. Por lá, boa parte dos ativos são prefixados e sofrem com a marcação a mercado. Como reflexo, o aperto monetário penalizou a grande parte das classes de ativos de maneira semelhante.

Para quem quer aproveitar a baixa para investir lá fora, as oportunidades variam de acordo com o perfil do investidor, sem destaques especiais. “Os juros acabam influenciando todas as classes de ativos, que acabaram todas mais atrativas. Tem taxas no mercado que não eram vistas há muito tempo, para todos os gostos e perfis”, diz Castro Alves.

Falando de ações, um dos setores mais descontados no mercado americano é o de tecnologia. Por terem um perfil de crescimento, dependendo mais dos juros para financiar o crescimento, os papéis dessas empresas sofrem mais com o aperto monetário. Por outro lado, sem perspectivas de que o aperto monetário esteja perto do fim, essas ações são também as de maior risco para investir.

Publicidade

“Essa questão dos juros não vai permanecer para sempre e, em algum momento, vamos ter uma mudança de cenário. Quando isso acontecer, quem tende a performar bem são as ações que mais sofreram, como as de tecnologia”, explica o estrategista-chefe da Avenue. “Nesse caso, tem um prêmio para quem assumir o risco, mas precisa ter estômago e foco no longo prazo”.

Para quem não deseja entrar de peito aberto na volatilidade do mercado americano, ações de outros setores, menos sensíveis à taxa de juros, podem ser opções melhores no momento. “Ações de empresas de setores mais consolidados, como infraestrutura, petróleo ou bancos, ainda podem fazer bastante sentido”, diz Nicolas Farto, especialista em renda variável da Renova Investimentos.

Em um nível menor de risco, estão os ativos da renda fixa americana. Ainda que a taxa Selic, atualmente a 13,75% ao ano, tenha colocado os títulos públicos brasileiros no posto de queridinho dos investidores, a classe de ativos nos EUA também chama atenção.

Para Marcelo Cabral, gestor de investimentos internacionais da Stratton Capital, essa é a melhor opção para os investidores brasileiros que estão pensando em internacionalizar o portfólio. “Não estamos recomendando ações nesse momento, porque achamos que as quedas no mercado acionário vão se aprofundar ainda mais. Mas a renda fixa está bastante atrativa”, diz o gestor. “Estamos conseguindo retornos bastante interessantes, em dólar e a um nível de risco moderado”.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Ações
  • Conteúdo E-Investidor
  • Diversificação
  • Estados Unidos
  • Investimento
  • Renda fixa
Cotações
18/05/2025 11h36 (delay 15min)
Câmbio
18/05/2025 11h36 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Qual banco tem a menor taxa de juros para empréstimo e cheque especial?

  • 2

    Dólar cai 3,5% em março e mercado começa a revisar projeções. O que esperar para abril?

  • 3

    Os 12 melhores cartões de crédito de 2025 com milhas, cashback e anuidade zero

  • 4

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 5

    Consórcio vale a pena? Consórcio é uma forma de investimento? Especialistas respondem

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Mansão de Taylor Swift é colocada à venda por valor milionário; veja quanto
Logo E-Investidor
Mansão de Taylor Swift é colocada à venda por valor milionário; veja quanto
Imagem principal sobre o Bonecas que valem até R$ 12 mil? Confira os preços de um bebê reborn
Logo E-Investidor
Bonecas que valem até R$ 12 mil? Confira os preços de um bebê reborn
Imagem principal sobre o Como lucrar na área da beleza? Confira 7 ideias para empreender
Logo E-Investidor
Como lucrar na área da beleza? Confira 7 ideias para empreender
Imagem principal sobre o Luiz Barsi: 10 frases inspiradoras sobre sucesso do rei dos dividendos
Logo E-Investidor
Luiz Barsi: 10 frases inspiradoras sobre sucesso do rei dos dividendos
Imagem principal sobre o Parque aquático Thermas dos Laranjais oferece desconto de 50%; veja como conseguir
Logo E-Investidor
Parque aquático Thermas dos Laranjais oferece desconto de 50%; veja como conseguir
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar o Apple TV em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar o Apple TV em 2025? Veja os planos e compare os preços
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar o Disney+ em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar o Disney+ em 2025? Veja os planos e compare os preços
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar a Netflix em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar a Netflix em 2025? Veja os planos e compare os preços
Últimas: Investimentos
Dividendos da semana: Vivara, Petrobras e outras empresas remuneram acionistas; veja calendário completo
Investimentos
Dividendos da semana: Vivara, Petrobras e outras empresas remuneram acionistas; veja calendário completo

Confira quem remunera acionistas até sexta-feira (23)

18/05/2025 | 05h00 | Por Manuela Miniguini
Mercado Pago e Nubank ampliam rendimento dos “cofrinhos”; mas vale a pena investir?
Investimentos
Mercado Pago e Nubank ampliam rendimento dos “cofrinhos”; mas vale a pena investir?

Mesmo com a Selic elevada, fintechs têm aumentado rendimento oferecido nas opções de liquidez diária

17/05/2025 | 03h00 | Por Beatriz Rocha
Itaú BBA revisa projeções e vê fim do ciclo de altas na taxa Selic
Investimentos
Itaú BBA revisa projeções e vê fim do ciclo de altas na taxa Selic

Banco reduziu projeção para a taxa de juros ao fim de 2025 e de 2026 para 14,75% e 12,75%, respectivamente

16/05/2025 | 11h08 | Por Luíza Lanza
Dividendos hoje: Localiza (RENT3) distribui R$ 480 mi nesta sexta-feira (16); veja quem recebe
Investimentos
Dividendos hoje: Localiza (RENT3) distribui R$ 480 mi nesta sexta-feira (16); veja quem recebe

Confira os detalhes do repasse de proventos a investidores programado para esta sexta-feira (16)

16/05/2025 | 04h00 | Por Manuela Miniguini
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador