Publicidade

Mercado

Abertura de Mercado: Bolsas ensaiam recuperação em semana de decisões sobre juros nos EUA, no Reino Unido e no Brasil

Viés positivo se deve a ações de bancos centrais para minimizar problemas no sistema financeiro global

Abertura de Mercado: Bolsas ensaiam recuperação em semana de decisões sobre juros nos EUA, no Reino Unido e no Brasil
Foto: Envato Elements
  • A semana começa com as Bolsas da Europa e os futuros de Nova York ensaiando uma recuperação.
  • Com o melhor humor no exterior, é possível que o mercado doméstico também ensaie alguma recuperação nesta segunda-feira (20).
  • Nos Estados Unidos, o destaque fica por conta da decisão de política monetária do Fed na quarta-feira. Na sexta-feira, o S&P Global divulga o índice de gerente de compras (PMI) dos EUA.

Os investidores aguardam ansiosos pelo novo arcabouço fiscal, com expectativa de divulgação das regras antes da decisão de política monetária do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), mas com prazo final para o anúncio até a próxima sexta-feira. Com o melhor humor no exterior, é possível que o mercado doméstico também ensaie alguma recuperação nesta segunda-feira (20). Além disso, a semana é de continuidade da safra de balanços das empresas listadas na B3, o que sugere ajustes pontuais.

A semana começa com as Bolsas da Europa e os futuros de Nova York ensaiando uma recuperação. O viés positivo vem na esteira dos movimentos coordenados entre os bancos centrais para minimizar eventuais desdobramentos no sistema bancário global. No final de semana a concorrente suíça UBS anunciou a aquisição bilionária do Credit Suisse, que resultou em uma queda representativa das ações de ambas as instituições financeiras. Para esta semana, além da leitura de índices de gerente de compras (PMIs, termômetros das economias), os destaques serão as definições de política monetária nos EUA, Reino Unido e Brasil.

Para a “super quarta-feira” o mercado aguarda que o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) – o equivalente ao Copom – decida por elevar em mais 0,25 ponto porcentual as Fed Funds (taxa de juros básica da economia), que assim atingiriam o intervalo entre 4,75% e 5% ao ano. Parte do mercado, no entanto, entende que há chances do Fed interromper o processo de elevação de juros. No Brasil, a expectativa é de que o Copom mantenha a Selic em 13,75%, também na quarta-feira.

Agenda econômica

Brasil: A semana começa com a tradicional Pesquisa Focus nesta segunda-feira, bem como a Junta de Execução Orçamentária (JEO) se reúne para avaliação do primeiro relatório bimestral de receitas e despesas orçamentarias que será conhecido na quarta-feira. Amanhã o Copom começa a discutir os passos para a decisão de política monetária que será conhecida na quarta-feira após o fechamento dos mercados. Por fim, na sexta-feira o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de março será publicado.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

EUA: O destaque fica por conta da decisão de política monetária do Fed na quarta-feira. Na sexta-feira, o S&P Global divulga o índice de gerente de compras (PMI) dos EUA.

Europa: Hoje, Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), participa de evento pela manhã e também nos próximos dias. Na quinta-feira o Banco Central da Inglaterra também divulga sua decisão de política monetária e a semana se encerra com o S&P Global publicando os PMIs da zona do euro, da Alemanha e do Reino Unido na sexta-feira.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos