Publicidade

Mercado

Abertura de Mercado: investidores avaliam o conteúdo da ata do Copom

Abertura de Mercado: investidores avaliam o conteúdo da ata do Copom
ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA

Os principais mercados internacionais mostram alguns sinais de recuperação nesta manhã de terça-feira, embora ainda limitados pelos preços do petróleo em baixa, a guerra entre Rússia e Ucrânia e a política de Covid zero na China. Neste cenário, a maioria das bolsas europeias e os índices futuros de Nova York exibem ganhos ao redor de 1%, enquanto o dólar não mostra um viés único nas negociações, subindo frente as moedas fortes, mas recuando em relação as divisas de países emergentes e ligadas a commodities – sugerindo a mesma tendência para o real hoje. O dia, no entanto, tende a ser mais volátil, uma vez que seis dirigentes do Federal Reserve e a secretária do Tesouro norte-americano, Janet Yellen, participam de eventos e podem mostrar
opiniões dissidentes.

Por aqui, em meio a provável melhora trazida do exterior, os investidores devem focar no conteúdo da ata do Copom, mostrando possíveis detalhes sobre os próximos passos do Banco Central na condução da sua política monetária, no dia em que indicadores de inflação já começam a mostrar alívio nos preços.

Agenda econômica 10/05

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Brasil: Como dito anteriormente, o Banco Central divulgou a ata da mais recente reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), às 8 horas. Neste mesmo horário foram divulgadas as primeiras prévias de maio do IGP-M e do IPC-S Capitais, mostrando alta de 0,23% e 0,83%, respectivamente – em ambos os casos desacelerando em relação à medida anterior. Às 9 horas é a vez do IBGE divulgar os dados de varejo restrito e ampliado no mês de março, que devem mostrar crescimento de 0,4% (varejo restrito), após alta de 1,1% em fevereiro.

A Anfavea publicará os dados de produção e vendas de veículos em abril, às 11 horas, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, fará uma palestra em evento fechado promovido pelo Banco Nacional Suíço e pelo FMI, em Zurique, na Suíça.

EUA: Um dia antes da divulgado CPI, o índice de inflação ao consumidor, seis dirigentes do Federal Reserve participam de eventos hoje: John Williams, de Nova York (8h40), Raphael Bostic, de Atlanta (9h30 e 20 horas), Thomas Barkin, de Richmond (10h15), Neel Kashkari, de Minneapolis (13h45) e Loretta Mester, de Cleveland (16 horas). A secretária do Tesouro, Janet Yellen, também dará seu testemunho ao Comitê Bancário do Senado, às 11 horas.

Europa: O índice de expectativas econômicas da Alemanha subiu de -41 pontos em abril para -34,3 pontos em maio, segundo o instituto ZEW. O resultado surpreendeu as expectativas, que apontavam queda do indicador a -44,5 pontos. Por outro lado, o índice de condições atuais, também medido pelo ZEW, piorou no mesmo período, de -30,8 a -36,5 pontos.

Publicidade

China: À noite, saem os dados de inflação ao consumidor e ao produtor (CPI e PPI, respectivamente) referentes ao mês de abril (22h30).

Web Stories

Ver tudo
<
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
Passo a passo para saber se eu ganhei o sorteio da Nota Fiscal Paulista deste mês
Isenção do IR até R$ 5 mil pode aumentar seu salário; veja a partir de quando
15 doenças que dão direito a auxílio-doença e aposentadoria por invalidez
IPVA 2025: como saber se meu carro é isento?
Esqueça a picanha! Este é o corte econômico que está roubando a cena nos churrascos brasileiros
Vinhos: confira 5 espumantes “no precinho” para comemorar o ano-novo
>