Mercado

Abertura de Mercado: Conflito entre EUA e China traz cautela antes do Payroll

Veja a agenda econômica do dia no Brasil e no mundo

Abertura de Mercado: Conflito entre EUA e China traz cautela antes do Payroll
Para investidores, saber o que são debêntures é importante ao lidar com títulos de dívidas de empresas privadas. Foto: Pixabay
  • A sexta-feira tem início com sentimento de maior cautela nos mercados internacionais
  • O embate entre americanos e chineses acabou ofuscando o aumento muito acima do esperado das exportações da China, além do salto nas exportações e produção industrial da Alemanha
  • No Brasil, o destaque da agenda econômica é o IPCA de julho que deve acelerar e mostrar a maior alta mensal do ano.

A sexta-feira tem início com sentimento de maior cautela nos mercados internacionais após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter assinado ontem à noite duas ordens executivas para banir os aplicativos chineses Tik Tok e Wechat do país em 45 dias, caso eles não sejam vendidos para companhia americanas por suas empresas de origem.

O embate entre americanos e chineses acabou ofuscando o aumento muito acima do esperado das exportações da China, além do salto nas exportações e produção industrial da Alemanha. O humor do investidor pode ser afetado, no entanto, pelo relatório de emprego dos EUA de julho, o Payroll, que deve mostrar melhora no mercado de trabalho.

No Brasil, o destaque da agenda econômica é o IPCA de julho que deve acelerar e mostrar a maior alta mensal do ano, com mediana das estimativas apontando para alta de 0,36% na variação mensal.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os mercados locais devem reagir também hoje à aprovação da PL dos juros, o projeto de lei que limita em 30% ao ano os juros cobrados por bancos em operações com cartão de crédito e cheque especial por 56 votos a 14 no plenário do Senado.

A notícia deve pesar especialmente nas ações de bancos. A medida é válida durante o período de calamidade da pandemia de coronavírus, a princípio de 20 de março a 31 de dezembro deste ano, mas os senadores também aprovaram uma emenda abrindo espaço para o tabelamento permanente dos juros em operações de crédito com cartões.

O texto ainda precisa passar pela Câmara antes de ir para sanção presidencial.

Agenda econômica 07/08

Brasil: O IPCA de julho será divulgado às 9hrs. Os dados do setor de veículos também são aguardados (10h30).

EUA: O relatório de empregos de julho é o destaque da agenda às 9h30. A mediana das estimativas é de geração de 1,5 milhão de empregos no mês passado. Para a taxa de desemprego, a mediana é de 10,5%. Estão programados também os estoques no atacado em junho (11h), o relatório semanal sobre poços de petróleo em atividade no país (14h00) e os dados de crédito ao consumidor em junho, às 16hrs.

 

Publicidade

Nossos editores indicam este conteúdo para você investir cada vez melhor:
O atraso da B3 quando se olha para a fatia de cada setor

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos