Mercado

Abertura de Mercado: investidores monitoram resultado do PIB do 1° tri

Abertura de Mercado: investidores monitoram resultado do PIB do 1° tri
Foto: REUTERS/Ralph Orlowski

A quinta-feira começa com os índices futuros das bolsas de Nova York em alta, sugerindo alguma recuperação em relação às perdas de ontem, assim como as bolsas da Europa, que também operam no terreno positivo – com exceção da Inglaterra, onde o mercado permanece fechado por conta de feriado local. Como pano de fundo para a melhora no sentimento, os investidores aguardam o desfecho da reunião ministerial da Opep+ e as expectativas sobre uma possível visita do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, à Arábia Saudita ainda este mês, o que derruba os preços do petróleo mais de 2% nesta manhã.

De acordo com as notícias mais recentes, os Sauditas estariam prontos para bombear mais petróleo bruto, caso as sanções impostas à Rússia comprometam a oferta da matéria-prima, o que poderia reduzir um impacto econômico mais pronunciado no velho continente. Além disso, antes do relatório de emprego mais esperado dos Estados Unidos, o payroll, que será divulgado amanhã, as atenções continuam sendo depositadas nos discursos dos dirigentes do Federal Reserve, assim como nos dados do relatório ADP, que mostra a criação de emprego no setor privado norteamericano.

Aqui no Brasil, os investidores monitoram o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre, enquanto o dólar mais fraco no exterior e o sinal positivo nos mercados internacionais sugerem maior fôlego para o Ibovespa, ao menos no início das negociações. A notícia de que o Senado aprovou o projeto para usar o valor de tributos recolhidos a mais pelas distribuidoras para abater na conta de luz, ainda que possa sofrer alterações na Câmara, sugere uma menor pressão de preços e algum alívio nas taxas de juros futuras hoje também.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Agenda econômica 02/06

Brasil: Destaque para a divulgação dos dados do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2022 (9h), cujas expectativas sugerem que a economia brasileira deve ter crescido 1,2% no período, após um avanço de 0,5% no 4º trimestre de 2021. O Tesouro faz leilão de LTN e NTN-F (11h).

EUA: Saem o relatório ADP de criação de emprego no setor privado (9h15), os pedidos semanais de auxílio-desemprego (9h30), as encomendas à indústria (11h) e os estoques de petróleo pelo Departamento de Energia (12h). Duas dirigentes do Federal Reserve discursam hoje: a vice-presidente Lael Brainard (11h) e Loretta Mester, de Cleveland (14h).